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Sebrae em Dados - Joalherias e serviços especializados em criação e consertos de joias

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Sebrae em Dados - Joalherias e serviços especializados em criação e consertos de joias
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Criado em 07 OUT. 2022
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Hoje no Sebrae em dados vamos falar sobre as joalherias e serviços especializados em criação e consertos de joias.


A palavra joalheria vem do francês, e é derivada da antiga palavra JOUEL.


A peça mais antiga de joalheria foi encontrada recentemente, e possui cerca de 100.000 anos, e é um colar simples de ossos de peixe. As primeiras peças de joalheria eram feitas de matérias naturais como dentes e ossos de animais, pedras esculpidas, conchas e madeiras. Presente em todos os períodos da história, as joias eram feitas com diferentes propósitos, crenças e mitologias, símbolos de proteção, comunicação entre grupos, status social e fins práticos.




O material fundamental para a produção de joias é o ouro, e ele é explorado a mais de 6 mil anos. Os primeiros ourives, profissionais na fabricação de joias, surgiram na idade média, onde as peças eram principalmente símbolos religiosos, e usados para diferenciar classes sociais.


No Brasil, a joalheria existe há 200 anos. Em 1760, metade do ouro do mundo vinha do Brasil, mas no início do século XVII, a grande maioria das joias que existiam no país era importada de Portugal.


O Brasil é um dos 15 maiores produtores de joias em ouro do mundo.


Vamos para os dados?


Atualmente no Brasil existem 270.952 joalherias e lojas de serviços especializados em criação e consertos de joias. Sendo 10.691 filiais, com CNAEs principais:

  • 4783-1/01- Comércio varejista de artigos de joalheria
  • 9529-1/06 - Reparação de joias
  • 3211-6/02- Fabricação de artefatos de joalheria e ourivesaria
  • 3211-6/01- Lapidação de gemas


Fonte: Sebrae


As joalherias e lojas de serviços especializados em criação e consertos de joias estão presentes em 94,06% dos municípios.

 

Municípios com maior número de empresas ativas no setor:

  • São Paulo 15.696
  • Rio de janeiro 9.647
  • Brasília 5.885

 

Os municípios que possuem maior número de empresas por Km² são:

  • São Caetano do Sul, SP  319 empresas, 21 por km²
  • Belo Horizonte, MG 4.995 empresas, 15 por km²
  • Taboão da Serra, SP 261 empresas, 13 por km²

 

Os municípios que possuem maior número de habitantes por empresa:

  • Areia Branca, SE 18.825
  • Pindaí, BA 16.308
  • Caetanos, BA 14.671

 

Municípios com maior taxa de empreendedorismo no setor:

  • Campos Verdes, GO  2,42%
  • Guaporé, RS 2,25%
  • Ametista do Sul, RS 1,97%

 

Porte das empresas

 As micro e pequenas empresas representam 93% de todas joalherias e lojas de serviços especializados em criação e conserto de joias do país. 


Fonte: Sebrae

  • MEI 68%
  • ME 25%
  • EPP 0,36%
  • MGE 0,1%
  • SFL 0,006%
  • Simples Nacional 89,41%
  • Inaptas 19,27% (possuem alguma pendência junto à Receita Federal)

 

Inaptidão por porte:

  • MEI 57%
  • ME 39%
  • EPP 2%
  • MGE 2%
  • SFL 0,001%

 

Empresas por natureza jurídica


Fonte: Sebrae


Abertura


Em 2021 o mercado brasileiro de joias teve alta de 20% no faturamento. O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) informou que o faturamento foi de US$ 4,5 bilhões. As exportações de joias, ourivesaria e seus artigos movimentaram US$ 146,38 milhões, as importações subiram 5%, chegando a US$ 64,46 milhões.


A Alemanha foi o país para onde o Brasil mais exportou joias no ano de 2021, US$ 69,5 milhões em produtos do setor, seguido pelos Estados Unidos, onde foram vendidos US$ 40,7 milhões em itens de ourivesaria e joias.


Em agosto de 2021 a IBGM assinou um convenio de Cooperação Técnica e Financeira para promoção de exportações do setor joalheiro no biênio 2021 a 2023. Vindo de aportes da Agência de Promoção e Exportações do Brasil e de contrapartidas empresariais o acordo tem orçamento de R$ 14.025.855,52.


São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais foram os estados que mais exportaram joias em 2021 de acordo com a plataforma ComexCis.


O Brasil é globalmente reconhecido como a fonte mais prolifica de pedras preciosas de classe mundial.


Em 2021 foram abertas 54.649 joalherias e lojas de serviços especializados em criação e conserto  de joias, e em 2022 até o primeiro semestre foram abertas 26.638. O setor teve alta taxa de crescimento, a tendência dos últimos 05 anos é de 28,09%. A variação empresarial de 2013 até 2022 foi de 151%.


