As Agências de Publicidade já tem uma longa história, que inicia no século XVIII na Filadélfia. Este negócio comercializava anúncios em jornais impressos. Com o crescimento desta indústria, novos serviços passaram a ser oferecidos, dentre os quais a criação e produção de anúncios.
A popularização da mídia de massa conseguida pela TV e rádio, fez crescer ainda mais esse negócio, formando inclusive grandes empresas em nível internacional. Essas agências conseguiram atingir um público mais amplo se concentrando na publicidade criativa e no gerenciamento de marcas.
No século XXI, a ascensão da mídia digital teve um grande impacto no mercado de publicidade, que absorvia mais um canal para gerenciamento. Por isso essas empresas precisaram se profissionalizar ainda mais, aprofundado e desvendando as ferramentas disponíveis para melhores resultados.
Hoje, as agências de publicidade oferecem uma ampla gama de serviços, como: publicidade tradicional, digital, relações públicas, branding e pesquisa de mercado.
O grande desafio desse negócio é trabalhar de forma personalizada com cada cliente (olhando a cultura do negócio, diferenciais) x criação x resultado. Por isso olhar para um trabalho multidisciplinar pode auxiliar nessa construção.
Atualmente no Brasil existem 36.103 empresas especializadas, registrados no CNAE 7311-4/00: Agência de publicidade como atividade principal. Sendo 1.356 filiais.
A atividade está presente em 2.026 municípios.
Municípios com maior número de empresas ativas no setor:
São Paulo, SP 6.447
Rio de Janeiro, RJ 2.157
Belo Horizonte, MG 1.102
Os municípios que possuem maior número de empresas por Km² são:
São Caetano do Sul, SP 70 empresas, 4,55 por km²
São Paulo, SP 6.447 empresas, 4,23 por km²
Barueri, SP 270 empresas, 4,08 por km²
Os municípios que possuem maior número de habitantes por empresa:
Francisco Morato, SP 179.372
Cametá, PA 140.814
Japeri, RJ 106.296
Municípios com maior taxa de empreendedorismo no setor:
Campina do Monte Alegre, SP 0,31%
Santo Antônio de Goiás, GO 0,27%
Santana de Parnaíba, SP 0,16%
Porte das empresas
As micro e pequenas empresas representam 85% das agências de publicidade do país.
ME 74%
EPP 11%
MGE 14%
SFL 0,001%
Simples Nacional 35%
Inaptas 38% (possuem alguma pendência junto à Receita Federal)
Inaptidão por porte:
ME 78%
EPP 05%
MGE 16%
Abertura
Em 2021 foram abertas 2.687 agencias de publicidades e em 2022 até o primeiro semestre foram abertas 2.530. O setor teve alta taxa de crescimento, a tendência dos últimos 05 anos é de 9,10%. A variação empresarial de 2013 até 2022 foi de 28,41%.
Encerramento de empresas
No ano de 2021 foram encerradas 1.416 empresas. A taxa de mortalidade é de 18,79%.
Municípios com maior taxa de mortalidade:
Francisco Morato, SP 300%
São Joaquim de Bicas, MG 200%
Aragarças, GO 150%
Maturidade
A idade média das empresas é de 15 anos.
O setor é considerado consolidado no país. A maturidade é de 67,31%, ou seja, em todos os estados, 50% ou mais das empresas possuem idade superior a 3,5 anos. 41% são estabelecidas (Idade acima de 3,5 anos), 19% iniciais (entre 01 e 03 anos), 01% nascentes (idade inferior a 01 ano)
Estados com maior número de empresas estabelecidas:
Acre 82,00%
Rondônia 77,60%
Rio Grande do Sul 74,50%
Municípios com maior número de empresas estabelecidas:
São Paulo, SP 2.835
Rio de Janeiro, RJ 926
Belo Horizonte, MG 459
Empregos
O saldo de contratações em 21/22 foi de 5.965 novas vagas.
Contratações: 39.939
Demissões: 33.974
Saldo empregos
As micro e pequenas empresas contrataram 2.566 novos trabalhadores, enquanto as média e grandes empresas fizeram 3.401 novas contratações.
Previsão de estoque de empregos
Municípios com maior geração de empregos na atividade:
Xambré, PR 2,26% da população
Perobal, PR 0,55% da população
Cedral, SP 0,42% da população
Municípios com maior número de contratações (saldo)
São Paulo, SP 3.864 contratações
São Carlos, SP 492contratações
Curitiba, PR 185 contratações
Meses com maior número de contratações:
Agosto 2022 2.593 contratações
Novembro 2021 2.118 contratações
Maio 2021 2.020 contratações
Meses com maior número de demissões:
Setembro 2022 1.974 demissões
Julho 2022 1.796 demissões
Maio 2022 1.712 demissões
Dados das contratações:
Mulheres 54,3%
Homens 45,7%
Trabalhadores portadores de deficiência 0,43%
Trabalhadores tempo parcial 1,17%
Trabalhadores intermitentes 0,10%
Primeiro emprego 09%
Escolaridade dos trabalhadores
Superior completo 39%
Ensino médio completo 17%
Superior incompleto 10%
Trabalhadores por raça:
Branca 40%
Parda 12%
Não identificada 12%
Preta 02%
Amarela 0,008%
Indigna 0,0001%
Idade dos trabalhadores:
18 a 24 anos 18%
25 a 29 anos 27%
30 a 39 anos 34%
40 a 49 anos 13%
50 a 54 anos 05%
65 + - 0,05%
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Fontes: Sebrae