Hoje no Sebrae em dados vamos falar sobre o setor de turismo,
as agências de viagens e operadores turísticos.
O setor foi um dos mais afetados na pandemia, que teve início em 2020. No mesmo ano foram abertas 20.304 empresas, mantendo a média dos anos anteriores. E foram encerradas 7.741 número inferior a 2019, que foi de 8.601.
Em 2021 foram abertas 24.833 empresas e encerradas 9.646.
Atualmente existem 179.450 empresas ativas no país, sendo 7.701 filiais.
Fonte: Sebrae
Mesmo com o turismo parado em todo o mundo, muitas empresas conseguiram se manter com linhas de créditos emergenciais e o projeto de retomada do turismo desenvolvido pelo ministério do turismo juntamente com o Sebrae.
As perspectivas eram de que o mercado alcançasse o patamar de vendas de 2019 somente no final de 2023, mais segundo a ABRACORP Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, o ramo alcançou 869 milhões no último mês de março, número apenas 2% inferior ao mesmo mês em 2019.
Porte das empresas
Fonte: Sebrae
Mortalidade por porte
Fonte: Sebrae
Maturidade
Fonte: Sebrae
A idade média das empresas é de 08 anos, e 63,92% das empresas são consideradas estabelecidas no mercado, possuem mais de 3,5 anos.
Atividades complementares
Fonte: Sebrae
As empresas em grande maioria possuem CNAES complementares, a média é de 05.
Fonte: Sebrae
A crise mostrou que não há necessidade de uma grande estrutura presencial para atender as demandas. O online tem atendido os clientes, que por sua vez mudaram o comportamento de compra, não só pela facilidade, mas também pelas menores tarifas. Essa movimentação forçou empresas de pequeno e médio porte investirem em marketing e numa presença digital.
Reclame aqui realizou uma pesquisa online entre 20 e 22 de setembro de 2021 com pouco mais 22 mil pessoas sobre o setor do turismo. Grande parte dos que responderam à pesquisa (71,7%) disseram que não pretendem viajar nos próximos meses, e o motivo principal é a crise econômica.
Dos participantes da pesquisa que responderam que pretendem viajar:
A desvalorização da moeda brasileira favoreceu o turismo doméstico. A região mais procurada pelos brasileiros é o Nordeste, seguida da região sul.
Entre os destinos mais requisitados pelos viajantes estão Salvador e Gramado. Já Foz do Iguaçu e Maceió despontaram no ranking como os lugares com aumento expressivo de vendas.
Muitas pessoas estão optando por rotas curtas e destinos mais ligados a natureza, locais isolados e tranquilos. O chamado turismo introspectivo criou uma grande oportunidade para os pequenos negócios destas áreas. Os locais não-urbanos souberam se preparar para atrair este público, conseguindo equilibrar adaptações necessárias (como tecnologias de conectividade) à preservação do estilo campestre.
A procura por turismo de natureza, segundo a Braztoa, sofreu forte crescimento no mês de julho de 2021, sendo motivo de viagem de 18,6% de turistas internacionais e 25,6% dos visitantes domésticos.
O Ministério do turismo aponta que 86,5% dos deslocamentos ocorreram por razões pessoais e 13,5% por razões profissionais. De quem viajou por motivo pessoal, 31,5% estava em busca de lazer e, dentro deste universo, 25,6% buscava o ecoturismo e viagens de aventura.
Empregos
O saldo de empregos em 2021 foi de 1.658 vagas. As micro e pequenas empresas empregaram 1.084 trabalhadores, seguido das média e grandes empresas, que empregaram 574 trabalhadores.
Em 2022 até o momento o saldo de empregos é de 1.564 vagas. As micro e pequenas empresas continuam sendo as maiores empregadoras, 858 vagas, seguido das média e grandes empresas que ofertaram 706 vagas. Isso confirma a recuperação do turismo no país.
Trabalhadores do turismo
Faixa etária
Escolaridade
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Este conteúdo é exclusivo do Sebrae Pr e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.
Fontes: Sebrae / Forbes / Reclame aqui / Ministério do turismo / Braztoa