Hoje no Sebrae em dados vamos falar sobre os serviços de buffets e cozinhas profissionais.
O termo bufê surgiu na França no início do século XVII e se popularizou no mundo todo como buffet. A modalidade de serviço tem como objetivo servir uma grande quantidade de pessoas e conta com profissionais especializados na preparação da comida, além das pessoas que vão atender seus convidados.
Atualmente existem 388.170 empresas ativas no Brasil, sendo 17.011 filiais.
Fonte: Sebrae
Porte das empresas
Fonte: Sebrae
A pandemia pegou todos de surpresa, especialmente o setor de eventos, formaturas, casamentos, aniversários e feiras corporativas, que sofrerem com a queda do faturamento devido as restrições trazidas pela pandemia. Segundo um levantamento feito pelo Sebrae, em abril de 2020 afetou 98% do setor de eventos.
Em 2021 foram encerradas 25.845 empresas. A taxa de mortalidade é de 31,23% atualmente.
Entre os Microempreendedores individuais (MEI), média e grandes empresas (MGE) houve maior encerramento de empresas.
Fonte: Sebrae
Abertura de empresas
Fonte: Sebrae
Muitas empresas precisaram se adaptar ao novo normal. Uma pesquisa do Sebrae feita em março de 2020 apontou na época que, 47,8% dos empresários do setor tinham como principal dificuldade adequar o modelo de negócio para mantê-lo funcionando, seguida por manter os clientes atuais 42,9%.
Os protocolos criados para garantir a segurança na oferta de alimentos alteram bastante o modelo de restaurante que estamos todos acostumados, e criaram modelos para entrega de seus serviços, como, kits para festa em casa, refeições para happy hours virtuais e eventos a distância, jantares e almoços personalizados. Os serviços tiveram não só um aumento na demanda, como também trouxe para as empresas um novo perfil de clientes.
Em 2021 foram abertas 74.171 empresas, maior número dos últimos 05 anos. A taxa de tendência do ramo é de 30,76%.
São Paulo foi o estado com o maior número de restrições e o que mais abriu novas empresas no serviço de buffet e cozinhas profissionais. Seguida do Rio de Janeiro, Brasília e salvador.
Idade das empresas
A taxa de maturidade das empresas é de 41,68% (possuem mais de 3,5 anos). E a idade média das empresas é de 05 anos.
Fonte: Sebrae
Empresa por natureza jurídica
Fonte: Sebrae
Emprego
De acordo com um estudo conduzido pelo Sebrae em 2020 com o setor, 79% das empresas tiveram que tomar medidas em relação aos colaboradores. A média de pessoas dispensadas foi de 6,7 por empresa e, além disso, a maior parte das empresas optou por reduzir horas e valores pagos aos terceirizados (35%).
Em 2021 com a flexibilização das normas do Covid-19 o setor fechou o ano com saldo de empregos positivo, 19.184 vagas. Sendo fevereiro, março e agosto os meses com maior número de contratações, e janeiro e dezembro os meses com maior número de demissões.
Em 2022 as empresas continuam contratando, no primeiro semestre do ano o saldo positivo já está em 13.048 vagas. As micros e pequenas empresas são responsáveis por 51% das contratações.
Quero abrir um Buffet
Trata-se de um segmento que atende clientes cada vez mais exigentes, representados, de um lado, por quem está realizando um sonho e, de outro, pelo dinâmico mundo empresarial. Daí a importância do planejamento acurado do negócio e de cada evento.
Acesse o guia Sebrae:
Gostou do texto? Está pensando em empreender?
Participe da comunidade e fique por dentro de todos os dados.
Sugira a atividade para podermos ajudá-lo!
Este conteúdo é exclusivo do Sebrae Pr e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.
Fontes: Sebrae/Exame/wikipedia