Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Sebrae em dados - Jardinagem e paisagismo.

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortelafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Sebrae em dados -  Jardinagem e paisagismo.
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Hoje temos mais um conteúdo da Série - Sebrae em Dados, onde trazemos informações e insights para que você possa conhecer melhor o mercado e que vão ajudá-lo na análise sobre abertura ou expansão do seu negócio. 


Vamos falar sobre o ramo de jardinagem e paisagismo.


Em 2019 o guia de tendências Sebrae trouxe informações sobre o que é chamado de consumo verde, e da preocupação com o meio ambiente. Isso se confirmou em 2020. A busca por soluções sustentáveis aumentou na pandemia, o interesse pela jardinagem vem crescendo, principalmente, neste momento. O mercado teve um crescimento de 30,73 % nos últimos 5 anos e de 7,92% no último ano.


Um levantamento do Twitter, informou que conversas sobre jardinagem e casa, cresceram 7 vezes nesse período. Dicas/tutoriais do DIY (Do it yourself, faça você mesmo em português) associados a decoração e jardinagem tiveram aumento de 112%. Afinal, é sempre bom ter uma ajudinha, rsrsrs


Nas lojas a procura não é só por materiais de jardinagem, como jarros, cachepot para plantas, sementes, adubos. Muitas pessoas estão fazendo suas próprias hortas, mesmo em locais menores.


No país existem 257.534 empresas ativas, destas, 30.742 foram abertas em 2021. Este número confirma a tendência do negócio, que também gerou 625.254 vagas de emprego este ano. Mas nem tudo são flores, literalmente. A taxa de mortalidade foi de 23,85%, o que reforça a necessidade de uma boa gestão, e profissionalização no setor, tendo em vista que o negócio também abrange um nicho de clientes variados. E com a tendência do mercado, tem gerado uma maior competitividade. É muito importante buscar orientações, montar um plano de negócio.


Atualmente o setor representa 0,96% dos CNAEs. Sendo 53% MEIs, 38% micro e pequenas empresas e apenas 7% Médias e grandes empresas. E 74% fazem parte do Simples nacional. Todas as empresas possuem CNAEs com atividades complementares, pelo menos 6, como, atividades de paisagismo, venda de plantas naturais e obras de urbanização.


A busca por um ambiente mais verde, não foram só nos lares. Muitas empresas aderiram a tendência, e estão criando espaços onde os colaboradores podem ter esse contato com a natureza.


Foram criados novos formatos para o negócio, como delivery de plantas. Há kits para todos os gostos e desejos: Kit Pet, para os que desejam que as plantas e bichos convivam em harmonia; Kit Horta, para quem quer colher seus temperos fresquinhos; Kit Jungle, para quem prefere praticidade e plantas fáceis de cuidar, ainda que com uma folhagem exuberante em clima de urban jugle; e o Kit Terapia, para os adeptos do DIY, que pretendem aprender a montar seu próprio jardim.


Explore as possibilidades!

 

Acesse o guia de tendências Sebrae, e fique por dentro de tudo!


https://app2.pr.sebrae.com.br/guia-tendencias/admin/home


Gostou do texto?

Se quiser dicas de algum setor e se gostou do conteúdo, deixe sua mensagem nos comentários abaixo e clique a participe da nossa comunidade.

Este conteúdo é exclusivo do Sebrae PR e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.

Vamos, participe! Sugira atividades que está pensando em empreender para podermos ajudá-lo!

 

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortela
Unidade de Gestão Estratégica Sebrae Pr favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5333 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?