Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Sebrae em Dados - Contratações temporárias Paraná 2022

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortelafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Sebrae em Dados - Contratações temporárias Paraná 2022
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 07 NOV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Contratações de temporários no Paraná em 2022

Fim de ano está aí, e nesse período do ano, cerca de uma a cada quatro empresas irá realizar a contratação de profissionais temporários.


O aquecimento do mercado de trabalho se dá por diversos fatores como a Black Friday, copa do mundo e as festividades de fim de ano.


O Fecomércio PR e Sebrae realizaram em outubro deste ano uma sondagem de intenção de contratações de temporários para as vendas de final de ano.


Fonte: Fecomércio Pr / Sebrae Pr

 

Sobre a pretensão de contratação no geral, 76,4% dos entrevistados responderam que não possuem intenção de contratar funcionários temporários, 20,2% responderam que sim e 3,4% não sabem.


Desde o início da pandemia em 2020 o ano de 2022 é que terá menor número de contratações 20,2% das empresas paranaenses pretendem contratar funcionários temporários neste ano, o que reflete uma estabilidade no mercado de trabalho, ao contrário do que ocorreu nos dois primeiros anos da pandemia, que foram marcados por grandes oscilações entre dispensas e contratações. 



Fonte: Fecomércio Pr / Sebrae Pr

 

Vagas ofertadas

Com o comércio liderando na intenção de contratações, 31,0% das vagas ofertadas são para vendedores. Seguido de 26,8% de vagas para atendente geral, 14,1% para auxiliar geral, 14,1% de profissional especializado.

 

Fonte: Fecomércio Pr / Sebrae Pr

 

O número médio de temporários a serem contratados caiu 13,7% em relação ao ano passado. A maior parte dos empresários, 54,9%, pretende contratar entre duas e cinco pessoas, enquanto 31% planejam contratar apenas um novo colaborador por tempo determinado. As empresas que devem adicionar entre seis e dez funcionários ao seu quadro funcional neste fim de ano correspondem a 5,6% e as que contratarão mais de dez temporários somam 7%.

 

Escolaridade exigida para a vaga


Fonte: Fecomércio Pr / Sebrae Pr

 

Quanto a experiência exigida para a vaga, 63,2% disseram que sim, exigem experiência para as vagas ofertadas. Deles 44,1% optam por funcionários com mais de 06 meses de experiência e 19,1% até 06 meses de experiência. 36,6% responderam que não exigem experiência.


Uma parcela de 68,8% das empresas pretende investir na capacitação do temporário contratado. Entretanto, 31,2% querem que este profissional já tenha a qualificação necessária e por isso não vão investir na qualificação para este perfil de empregado.

 

Em 2021, 56,1% exigia experiência na vaga ofertada e 43,9% não.




Fonte: Fecomércio Pr / Sebrae Pr

 

A Black Friday influenciará apenas 12,7% dos lojistas a contratar temporários, especialmente na data da contratação e no número de vagas. Quanto as chances de efetivação 87,3% responderam que sim, há chances de contratações, 11,3% disseram que não e 1,4% não sabem.

 

Impactos da pandemia na decisão de contratação

Na pesquisa 52,9% informaram que a pandemia impactou nas contratações, e 47,1% responderam que a pandemia não afetou a decisão de contratação.


O maior impacto é na decisão da quantidade de funcionários temporários a serem contratados 42,9%. Seguido de 17,1% referentes a valores de salários e benefícios ofertados para trabalhadores temporários e 14,3% ao aquecimento da economia.

 

Na decisão de não contratar, 68,7% informaram que a pandemia não impactou na decisão, e 31,3% disseram que a decisão foi sim impactada pela pandemia.

Dificuldades financeiras e redução de funcionários representam 57,5% da decisão, seguido de 19,5% na redução de clientes e 16,1% na redução do faturamento.


Pretensão de contratação por porte

As empresas de médio e grande porte oferecerão o maior número de vagas temporárias, uma vez que 40% pretendem fazer esse tipo de contratação. As microempresas, por sua vez, correspondem a 21,8% dos estabelecimentos que contratarão temporários, enquanto as empresas de pequeno porte somam 11,3%.


É muito importante que os empresários do setor do comércio estejam ligados nesse período de alta, aproveitando para acelerar suas vendas com um encontro singular de duas datas: a Black Friday e a Copa do Mundo. Datas que por si só, já tendem a superar as expectativas de resultados.

Ao coexistirem, juntamente com o Natal, é necessário se atentar ao fato de que esses fatores podem alterar a lógica de consumo de uma parcela dos clientes, portanto é necessário se organizar e planejar a melhor forma de atender todas as datas.



 Gostou do texto? Está pensando em empreender?

Participe da comunidade e fique por dentro de todos os dados.

Sugira a atividade para podermos ajudá-lo!


Fonte: Fecomércio Pr / Sebrae Pr

 

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortela
Unidade de Gestão Estratégica Sebrae Pr favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1367 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?