Hoje no Sebrae em dados vamos falar dos
profissionais das artes cênicas, mas especificamente dos atores.
O teatro surgiu na Grécia Antiga, os palcos como conhecemos hoje, antes eram chamados de arenas, formado por espaços ao ar livre com assentos de pedra para os espectadores. O teatro é a mais antiga e tradicional arte cênica.
Trabalhar com artes cênicas vai além da atuação, o trabalho envolve todas as etapas de produção de um espetáculo, desde a criação até a interpretação do personagem. Desse modo, um profissional de artes cênicas pode trabalhar também com dramaturgia, direção, produção, iluminação, dublagem e cenografia.
Por isso vamos falar hoje dos dois CNAEs que representam a profissão:
CNAE 9001-9/99 - Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificadas anteriormente
Atividades que você pode exercer com esta CNAE:
CNAE 9001-9/01 - Produção teatral
Atividades que você pode exercer com esta CNAE:
A profissão é regulamentada desde 1978, a lei que regulamenta a profissão de ator diz que somente os que possuem registro na DRT podem exercer esta função em programas de TV, filmes no cinema ou peças de teatro. Os atores amadores, que não possuem registro, podem trabalhar apenas como figurantes ou personagens sem fala nestas produções.
Atualmente no Brasil existem 103.381 empresas ativas, sendo 1.571 filiais. A taxa de tendência é de 18,61%, e a média de 02 sócios por empresa.
Fonte: Sebrae
Em 2021, foram abertas 12.173 empresas, e foram encerradas 4.129 o maior número dos últimos 05 anos, e que fez a taxa de mortalidade do ramo atingir 20,21%.
Fonte: Sebrae
A crise causada pela pandemia da Covid-19 impactou o setor que foi um dos primeiros afetados. Em 29 de junho de 2020 foi sancionada a Lei Nº 14.017/2020 que destinou 3 bilhões de reais para trabalhadores, grupos e espaços culturais. O valor ajudou o setor, mas não impediu o fechamento de muitas empresas.
Porte das empresas
Fonte: Sebrae
Taxa de mortalidade por porte
Fonte: Sebrae
Natureza jurídica
Fonte: Sebrae
Idade média das empresas
A idade média das empresas é de 09 anos. E 52% das empresas estão estabelecidas no mercado, ou seja, possuem mais de 05 anos.
Fonte: Sebrae
Principais atividades
Fonte: Sebrae
Mercado de trabalho e salários
O mercado de trabalho para esse profissional é bastante competitivo. Contudo, a área de atuação de um ator como já vimos, pode ser bastante ampla.
Uma tendência que tem se destacado atualmente é a contratação de atores por empresas das mais diversas áreas, a fim de ajudar a tornar os treinamentos e capacitações de funcionários mais atrativos, com ferramentas lúdicas e criativas.
Na interpretação, o profissional poderá atuar em teatro, telenovelas, radionovelas, cinema, séries e novelas de TV, comerciais e propagandas, peças publicitárias, circo e internet, entre outros meios e formas de entretenimento.
O profissional também pode redigir peças, novelas e seriados, dirigir e supervisionar uma peça, cuidar do roteiro e da produção artística e produzir e administrar uma apresentação. Com grande bagagem cultural, também poderá se tornar um crítico de arte.
O setor de cultura emprega cerca de 5 milhões de pessoas, quase 6% da mão de obra brasileira.
Os salários para a carreira de ator variam de acordo com a cidade, área de atuação, tempo, e a visibilidade do profissional.
Os estados com maior concentração de empresas são, Rio de janeiro e São Paulo. Sendo o Rio de janeiro a ofertar o maior salário.
O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões (SATED) estabelece um piso e um teto para as funções relacionadas ao trabalho de artista e de quem atua como ator ou atriz.
Segundo o sindicato, a média salarial para o ator ou atriz gira em torno de 5,8 salários-mínimos federais.
Para quem deseja se tornar um artista cênico pode ingressar em uma faculdade que ofereça graduação na área. Para atuar como amador não existem pré-requisitos como diploma em curso superior. Mas se deseja se profissionalizar e se destacar no mercado, deve adquirir conhecimentos técnicos e teóricos, oferecido por instituições de ensino reconhecidas pelo MEC.
Um curso de teatro ou artes cênicas, forma muito mais do que atores, o ensino é voltado para diferentes cargos e vertentes da carreira artística.
Gostou do texto?
Participe da comunidade que mais cresceu no País!
Está pensando em empreender?
Sugira a atividade para podermos ajudá-lo!
Este conteúdo é exclusivo do Sebrae Pr e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.
Fontes:
Sebrae
Jornal El País
R7
UFSM