Hoje vamos falar dos corretores de seguro. O profissional é
responsável pela intermediação entre as seguradoras e os segurados. Prestando
assessoria para que tudo que esteja presente no contrato seja cumprido. Os
corretores são representantes oficiais dos clientes junto a seguradora.
Atualmente o Brasil possui 85.254 corretores de seguros atuando no mercado.
Fonte: Sebrae Pr
A corretagem de seguros cresceu 23,77% nos últimos 5 anos.
Fonte: Sebrae Pr
O seguro de vida foi destaque em seguro de pessoas, com crescimento de 16,8% em relação a 2020.
O seguro de danos cresceu 13,5%, sendo o rural o destaque, com 41,9%
Nas linhas patrimoniais, responsabilidade civil e transporte o crescimento foi de 20%.
Com o crescimento do setor de seguros foram geradas 361.733 vagas de emprego, e abertura de 7.293 novas empresas no ano de 2021 somente nesta área de atuação.
O aumento no número de abertura de empresas se dá ao fato de que atuando com CNPJ o corretor pode economizar em impostos.
Fonte: Sebrae Pr
Tempo médio de abertura das empresas:
Fonte: Sebrae Pr
Como ser
um corretor de seguros?
Requisitos:
- Ser maior de 18 anos
- Ensino médio completo
Única instituição reconhecida para formação desses profissionais.
A SUSEP reconheceu o IBRACOR como autorreguladora dos corretores de seguro. O CNAPJ também deve ser cadastrado no IBRACOR.
Como citado antes, PJ paga menos impostos. Além disso, seguradoras pagam uma comissão maior para corretores PJ. E muitas delas já não aceitam corretores PF para vender seus produtos, dessa maneira incentivam a regularização através da PJ.
Defina quais tipos de seguro pretende vender. Feito isso, basta acessar o site de cada seguradora, verificar a documentação necessária. No geral as seguradoras não diferem muito na documentação exigida.
Para se destacar no mercado, é importante manter-se em permanente qualificação e atualização por meio de cursos e treinamentos, em especial no desenvolvimento de técnicas e práticas de vendas e gestão.
Tenha uma boa comunicação, crie um bom relacionamento com seu cliente. Nessa profissão, fidelizar o cliente é muito importante para construir uma rede de contatos.
Esteja sempre por dentro do mercado de seguros no país, e busque informações além dos aspectos técnicos da profissão.
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Fontes: