Contratações de temporários no Paraná em 2022
Fim de ano está aí, e nesse período do ano, cerca de uma a cada quatro empresas irá realizar a contratação de profissionais temporários.
O aquecimento do mercado de trabalho se dá por diversos fatores como a Black Friday, copa do mundo e as festividades de fim de ano.
O Fecomércio PR e Sebrae realizaram em outubro deste ano uma sondagem de intenção de contratações de temporários para as vendas de final de ano.
Fonte: Fecomércio Pr / Sebrae Pr
Sobre a pretensão de contratação no geral, 76,4% dos entrevistados responderam que não possuem intenção de contratar funcionários temporários, 20,2% responderam que sim e 3,4% não sabem.
Desde o início da pandemia em 2020 o ano de 2022 é que terá menor número de contratações 20,2% das empresas paranaenses pretendem contratar funcionários temporários neste ano, o que reflete uma estabilidade no mercado de trabalho, ao contrário do que ocorreu nos dois primeiros anos da pandemia, que foram marcados por grandes oscilações entre dispensas e contratações.
Fonte: Fecomércio Pr / Sebrae Pr
Vagas ofertadas
Com o comércio liderando na intenção de contratações, 31,0% das vagas ofertadas são para vendedores. Seguido de 26,8% de vagas para atendente geral, 14,1% para auxiliar geral, 14,1% de profissional especializado.
Fonte:
Fecomércio Pr / Sebrae Pr
O número médio de temporários a serem contratados caiu 13,7% em relação ao ano passado. A maior parte dos empresários, 54,9%, pretende contratar entre duas e cinco pessoas, enquanto 31% planejam contratar apenas um novo colaborador por tempo determinado. As empresas que devem adicionar entre seis e dez funcionários ao seu quadro funcional neste fim de ano correspondem a 5,6% e as que contratarão mais de dez temporários somam 7%.
Escolaridade exigida para a vaga
Fonte: Fecomércio Pr / Sebrae Pr
Quanto a experiência exigida para a vaga, 63,2% disseram que sim, exigem experiência para as vagas ofertadas. Deles 44,1% optam por funcionários com mais de 06 meses de experiência e 19,1% até 06 meses de experiência. 36,6% responderam que não exigem experiência.
Uma parcela de 68,8% das empresas pretende investir na capacitação do temporário contratado. Entretanto, 31,2% querem que este profissional já tenha a qualificação necessária e por isso não vão investir na qualificação para este perfil de empregado.
Em 2021, 56,1% exigia experiência na vaga ofertada e 43,9% não.
Fonte: Fecomércio Pr / Sebrae Pr
A Black Friday influenciará apenas 12,7% dos lojistas a contratar temporários, especialmente na data da contratação e no número de vagas. Quanto as chances de efetivação 87,3% responderam que sim, há chances de contratações, 11,3% disseram que não e 1,4% não sabem.
Impactos da pandemia na decisão de contratação
Na pesquisa 52,9% informaram que a pandemia impactou nas contratações, e 47,1% responderam que a pandemia não afetou a decisão de contratação.
O maior impacto é na decisão da quantidade de funcionários temporários a serem contratados 42,9%. Seguido de 17,1% referentes a valores de salários e benefícios ofertados para trabalhadores temporários e 14,3% ao aquecimento da economia.
Na decisão de não contratar, 68,7% informaram que a pandemia não impactou na decisão, e 31,3% disseram que a decisão foi sim impactada pela pandemia.
Dificuldades financeiras e redução de funcionários representam 57,5% da decisão, seguido de 19,5% na redução de clientes e 16,1% na redução do faturamento.
Pretensão de contratação por porte
As empresas de médio e grande porte oferecerão o maior número de vagas temporárias, uma vez que 40% pretendem fazer esse tipo de contratação. As microempresas, por sua vez, correspondem a 21,8% dos estabelecimentos que contratarão temporários, enquanto as empresas de pequeno porte somam 11,3%.
É muito importante que os empresários do setor do comércio estejam ligados nesse período de alta, aproveitando para acelerar suas vendas com um encontro singular de duas datas: a Black Friday e a Copa do Mundo. Datas que por si só, já tendem a superar as expectativas de resultados.
Ao coexistirem, juntamente com o Natal, é necessário se atentar ao fato de que esses fatores podem alterar a lógica de consumo de uma parcela dos clientes, portanto é necessário se organizar e planejar a melhor forma de atender todas as datas.
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Fonte: Fecomércio Pr / Sebrae Pr