Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Sebrae Em Dados - Loja de Brinquedos

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortelafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Sebrae Em Dados - Loja de Brinquedos
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Hoje temos mais um conteúdo da Série - Sebrae em Dados, onde trazemos informações e insights para que você possa conhecer melhor o mercado e que vão ajudá-lo na análise sobre abertura ou expansão do seu negócio. 

Com o Dia das Crianças chegando, vamos falar sobre o CNAE 4763-6/01 - Comércio varejista de brinquedos e artigos recreativos que basicamente são as lojas de brinquedo.

A pandemia impulsionou a venda de brinquedos, empresários esperam um aumento de 30% nas vendas neste feriado de 12 de outubro, quando é comemorado o dia das crianças.

Além deste aspecto o mercado de brinquedos no Brasil pode estar prestes a ganhar uma grande quantidade de novas opções de produtos nos próximos anos, em um cenário que deverá impactar, diretamente, a redução do preço repassado ao consumidor final. Alíquota de imposto de importação de brinquedos tem sido reduzida desde dezembro de 2020, devendo chegar a 20% em dezembro de 2021.

O novo cenário poderá gerar um aumento de 6,9% a 7,7% na quantidade total de brinquedos comercializada no mercado.

Mas como está este mercado?

No Brasil, temos 369.254 Lojas de brinquedos ativas, um mercado com crescimento de 16,11% nos últimos 5 Anos. No Paraná, são 31.165 empresas, o terceiro maior mercado do país, com uma taxa de crescimento de 12,85% nos últimos 5 anos e no momento de pandemia teve um crescimento de 4,96%.

Temos lojas de brinquedos em todos os estado, não apresentando vazios econômicos, mas temos municípios com taxa de 111 empresas para cada habitante, como temos municípios com 5.584 Habitantes/empresa, sendo a média do estado de 372.

Somente no último foram abertas 2.620 novas empresas, e o perfil de emprego para este mercado fechou com saldo positivo de 1.552 novas vagas em 2020, e no ano de 2021 tivemos 38.854 novas contratações.

Hoje, 95% das lojas de brinquedo são Micro e Pequenos negócios, sendo destes 40,8% deles MEIs.

Para se ter uma ideia, o Paraná tem 31.165 lojas de brinquedo. No geral, a maioria das lojas de brinquedos possuem atividades complementares, sendo que 56% disponibiliza itens de vestuário e acessórios, 33% souvenires, bijuterias e artesanatos. Apenas 3% dos estabelecimentos atuam apenas com esse tipo de atividade. A idade média desse tipo de comércio é de 12 anos e representa 1,79% das empresas do Estado. Mesmo durante a pandemia, 2.620 novas empresas do setor foram abertas no Paraná, o que levou ao crescimento de 4,96%. Hoje, 95% são micro e pequenos negócios, sendo 40,8% deles microempreendedores individuais.

Em todo o País, são mais de 360 mil lojas de brinquedos ativas, setor que registrou crescimento de 16,11% nos últimos cinco anos.

Então que tal explorar as oportunidades do nosso estado.

Se quiser dicas de algum setor e se gostou do conteúdo, deixe sua mensagem nos comentários abaixo e clique a participe da nossa comunidade, isto é muito importante para nós.

Este conteúdo é exclusivo do Sebrae PR e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.

Vamos, participe!

Sugira atividades que está pensando em empreender para podermos ajudá-lo!

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortela
Unidade de Gestão Estratégica Sebrae Pr favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5316 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?