Grande parte dos brasileiros possuem uma relação afetiva com a pesca, caça ou acampar. Uma cultura que vem majoritariamente de nossos avôs, pais e tios conquistou e marcou a vida de muitas pessoas, seja pela sensação de pescar/caçar um animal para alimentar a família ou momentos de lazer e diversão que essas situações proporcionavam.
A pesca amadora no país exibe um crescimento vertiginoso e já representa uma importante fonte de negócios. Com o avanço da civilização humana, o hábito de pescar para se alimentar tornou-se também fonte de lazer e diversão. A pesca recreativa, por hobby ou por esporte, que utiliza apenas vara, linha e anzol, está entre as atividades de integração social mais difundidas no mundo. A atividade também constitui um relevante segmento do setor turístico, estimulando a organização de viagens, excursões e pacotes turísticos exclusivos.
Dessas práticas surgiram vários mitos e lendas, como as famosas ''histórias de pescador'', mas quer saber oque não é mito? Nossos dados! Não fique de fora.
Você sabia que atualmente no Brasil existem 15.749 estabelecimentos? Eles estão registrados no CNAE 4763-6/04: Comércio varejista de artigos de caça, pesca e camping como atividade principal. Sendo 340 filiais.
Fonte: Sebrae
Essa atividade representa 0,05% de participação CNAE e está presente em 2.461 municípios.
Municípios com maior número de empresas ativas nos setores:
Os municípios que possuem maior número de empresas por Km² são:
Os municípios que possuem maior número de habitantes por empresa:
Municípios com maior taxa de empreendedorismo no setor:
Municípios com maior variação empresarial:
Porte das empresas
As micro e pequenas empresas representam 99% das lojas de artigos de caça, pesca e camping do país.
Fonte: Sebrae
Inaptidão por porte:
Empresas por natureza jurídica
Fonte: Sebrae
Abertura
O fator humano é fundamental para o sucesso de uma loja de artigos para pesca. Contar com profissionais qualificados e comprometidos deve estar no topo da lista de prioridades do empreendedor. Dentre as atribuições, podemos ressaltar:
Empreendedor: responsável pelas atividades administrativas, financeiras, de controle de estoque e da comercialização. Deve ter conhecimento da gestão do negócio, do processo produtivo e do mercado. Precisa manter contato com fabricantes de peças, acompanhar as últimas tendências do setor e gostar de pescar é algo recomendado;
Vendedor: responsável pelo atendimento aos clientes e venda dos produtos. Suas principais qualidades devem ser: conhecer em profundidade os produtos oferecidos; entender as necessidades dos clientes; conhecer a cultura e o funcionamento da empresa; conhecer as tendências do mercado; desenvolver relacionamentos duradouros com os clientes; transmitir confiabilidade e carisma; atualizar-se sobre as novidades do segmento e zelar pelo bom atendimento após a compra.
Em 2021 foram abertos 2.630 estabelecimentos de artigos de caça, pesca e camping, o maior número nos últimos 10 anos, e em 2022 até o primeiro semestre foram abertas 2.010. O setor teve alta taxa de crescimento, a tendência dos últimos 05 anos é de 20,34%. A variação empresarial de 2013 até 2022 foi de 124,66%.
Fonte: Sebrae
Encerramento de empresas
No ano de 2021 foram encerradas 1.060 empresas. A taxa de mortalidade é de 35,10%.
Um ponto de atenção que pode ser ressaltado é sobre a gestão do estoque, o uso de um bom software de gestão de estoques pode ajudar a identificar os itens (e fornecedores), cuja relação margem de lucro x prazo de pagamento x giro seja aquela que proporcione o melhor retorno para o empreendimento. A gestão de estoques requer muito controle físico sobre o estoque disponível e conhecimento financeiro para a gestão do capital de giro.
Fonte: Sebrae
Municípios com maior taxa de mortalidade:
Maturidade
A idade média das empresas é de 08 anos.
Fonte: Sebrae
O
setor é considerado jovem em todo país. A
maturidade é de 49,63%, ou seja, em grande parte dos estados, 50%
ou mais das empresas possuem menos de 3,5 anos. O que significa
que há muito espaço para novos
empreendedores e novas ideias.
Estados com maior número de empresas estabelecidas:
Municípios com maior número de empresas estabelecidas:
Empregos
O saldo de contratações em 21/22 foi de 1.083 novas vagas.
Contratações: 5.452
Demissões: 4.369
Saldo empregos
Fonte: Sebrae
As micro e pequenas empresas contrataram 1.034 novos trabalhadores, enquanto as média e grandes empresas fizeram 49 novas contratações.
Previsão de estoque de empregos
Fonte: Sebrae
Municípios com maior geração de empregos na atividade:
Municípios com maior número de contratações (saldo)
Dados das contratações:
Escolaridade dos trabalhadores
Trabalhadores por raça:
Idade
dos trabalhadores:
Obrigado pela leitura, até o próximo Sebrae em dados!
Gostou do texto? Está pensando em empreender?
Clique aqui! e fique por dentro de todos os dados.
Fonte: Sebrae