O crescimento está relacionado a pandemia. O e-commerce se consolidou no Brasil nesse período, e aumentou a segurança dos brasileiros em adquirir joias através de compras online.


Especialista dizem que esse aumento tem a ver principalmente com o encolhimento do turismo, as pessoas investiram em joias.


 

 Fonte: Sebrae

Abertura por porte

  • MEI 66%
  • ME 23%
  • EPP 2%
  • MGE 1%
  • SFL 0,003%

 Abertura por atividade

Fonte: Sebrae

Encerramento de empresas

A taxa de mortalidade é de 32,23%.  No ano de 2021 foram encerradas 16.138 empresas.

Fonte: Sebrae

O aumento do mercado fez com que o número de concorrentes aumentasse, o que impediu a expansão de empresas já existentes, e o encerramento de empresas que não conseguiram acompanhar e se adaptar as tendências, como por exemplo as vendas online.


Outro problema do ramo está relacionado a contabilidade. O ouro que é uma das principais matérias-primas, tem o preço cotado em dólar, isso torna a incidência de impostos e taxas sobre a produção e comercialização variável. A alta do ouro fez com que muitos empresários não conseguissem se adaptar, e fechassem as portas.

 

Municípios com maior taxa de mortalidade:

  • Pinhal, RS 800%
  • São Felix de Minas, MG 500%
  • São Carmo da Mata, MG 400%

 

Maturidade

A idade média das empresas é de 06 anos


Fonte: Sebrae

O setor é considerado jovem em todo país.  A maturidade é de 43,42%, ou seja, em todos os estados, exceto no Rio Grande do Sul, 50% ou mais das empresas possuem menos de 3,5 anos.

 

Estados com maior número de empresas estabelecidas:

  • Rio Grande do Sul 50,58%
  • Espírito Santo 48,70%
  • Rondônia 48,40%

 

Municípios com maior número de empresas estabelecidas:

  • São Paulo, SP 5.116
  • Rio de Janeiro, RJ 3.958
  • Brasília, DF 1.856

 

Empregos

O saldo de empregos em 2021 foi de 4.478 vagas. Sendo  30.713 e 26.235 demissões.


Fonte: Sebrae


As micro e pequenas empresas contrataram 4.120 novos trabalhadores, enquanto as média e grandes empresas contrataram 358 novos trabalhadores.

 Previsão de empregos 2022


Fonte: Sebrae


Municípios com maior geração de empregos:

  • Manaus, AM 453 vagas
  • São Paulo, SP 282 vagas
  • Limeira, SP 252 vagas

 

Dados das contratações:

  • Mulheres 70,68%
  • Homens 29,32%
  • Trabalhadores portadores de deficiência 0,42%
  • Trabalhadores tempo parcial 1,05%
  • Trabalhadores intermitentes 0,38%
  • Primeiro emprego 01%

 

Escolaridade dos trabalhadores

  • Ensino médio completo 71%
  • Ensino superior completo - 9%
  • Ensino superior incompleto - 6%


Trabalhadores por raça:

  • Branca 58%
  • Parda 24%
  • Não identificada 13%
  • Preta 02%
  • Amarela 0,006%
  • Indigna 0,001%

 

Idade dos trabalhadores:

  • 18 a 24 anos  18%
  • 25 a 29 anos 17%
  • 30 a 39 anos  30%
  • 40 a 49 anos  19%
  • 50 a 54 anos  12%
  • 65 + - 0,009%


Tendências de mercado

Uma pesquisa realizada pela Verint, mostrou que menos de 36% doa consumidores com menos de 40 anos tem o hábito de visitar lojas físicas.

Eles têm jornadas de compra complexas:

  • 75% usam mais de um recurso digital, como sites, influenciadores e mídias sociais
  • 70% sentem a necessidade de compartilhar feedbacks com empresas após uma boa ou má experiência.

Quebra da barreira de gêneros

  • Medalhões, pulseiras, gargantilhas e anéis têm sido inseridos no guarda-roupa masculino.

  • Acessórios democráticos e menos taxados tem sido cada vez mais procurado e valorizado.

É muito importante as empresas do setor se adaptarem as tendências de compras e padrões de comportamento desse público.


Apesar de muitos argumentarem que o aumento de vendas é de que o ouro não perde o valor, especialistas do setor garantem que a compra de uma joia ainda está muito relacionada ao fator emocional. O fato de que ela se valoriza com o tempo, a possibilidade de criar novas peças, e até mesmo penhorá-las para fazer dinheiro, é só uma vantagem emocional.


Espera-se que o mercado de joias no Brasil cresça a uma CAGR de 1,79% durante o período de previsão (2022-2027).


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Fontes: Sebrae / mundodomarketing / Istoe / Forbes / IBMEC / Revista PEGN / Bautz / Verint

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Tais Mara Hortela
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