Hoje no Sebrae em dados vamos falar sobre as lavanderias.
Segundo a Anel (Associação Nacional das Empresas de Lavanderia), apenas 4% da população economicamente ativa utiliza lavanderia, 20% são consideradas clientes em potencial. Contudo, até 2030 está prevista para atingir 10%.
Demonstrando que a população tem procurado, cada vez, o atendimento do segmento de prestadores de serviços. Essa prospectiva se deve ao crescente número de pessoas em busca de alternativas mais práticas e econômicas, terceirizando pequenas tarefas domésticas, como lavar e passar as roupas.
Tendo em vista que a atividade de lavar roupas demanda muito tempo e as famílias hoje não dispõem de horas vagas para o lazer, a procura por este tipo de serviço só tende a aumentar.
Atualmente no Brasil existem 27.111 estabelecimentos, registrados no CNAE 9601-7/01: Lavanderias como atividade principal. Sendo 1.793 filiais.
Fonte: Sebrae
A atividade representa 0,09% de participação CNAE e está presente em 2.422 municípios.
Municípios com maior número de empresas ativas no setor:
Os municípios que possuem maior número de empresas por Km² são:
Os municípios que possuem maior número de habitantes por empresa:
Municípios com maior taxa de empreendedorismo no setor:
Municípios com maior variação empresarial:
Porte das empresas
As micro e pequenas empresas representam 98% das lavanderias do país.
Fonte: Sebrae
Inaptidão por porte:
Empresas por natureza jurídica
Fonte: Sebrae
Abertura
O conceito de que somente roupas especiais vão para lavanderias está diminuindo. Os serviços prestados pelas lavanderias, além de práticos, representam uma economia no orçamento doméstico, redução de uso de energia elétrica, além de minimizar o desperdício de água.
Em 2021 foram abertas 2.480 lavanderias e em 2022 até o primeiro semestre foram abertas 2.485, o maior número nos últimos 10 anos. O setor teve alta taxa de crescimento, a tendência dos últimos 05 anos é de 6,37%. A variação empresarial de 2013 até 2022 foi de 71,11%.
Fonte: Sebrae
Além da rotina mais atribulada das pessoas, outros fatores influenciaram para que esse tipo de negócio seja cada vez mais procurado, como, a quase extinção da profissão de lavadeira, a maior presença de homens que moram sozinhos, a inserção da mulher no mercado de trabalho, e as áreas das lavanderias residenciais cada vez menores. Com isso, o hábito norte-americano de levar roupas para serem lavadas e passadas em lavanderias começa a se tornar cada vez mais comum no Brasil.
Encerramento de empresas
No ano de 2021 foram encerradas 1.318 empresas. A taxa de mortalidade é de 34,74%.
Fonte: Sebrae
Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a energia elétrica aumentou o custo em 23% nas lavanderias em 2021.
Municípios com maior taxa de mortalidade:
Maturidade
A idade média das empresas é de 10 anos.
Fonte: Sebrae
O setor é considerado consolidado. A maturidade é de 64,11%, ou seja, em grande parte dos estados, 50% ou mais das empresas possuem mais de 3,5 anos.
Estados com maior número de empresas estabelecidas:
Municípios com maior número de empresas estabelecidas:
Mercado doméstico x Mercado industrial
No mercado doméstico estão inseridas as pessoas que preferem levar suas roupas para lavar em lavanderias por necessidade ou comodidade. Os serviços normalmente oferecidos pelas lavanderias focadas no mercado doméstico no país são limpeza a seco, limpeza a água, passagem, tingimento, limpeza de artigos têxteis e do vestuário, inclusive tapetes, cortinas e com menor ocorrência couro e peles e reforma e reparo de roupas.
Já no mercado industrial, empresas como hotéis, restaurantes, motéis, hospitais, clínicas e empresas com grande número de funcionários uniformizados que terceirizam a lavagem de suas roupas de cama, mesa e banho, uniformes, EPIs (equipamentos de proteção individual) e outros tipos de materiais passíveis de lavagens. Além disso, há a atuação como parte do processo produtivo de empresas têxteis e de vestuário na etapa de lavação de seus produtos, em especial de peças em jeans.
Perfil dos clientes
Uma pesquisa realizada pela Anel (Associação Nacional das Empresas de Lavanderia) em 2019 mostrou que:
Empregos
O saldo de contratações em 21/22 foi de 5.456 novas vagas.
Contratações: 43.162
Demissões: 37.706
Saldo empregos
Fonte: Sebrae
As micro e pequenas empresas contrataram 4.558 novos trabalhadores, enquanto as média e grandes empresas fizeram 899 novas contratações.
Previsão de estoque de empregos
Fonte: Sebrae
Municípios com maior geração de empregos na atividade:
Municípios com maior número de contratações (saldo)
Meses com maior número de contratações:
Meses com maior número de demissões:
Dados das contratações:
Escolaridade dos trabalhadores
Trabalhadores por raça:
Idade dos trabalhadores:
Investimento inicial
O investimento inicial para as atividades de uma lavanderia dependerá primeiro da opção por montagem do estabelecimento, próprio ou franquia e de sua opção por atender o segmento residencial ou industrial, o que irá impactar principalmente na variação do montante investido em maquinário e capital de giro inicial. A opção de franquia, normalmente mostrar-se interessante pelo valor acessível de investimento, além de retorno mais rápido devido marca consolidada no mercado e utilização de experiência de mercado do franqueador.
Levando-se em consideração um imóvel alugado e atendimento ao segmento residencial, O valor do investimento inicial é de aproximadamente R$ 52.787,00
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Fontes: Sebrae / ANEL/ CNC