Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Sebrae em Dados - Brechó

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortelafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt3
Sebrae em Dados - Brechó
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 15 OUT. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Hoje temos mais um conteúdo da Série - Sebrae em Dados, onde trazemos informações e insights para que vocêpossaconhecer melhor o mercado e que vão ajudá-lona análise sobre abertura ou expansão do seu negócio. 


Antes de falarmos sobre o CNAE 4785-7/99 Comércio varejista de outros artigos usados, vamos falar um pouco sobre a economia circular, conscientização ambiental, recursos naturais e os 3 Rs.


- Reutilizar

 - Reciclar

- Reduzir


É esperado que até 2030 a gente tenha a adição de 2,5 bilhões de novos consumidores na classe média. E por que as empresas devem se importar com esse assunto?


Hoje seguimos o modelo linear, onde recursos naturais são extraídos, transformados, consumidos e jogados fora. Nós precisamos mudar isso para o modelo circular. Onde tudo aquilo que extraímos volta de alguma forma para dentro do círculo, fazendo a reutilização, reuso e redução ocorra no ciclo inteiro.


O brechó é uma das atividades comerciais mais antigas do mundo. No brasil são 118.778 negócios ativos. E com um crescimento de 30,97% nos últimos 5 anos. Na pandemia cresceu 11,08%, números expressivos, e que confirmam a tendência do negócio. Representa 0,49% de empresas ativas no país, com uma taxa de 1.730 habitantes por empresa, e somente esse ano gerou 343.197 vagas de emprego.


A grande maioria dessas empresas são MEIs, 78%, micro e pequenas empresas, 21%, e somente 1% médias e grandes. 91% dos brechós, fazem parte do simples nacional.


O investimento inicial para iniciar o negócio é de R$ 30.000,00. O lucro pode chegar a até 70%.


E se acha que brechó vende somente roupas, calçados e acessórios, você se engana. As lojas em sua grande maioria possuem CNAE complementares, em média 7, que vão de vendas de decoração, móveis, brinquedos, artigos esportivos.


 O mercado também tem se segmentado, e se dividindo por nichos. Existem hoje, brechós de artigos de luxo, infantis. A volta da moda retrô tem atraído o público jovem, algumas lojas, além de vendas, oferecem a opção de trocas de produtos, a chamada moda compartilhada. A sustentabilidade tem agregado valor aos produtos comercializados.


O consumo colaborativo também tem ganhado destaque entre esses consumidores. Ele se baseia no compartilhamento, trocas ou empréstimos de recursos, focados na redução da capacidade ociosa, favorecendo o acesso ao invés da posse e a utilização, bem como a utilização de bens até o final de sua vida útil. O que tem levado as pessoas se conscientizarem de que não dá para simplesmente jogar fora tudo. Precisamos reciclar e reutilizar. Um estilo que busca viver coisas, e não somente ter.


Se quiser dicas de algum setor e se gostou do conteúdo, deixe sua mensagem nos comentários abaixo e clique a participe da nossa comunidade.


Este conteúdo é exclusivo do Sebrae PR e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.


Vamos, participe! Sugira atividades que está pensando em empreender para podermos ajudá-lo!


avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortela
Unidade de Gestão Estratégica Sebrae Pr favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5325 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?