SafeValue must use [property]=binding:
Hoje no Sebrae em dados vamos falar dos escritórios de contabilidade.
A Contabilidade surgiu há 2.000 a.C com a necessidade controlar o patrimônio. Os primeiros exemplos de contabilização foram encontrados na Suméria e Babilônia, que hoje é nomeado Iraque, também no Egito e China. Sua evolução foi lenta até o aparecimento da moeda. As Escolas Europeia e Norte-Americana contribuíram para a evolução da Contabilidade.
No Brasil a contabilidade surgiu das atividades coloniais e com isso, surgiram as atividades econômicas e gastos públicos. Em 1770 que foi criada a primeira regulamentação dessa profissão no país, expedida diretamente do rei de Portugal Dom José na época.
Por fim, o Conselho Federal de Contabilidade ou CFC é criado, junto com as primeiras regras da classe. Atualmente os Conselhos Regionais possuem:
A atividade é representada pelo CNAE 6920-6/01 Atividades de contabilidade, e atualmente são 125.072 empresas ativas no país, sendo 2.426 filiais.
Fonte: Sebrae
Porte das empresas
Fonte: Sebrae
15% das empresas estão inaptas, ou seja, com alguma pendência junto a receita federal. Dessas 87% são Microempresas.
Empresa por natureza jurídica
Fonte: Sebrae
Abertura de empresas
Em 2021 foram abertas 7.867 empresas no Brasil. A tendência é de 1,81% sobre 2020. A variação empresarial foi de 0,72% no mesmo período, e de 36,36% nos últimos 10 anos.
Após o início da pandemia mais de 400 mudanças na legislação foram feitas em âmbito federal. Isso só reforça a importância dos contadores durante a crise, que precisam auxiliar as empresas a se adequarem às novas exigências legais, em um contexto contábil que já era complexo e desafiador mesmo em tempos de normalidade.
Encerramento de empresas
Os escritórios de contabilidade também enfrentam problemas no cenário de isolamento social. Segundo pesquisas recentes do setor, cerca de 30% dos profissionais da área apresentam dificuldades para se atualizar, 21,7% em receber os documentos dos clientes no prazo, 13,6% em manter sua carteira de parceiros e 12% em reduzir despesas.
A inadimplência aumentou de forma relevante para escritórios de contabilidade que atendem setores mais sensíveis à pandemia, como: turismo, bares, eventos.
Em 2021 foram encerradas 4.239 empresas. A taxa de mortalidade do setor é de 26,06%.
Mortalidade por porte
Fonte: Sebrae
Em 2017 ocorreu a exclusão do contador MEI, com a Resolução nº 137, estabelecida pelo Comitê Gestor do Simples Nacional.
Depois da publicação, tanto contadores como técnicos contabilistas perderam a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) listado no MEI. A exclusão ocorreu, pois, a profissão contábil é interpretada pelo Código Civil como de natureza científica e intelectual. E, pelo código, essa característica impede a atuação empresarial.
Desde então todos os anos o número de encerramentos por liquidação voluntária do porte MEI por são altos.
Maturidade
A idade média dos escritórios de contabilidade é de 12 anos.
Fonte: Sebrae
O setor é considerado consolidado em todo país. A maturidade é de 82,46%, ou seja, em todos os estados 50% ou mais das empresas possuem acima de 3,5 anos. A média é de 02 sócios.
Empregos
O ano de 2021 fechou com saldo de 17.399 vagas. Sendo 14.244 vagas geradas pelas Microempresas, e 3.343 vagas geradas pelas média e grandes empresas.
Fonte: Sebrae
Contratações
A contar pela proporção populacional, PE, SC e MT foram os estados que mais contrataram em 2021. E RJ, AM e AP os estados que tiveram o menor número de contratações no país.
Os meses em que houve maior número de contratações em 2021 foram janeiro, fevereiro e abril. E maior número de demissões foram os meses de março, setembro e dezembro.
Dados das contratações em 2021
Em apenas 08 cidades do Brasil o número de contratações de homens foi maior que o número de contratações de mulheres nas atividades de contabilidade:
Empresas com serviços de contabilidade digital, contrataram mais e tiveram receitas maiores. A demanda por esse tipo de serviço já era uma tendência em crescimento, mas ganhou ainda mais força com a pandemia.
Se levarmos em conta que a maioria dos escritórios contábeis ainda não aderiram à contabilidade digital, é fácil perceber como esse é um importante diferencial competitivo.
Pretende abrir um escritório de contabilidade?
Acesse o guia Sebrae:
Como montar um escritório de contabilidade
Gostou do texto? Está pensando em empreender?
Participe da comunidade e fique por dentro de todos os dados.
Sugira a atividade para podermos ajudá-lo!
Este conteúdo é exclusivo do Sebrae Pr e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.
Fontes: Sebrae / contabilizei / Portal de contabilidade
(see http://g.co/ng/security#xss)