Olá, no Sebrae em dados dessa semana falaremos sobre as escolas de ensino de esportes!
Temos muitas novidades programadas para esse ano que se inicia! Que tal se inscrever gratuitamente na comunidade novos negócios para não perder nenhuma novidade?
A escola de esportes pode ser uma ótima oportunidade de negócios. Os pais estão cada vez mais preocupados com a qualidade de vida dos filhos, assim veem no esporte uma alternativa de contribuir para o crescimento individual e social da criança.
Esse mercado tem boas chances para ser explorado, uma vez que as pessoas estão se conscientizando de que a prática de atividades físicas regulares melhora a qualidade de vida, pois evita o sedentarismo, os distúrbios como má alimentação, obesidade, tabagismo, ajuda no desempenho da atividade profissional e na prevenção de doenças, principalmente as cardíacas. Neste sentido, tem crescido a quantidade de empreendimentos que atendem a este tipo de demanda.
Atualmente no Brasil existem 12.721 escolas de esporte registradas no CNAE: 8591-1/00 - Ensino de esportes sendo 307 filiais.
Fonte: Sebrae
A atividade está presente em 1.757 municípios registrados no Brasil.
Municípios com maior número de escolas de esportes ativas:
Os municípios que possuem maior e menor número de empresas por Km² são:
Os municípios que possuem maior e menor número de habitantes por empresa:
Porte das empresas
As micro e pequenas empresas representam 75% escolas de esporte do país.
Fonte: Sebrae
Ensino de esportes, não pode ser MEI de acordo com as leis atuais.
Empresas por natureza jurídica
Fonte: Sebrae
Abertura
Trata-se de um mercado em franca expansão. A vida moderna, principalmente nas grandes cidades, exige ambientes especializados em lazer e esporte para auxiliar as pessoas a minimizar os problemas causados pelo estresse e pela falta de espaço.
Em pesquisa realizada pelo IBGE em 2015, estima que 61,3 milhões de pessoas com 15 anos ou mais praticam algum esporte ou atividade física, sendo que 38,8 milhões praticam algum esporte, e dentre elas, a que mais se destaca é o futebol, com 15,3 milhões de praticantes.
No ano de 2022 foram abertas 1.484 escolas de esportes, sendo a maior taxa de abertura dos últimos anos.
Fonte: Sebrae
Encerramento de empresas
Os desafios do segmento são basicamente em função do crescimento da concorrência e da situação econômica.
A taxa de mortalidade é de 15,01%. Em 2022 foram encerradas 373 empresas. Confira a taxa dos últimos 5 anos, de acordo com o porte da empresa.
Fonte: Sebrae
Municípios com maior taxa de mortalidade:
Maturidade
A idade média das empresas é de 09 anos.
Fonte: Sebrae
O setor é considerado estabelecido no país, a maturidade é de 59,95%. Esses empreendimentos representam 46% que possuem mais de 3,5 anos de empresa. 29% são Empresas Iniciais (Entre 01 e 03 anos), 02% são Empresas Nascentes (idade inferior a 01 ano).
Estados com maior e menor número de empresas estabelecidas:
Municípios com maior número de empresas estabelecidas:
Empregos
O fator humano é muito importante para o sucesso de uma escola de esporte. O número de funcionários pode variar de acordo com o tamanho do empreendimento.
O saldo de contratações em 2022 foi de 1.653 novas vagas.
Contratações: 5.801
Demissões: 4.148
Desse saldo total, as Micro e Pequenas Empresas foram responsáveis por 98,79% das novas contratações, enquanto as Médio e Grande Empresas de 1,33%.
Os maiores índices de contratações aconteceram nos meses de março (654), fevereiro (645) e agosto (593). E para os números de demissões: março (449), agosto (404) e maio (417) de 2022 apresentaram os maiores.
Saldo empregos
Fonte: Sebrae
Dados das contratações:
Escolaridade dos trabalhadores:
Média salarial
Fonte: Sebrae
Gostou do texto? Está pensando em empreender?
Clique aqui! e fique por dentro de todos os dados.
Ao participar da comunidade você pode publique também seus conteúdos e suas ideias!
Sugira nos comentários uma atividade para podermos ajudá-lo!
Fontes: Sebrae