Hoje no Sebrae em dados vamos falar sobre a profissão de designer de interiores.
O designer de interiores planeja e projeta os mais diferentes espaços internos residenciais, comerciais e institucionais, distribuindo os elementos pensando na estética, conforto, saúde e segurança dos usuários, e, é claro, na funcionalidade do local. Esses elementos incluem peças de mobília, objetos decorativos e até cores das paredes e revestimento do piso.
Acredita-se que a história do design de interiores teve origem no Egito Antigo, mais de mil anos antes de Cristo. Na época, os egípcios construíam suas casas com barro e decoravam com mobiliário de madeira, tapetes de palha, de tecidos e de peles de animais.
No Brasil, o termo designer de interiores, tornou-se usual na década de 90, quando o Ministério da Educação e Cultura reconheceu e criou curso específico desta profissão.
Atualmente no Brasil são 38.142 empresas ativas, sendo 1.030 filiais, registradas no CNAE 7410-2/02 - Design de interiores.
Fonte: Sebrae
Abertura de empresas
Em 2021 foram abertas 5.245 empresas o maior número dos últimos 09 anos. A tendência nesse período foi de 84,99%.
Mas o que levou a esse aumento de procura por empresas de designer de interiores?
A pandemia. O isolamento social, e as pessoas ficando mais tempo em casa, transformou a relação que as pessoas têm com os espaços. A necessidade de otimizar o ambiente para gerar conforto, conforto se tornou prioridade.
Diferente de muitos setores que sofreram nesse período, os profissionais dessa área tiveram muito trabalho.
Abertura por porte
Fonte: Sebrae
Em 2021 o Brasil registrou um número recorde em abertura de micro e pequenos negócios, e ramo de designer de interiores não foi diferente. Desses profissionais, 69% são optantes pelo simples nacional.
Porte das empresas
Fonte: Sebrae
Empresas por natureza jurídica
Fonte: Sebrae
Mortalidade
Em 2021 foram encerradas 1.432 empresas. Diferente das aberturas que bateram recordes, a mortalidade de empresas do ramo se manteve igual, em comparação aos anos anteriores. A pandemia não foi um fator relevante para esses números. A taxa de mortalidade é de 16,50%.
Mortalidade por porte
Fonte: Sebrae
As média e grandes empresas mesmo representando apenas 05% do total de empresas, é o porte com mais encerramentos em 2021.
Maturidade das empresas
A idade média das empresas é de 08 anos.
Fonte: Sebrae
O setor é considerado consolidado em todo país. A maturidade é de 61,53%, ou seja, em todos os estados 50% ou mais das empresas possuem acima de 3,5 anos. A média é de 02 sócios e 4.720 habitantes por empresa.
Atividades complementares
É importante não confundir designer com decorador. Embora a decoração faça parte do cotidiano do designer, ele não se limita a ela.
Os designes de Interiores podem atuar em muitas áreas:
E por isso muitas empresas possuem CNAEs complementares, a média é de 07.
Fonte: Sebrae
Tempo de abertura
Fonte: Sebrae
Empregos
Em 2021 o saldo de empregos foi de 523 vagas, e somente as micro e pequenas empresas contrataram. As empresas de grande porte, demitiram, mas não contrataram.
Fonte: Sebrae
Contratações
Idade
As
perspectivas para o profissional do ramo de design de interiores são positivas.
A pandemia mudou os hábitos e rotinas de muitas pessoas. A busca por ambientes mais
práticos e mais versáteis só tem crescido.
Segundo um estudo feito em 2020 e 2021 pela Archademy, entre os 900 profissionais entrevistados, 80% disseram que a procura de clientes por projetos aumentou.
O levantamento também revelou que 95,5% dos profissionais receberam demanda para reforma de ambientes residenciais. Entre eles, 67,4% relataram ter recebido pedido de adequação do layout geral da casa, 65,8% para adequação da casa para home office e 58,4% para alterar os espaços de convivência.
Como estudar design de interiores?
Atualmente há 3 maneiras de estudar design de interiores: com curso técnico, um tecnólogo ou através da graduação.
Pretende iniciar no setor?
Acesse o guia Sebrae e saiba mais:
Como montar uma empresa de decoração de ambientes
Gostou
do texto? Está pensando em empreender?
Participe da comunidade e fique por dentro de todos os dados.
Sugira a atividade para podermos ajudá-lo!
Este
conteúdo é exclusivo do Sebrae Pr e foi processado na base de dados
colaborativa da própria entidade.
Fontes: Sebrae / Decorati / Estadão / Itforum