Hoje no Sebrae em dados vamos falar sobre as joalherias e serviços especializados em criação e consertos de joias.
A palavra joalheria vem do francês, e é derivada da antiga palavra JOUEL.
A peça mais antiga de joalheria foi encontrada recentemente, e possui cerca de 100.000 anos, e é um colar simples de ossos de peixe. As primeiras peças de joalheria eram feitas de matérias naturais como dentes e ossos de animais, pedras esculpidas, conchas e madeiras. Presente em todos os períodos da história, as joias eram feitas com diferentes propósitos, crenças e mitologias, símbolos de proteção, comunicação entre grupos, status social e fins práticos.
O material fundamental para a produção de joias é o ouro, e ele é explorado a mais de 6 mil anos. Os primeiros ourives, profissionais na fabricação de joias, surgiram na idade média, onde as peças eram principalmente símbolos religiosos, e usados para diferenciar classes sociais.
No Brasil, a joalheria existe há 200 anos. Em 1760, metade do ouro do mundo vinha do Brasil, mas no início do século XVII, a grande maioria das joias que existiam no país era importada de Portugal.
O Brasil é um dos 15 maiores produtores de joias em ouro do mundo.
Vamos para os dados?
Atualmente no Brasil existem 270.952 joalherias e lojas de serviços especializados em criação e consertos de joias. Sendo 10.691 filiais, com CNAEs principais:
Fonte: Sebrae
As joalherias e lojas de serviços especializados em criação e consertos de joias estão presentes em 94,06% dos municípios.
Municípios com maior número de empresas ativas no setor:
Os municípios que possuem maior número de empresas por Km² são:
Os municípios que possuem maior número de habitantes por empresa:
Municípios com maior taxa de empreendedorismo no setor:
Porte das empresas
As micro e pequenas empresas representam 93% de todas joalherias e lojas de serviços especializados em criação e conserto de joias do país.