Hoje no Sebrae em Dados vamos falar sobre a indústria de vestuário no Brasil.
Antes mesmo da chegada dos portugueses ao Brasil, os índios já produziam de forma artesanal o entrelaçamento manual de fibras vegetais.
No período colonial todas as fábricas de tecidos foram fechadas, devido a um alvará de dona Maria I, exceto as que produziam as roupas para escravos e embalagens. Este alvará tinha, como objetivo, evitar que recursos agrícolas e extrativistas fossem para as indústrias têxteis. Porém, devido a um tratado entre Portugal e Inglaterra, os tecidos brasileiros não conseguiam competir com os tecidos ingleses.
A indústria têxtil foi uma das pioneiras no processo de industrialização no Brasil. A automação da indústria têxtil coincidiu com a revolução industrial, quando as máquinas, até então acionadas por força humana ou animal, passaram a ser acionadas por maquinas a vapor e, mais tarde, motores elétricos.
Hoje, o Brasil é referência mundial em design de moda praia, jeanswear e homewear, tendo crescido também os segmentos de fitness e lingerie. O país representa 2,4% da produção mundial de têxteis, ocupando a 5ª posição no ranking mundial. Com relação a produtos do vestuário, ocupa o 4º lugar, com 2,6% da produção mundial.
Atualmente existem 664.320 indústrias de vestuário no país, sendo 12.767 filiais.
Fonte: Sebrae
Dentre os vários polos industriais têxteis, quatro se destacam, sendo os do Ceará, do Agreste Pernambucano, do Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina, e do Polo de Americana, em São Paulo.
Fonte: Sebrae
Em 2021 foram abertas 89.686 empresas. A tendência do setor é de 17,48% nos últimos 05 anos, e variação empresarial de 1,66%, nos últimos 03 anos.
Abertura por porte
Empresas por porte
Fonte: Sebrae
Empresas por natureza jurídica
Fonte: Sebrae
Encerramento de empresas
Foram encerradas 34.282 empresas em 2021. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), apesar da pandemia e do aumento de custos, a indústria têxtil e de confecção registrou crescimento de 20% em 2021, o que representa um faturamento de 194 bilhões de reais.
Fonte: Sebrae
Maturidade das empresas
A idade média das empresas no Brasil é de 08 anos.
Fonte: Sebrae
O setor de confecção é consolidado em todo país. A maturidade é de 54,62%, ou seja, em quase todos os estados (exceto Amazonas e Sergipe) 50% ou mais das empresas possuem acima de 3,5 anos. A média é de 02 sócios e 320 habitantes por empresa.
Tempo de abertura
Fonte: Sebrae
Empregos
O setor de vestuário e confecção é o 2º maior empregador da indústria de transformação, no Brasil, perdendo apenas para alimentos e bebidas (juntos).
Em 2021 o saldo de empregos foi de 50.163 vagas.
Fonte: Sebrae
No setor de confecção, evidencia-se uma maior presença de micros e pequenos empreendimentos fortemente pulverizados ao longo do território nacional, sendo este o mais intensivo em mão-de-obra.
As micro e pequenas empresas foram responsáveis por 79% das contratações no país. Enquanto as média e grandes empresas contrataram 20%.
Contratações:
Podemos perceber, através de dados, que a indústria têxtil oferece inúmeras oportunidades de emprego, impactando na economia brasileira.
De acordo com a ApexBrasil, o setor têxtil e de confecção brasileiro tem grande visibilidade no cenário mundial, não exclusivamente por seu profissionalismo, diversidade e tecnologia, porém também pelas proporções de seu parque têxtil, que engloba empresas desde a produção de matérias-primas (fibras naturais e sintéticas), deslocando-se pelas tecelagens até o produto (vestuário e cama, mesa e banho).
Dados gerais:
A indústria têxtil e de confecção é bastante ampla e é composta por várias etapas produtivas inter-relacionadas. É muito importante que as empresas que atuam nesse segmento acompanhem as tendências e transformações do setor, e busquem equipamentos que possam ajudar na eficiência e produtividade.
Pretende montar um serviço de confecção?
O empresário deve identificar qual modelo de negócio se encaixa melhor nos seus objetivos para o futuro da empresa e a partir daí desenvolver esse modelo de negócio considerando estudos de mercado para obter maior sucesso no empreendimento.
O Sebrae pode te ajudar!
Acesse o guia:
Como montar um serviço de confecçãoGostou do texto? Está pensando em empreender?
Participe da comunidade e fique por dentro de todos os dados.
Sugira a atividade para podermos ajudá-lo!
Este conteúdo é exclusivo do Sebrae Pr e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.
Fontes: Sebrae / FIAG / ABIT / ApexBrasil