No mês de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher, e neste texto traremos dados atualizados sobre o empreendedorismo feminino no Brasil.
O último trimestre de 2021 registrou um aumento de 40% no número de empresas lideradas por mulheres, comparado aos primeiros meses da pandemia.
Dados sobre o empreendedorismo feminino no Brasil:
Quem são as mulheres empreendedoras?
Elas inovam mais!
As mulheres estão à frente do uso de novas tecnologias e criatividade para mudar seu próprio negócio. foram mais ágeis na hora de implementar inovações em seus negócios, e digitalizar as operações.
Obstáculos
Um dos principais obstáculos para o avanço das mulheres empreendedoras é a jornada tripla. As mulheres dedicam 17% menos horas no próprio negócio que os homens.
Por quê?
Chegam a trabalhar 10,5 horas por semana a mais que os homens com afazeres domésticos e com os filhos. Elas acabam tendo de dividir seu tempo entre a gestão da empresa e os cuidados com a família.
As mulheres empreendedoras sofreram mais que os homens as perdas causadas pela crise pandêmica. Com as medidas de isolamento social, muitas empresárias tiveram de encerrar suas atividades ou reduzir a operação do negócio para dedicarem mais horas aos filhos e idosos.
Apesar de estudarem mais, mulheres têm renda menor, entre empreendedores estabelecidos.
Imagens: Infográfico Sebrae Delas 2021
A busca por equidade salarial faz parte da log jornada das mulheres em todo o mundo. Segundo o Fórum econômico mundial, serão necessários 136 anos para que a igualdade entre homens e mulheres seja alcançada mundialmente.
É importante ressaltar, que elas pagam taxas de juros mais altas do que os homens (34,6% a.a contra 31,1% a.a), mesmo apresentando uma média de inadimplência menor (3,7% contra 4,2%).
Raça e gênero são barreiras adicionais:
Imagens: Infográfico Sebrae Delas 2021
Mulheres empregam mais mulheres!
Cerca de 73% dos empreendimentos liderados por mulheres no Brasil são majoritariamente femininos, contra apenas 21% dos empreendimentos liderados por homens.
Empreendedorismo feminino no Paraná:
A contribuição do empreendedorismo feminino vai além do crescimento da economia e da criação de empregos. As lideranças femininas têm também grande potencial transformador dentro das empresas nas relações sociais e na diversificação dos pontos de vista nas tomadas de decisão.
Possuem um papel importante nas estratégias empresariais, devido a sua flexibilidade, perspectivas inovadoras, e oxigenação de novas ideias.
As mulheres empreendedoras são mais resilientes, e têm uma visão mais humanizada no negócio.
Empreender é um desafio para todos, principalmente para as mulheres.
Lembre-se: fracassar faz parte, desistir não.
Gostou do texto?
Participe da nossa comunidade. 😁
Sugira atividades que esta pensando em empreender para podermos ajuda-lo!
Este conteúdo é exclusivo do Sebrae Pr e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade
Fontes: GEM 2020 (Global Entrepreneurship Monitor); Empreendedorismo por raça-cor/gênero no Brasil (2021); e Empreendedorismo feminino no Brasil (2021).
Fonte: Sebrae Pr Empreendedorismo feminino 2022
Imagens: Infográfico Sebrae Delas 2021