Os primeiros artesões surgiram no período neolítico (6.000 a.c) quando o homem aprendeu a polir pedra, fabricar cerâmica e tecer fibras animais e vegetais. No Brasil o artesanato também surgiu neste mesmo período, os índios foram nossos primeiros artesões.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, se depararam com arte plumaria, cocares, pinturas utilizando pigmentos naturais, cestaria, cerâmica, peças de vestuário e ornamentos feitos com pluma de aves.
Os europeus e os povos africanos trazidos como escravos influenciaram a cultura e ajudaram a moldar a arte brasileira, e tornou o artesanato brasileiro um dos mais ricos do mundo.
Mesmo sendo uma profissão tão antiga, ela só foi regulamentada em outubro de 2015 no Brasil.
Isso mesmo!
O reconhecimento veio através da Lei N° 13.180 que inclui também formas de incentivos governamentais a prática dessas atividades, como carteira nacional do artesão, linhas de crédito e a integração da atividade a outros setores, tendo em vista o grande impacto nas economias regionais e municipais com grande fluxo turístico, por exemplo.
Em 2017, dois anos após a regulamentação, já haviam 562.117 empresas ativas no país.
Atualmente existem 686.656 empresas no Brasil registradas no CNAE 4789-0/01 – Comercio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos.
Fonte: Sebrae
No mapa abaixo temos o número de empresas ativas em cada estado.
Fonte: Sebrae
Quando se trata de maturidade do negócio, 64% das empresas possuem mais de 3,5 anos, e são consideradas empresas consolidadas.
Fonte: Sebrae
Amapá e Amazonas são os estados com a menor porcentagem de empresas consolidadas.
Porte das empresas
Fonte: Sebrae
Natureza jurídica
Fonte: Sebrae
Sócios
Fonte: Sebrae
Tempo de abertura
Fonte: Sebrae
Tipos de artesões:
Áreas de atuação:
Profissionais artesões na maioria dos casos nascem com o talento, ou iniciam a atividade como hobby, renda extra e com o tempo e aperfeiçoando acabam transformando-a em profissão. Atualmente existe vários cursos de artesanato, o artesão pode aprimorar técnicas, uso de instrumentos e matérias primas por meio de cursos profissionalizantes.
Podemos considerar algumas atividades desempenhadas por bacharéis como área de atuação do profissional artesão.
Eles podem trabalhar sozinhos, em grupos, associações, empresas e indústrias.
Em 2021 a atividade fechou com saldo de 814.923 vagas de empregos em todo o país.
Curiosidade:
Os meses que mais houveram ofertas por vagas de empregos foram os meses com datas comemorativas e especiais, onde a personalização de presentes é superestimada.
Como citado no início do texto, o artesanato Brasileiro é reconhecido mundialmente, e movimenta nossa economia. A profissão representa 2,49% de participação dos CNAES.
Os artesões utilizam de dom e criatividade para elaborarem obras com os mais diversos objetivos e funcionalidades e essa habilidade merece ser reconhecida. No Brasil o dia do artesão é comemorado no dia 19 de março.
Parabéns a todos os artesões!
Gostou do texto?
Participe da comunidade que mais cresceu no País! 😁
Está pensando em empreender?
Sugira a atividade para podermos ajudá-lo!
Este conteúdo é exclusivo do Sebrae Pr e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.
Fontes secundárias:
· Agenciasebrae.com.br
· Wikipédia