Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Sebrae em dados - Apicultura

avatar BRUNO HENRIQUE MARTINS
Bruno Henrique Martinsfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Sebrae em dados - Apicultura
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 05 JUN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Olá leitores do Sebrae em dados, hoje traremos informações sobre o setor da apicultura!


O  desenvolvimento da atividade de apicultura no Brasil começou a ser explorada com a introdução de abelhas europeias e da aplicação de novas e modernas técnicas de criação e produção.


O Brasil conta com vários diferencias para esta atividade, que são: extensão territorial, clima e diversidade de flora. Esta última traz uma qualidade para o produto final que são: aroma e sabor diversificados. A busca constante por profissionalização oportuniza o país aumentar ainda mais sua produtividade e elevar ainda mais a geração de emprego e renda no país. Hoje o Brasil é o primeiro produtor do mundo de mel e derivados.


As abelhas tem um papel crucial na polinização de plantas e contribui para o equilíbrio do ecossistema, sendo essencial para a produtividade agrícola. Além dessas vantagens, ela também propicia emprego e renda em especial aos pequenos produtores espalhados pelo país. Você sabia disso?


Atualmente no Brasil existem 5.154 no CNAE: 159-8/01.


A taxa de habitante por empresa desse segmento é atualmente de 31.913,29 hab/por empresa.



Atualmente o Brasil possui 184 vazios econômicos desse setor, ou seja, municípios que não realizam essa atividade.


Visão de empresas por estado




Porte das empresas

As micro e pequenas empresas representam 63%.

 

 

Microempreendedor individual (MEI): 2.860

Microempresa (ME): 359

Sem fins lucrativos (SFL): 150

Empresas de pequeno porte (EPP): 47

Média e grande empresa (MGE): 1.737

Governamentais (GOV): 1


Abertura e encerramento:


Confira as taxas de abertura e encerramento dos últimos 7 anos!



A atual taxa de mortalidade é de 22,88%, com base nos últimos 5 anos.

Sendo: MEI: 35,87; ME: 10,31%; EPP: 8,51%; MGE: 6,10%; SFL: 4,00%; GOV: 0%.


O setor apícola enfrenta diversos desafios, como a alta mortalidade das abelhas, causada por distúrbios do colapso das colônias, doenças e pesticidas. Pragas também afetam a saúde das abelhas. Além disso, o uso indiscriminado de pesticidas e a perda de habitat e escassez de alimentos são problemas significativos. A mudança climática também tem impacto nas colônias de abelhas. Para enfrentar esses desafios, é necessário adotar práticas agrícolas sustentáveis, implementar regulamentações mais rigorosas, proteger os habitats naturais e investir em pesquisa e educação.


A alta taxa de mortalidade das abelhas, as pragas e doenças, o uso indiscriminado de pesticidas, a perda de habitat e escassez de alimentos, bem como as mudanças climáticas são os principais problemas enfrentados pelo setor apícola. Soluções como práticas sustentáveis, regulamentações adequadas, proteção de habitats e investimento em pesquisa e educação são essenciais para enfrentar esses desafios e garantir a saúde e a prosperidade das abelhas.


Maturidade

A taxa de maturidade é de 48,37%.

 


 

O setor é considerado jovem no país, as empresas estabelecidas representam 48,37% dos empreendimentos que possuem mais de 3,5 anos de empresa. 46,41% são Empresas Iniciais (Entre 04 meses e 3,5 anos), 5,22% são Empresas Nascentes (0 a 03 meses)


Empregos


Além desses papéis diretos, a apicultura gera empregos indiretos em setores relacionados. A fabricação de equipamentos apícolas, a produção de embalagens para produtos apícolas e a logística de transporte são exemplos dessas áreas. Além disso, a pesquisa em apicultura impulsiona a geração de empregos para pesquisadores que desenvolvem estudos para melhorar as práticas apícolas, desenvolver novos produtos e promover a saúde das abelhas. Profissionais educadores em apicultura ministram cursos e treinamentos para iniciantes e apicultores experientes, podendo trabalhar em instituições educacionais ou como consultores independentes.


No geral, a apicultura desempenha um papel crucial na geração de empregos e no desenvolvimento sustentável das comunidades rurais, contribuindo para a economia e para a preservação das abelhas, que têm um papel vital na polinização das plantas e na manutenção da biodiversidade.


Gostou do texto? Está pensando em empreender? 

Clique aqui! e fique por dentro de todos os dados. 

Ao participar da comunidade você pode publique também seus conteúdos e suas ideias!

 

Sugira nos comentários uma atividade para podermos ajudá-lo! 

avatar BRUNO HENRIQUE MARTINS
Bruno Henrique Martins
Aberto para inovação e novas oportunidades, criado na era digital e focado na resolução de problemas!favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5220 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?