Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Sebrae em Dados - Comércio no litoral paranaense

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortelafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Sebrae em Dados - Comércio no litoral paranaense
Criado em 26 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Hoje temos mais um conteúdo da Série - Sebrae em Dados, onde trazemos informações e insights para que você possa conhecer melhor o mercado e que vão ajudá-lo na análise sobre abertura ou expansão do seu negócio. 

O Verão está chegando, e para comemorar este momento vamos falar sobre os indicadores do comércio no litoral paranaense.

O Litoral Paranaense hoje é composto por 7 municípios, Guaraqueçaba, Antonina, Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Morretes.

Estes 7 Municipios são muito bem consolidados no setor do comércio, pois mais de 70% das empresas têm mais de 3,5 anos de abertura demonstrando um mercado muito bem resolvido. Antonina é mais madura com 75,7% de maturidade e Guaraqueçaba e pontal do paraná com a menor taxa, mas ainda na casa do 68%, o que é muito alto comparado aos demais .

Das 18.565 empresas do comércio no litoral paranaense, 12.505 (67%) estão no simples nacional.

Já o crescimento empresarial foi de 6% de 2020 para 2021 e uma taxa de tendência de 11,5%, o que reforça o mercado em leve expansão nos últimos 5 anos.

Com uma média de 16 Habitantes para cada empresa temos um mercado muito concorrido fora da temporada, mas este cenário se inverte no verão, e passamos a ter mais de 70 Habitantes para cada empresa do comércio, ou seja, um mercado muito interessante quando comparado a outras realidades.

Em 2021 foram abertas 1.768 empresas do comércio no litoral paranaense, mostrando uma retomada do setor para o verão que está entrando.

Também analisamos a composição societária das empresas e elas tem em média 2 sócios, com isso podemos informar que 12% da população hoje é composta de empresário.

Outro ponto interessante, do litoral paranaense que apenas 37% das empresas atuam apenas com uma atividade, e 63% das empresas atuam em mais de um tipo de comercio no mesmo local de atuação ajudando a melhorar a receita dos seus negócios e diminuir oscilações que ocorrem ao longo do ano.

O comércio de artigos de vestuário é o campeão de presença no litoral com 23% das empresas, seguido pelo comércio de bebidas com 14% e minimercados em 13,6%.

Em relação a vagas de emprego iniciamos o ano com o fechamento de 248 postos de trabalho, mas a vacinação trouxe resultados e já estamos com saldo positivo de 43 postos de trabalho a mais que 2020, sendo Paranaguá com o melhor resultado até o momento.

Das empresas ativas no litoral a grande maioria é composta de Micro empresas, seguido por Micro Empreendedor Individual, médias e grandes e demais.


Então que tal explorar as oportunidades do nosso estado.


Se quiser dicas de algum setor e se gostou do conteúdo, deixe sua mensagem nos comentários abaixo e participe da nossa comunidade, isto é muito importante.


Este conteúdo é exclusivo do Sebrae PR e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.

Vamos, participe! Sugira atividades que está pensando em empreender para podermos ajudá-lo!

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortela
Unidade de Gestão Estratégica Sebrae Pr favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5310 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza