Olá, no Sebrae em dados dessa semana falaremos sobre as doulas e parteiras.
Temos muitas novidades programadas para esse ano que se inicia! Que tal se inscrever gratuitamente na comunidade novos negócios para não perder nenhuma novidade?
Doulas e parteiras desempenham papéis importantes no atendimento à saúde materna no Brasil. Embora suas funções sejam distintas, ambas podem ajudar a garantir uma experiência de parto mais segura e satisfatória para as gestantes.
A Organização Mundial de Saúde, se refere à doula como profissionais treinadas para fornecer suporte emocional e físico durante o trabalho de parto e o parto. Elas não são profissionais de saúde e não realizam procedimentos médicos, mas podem ajudar a gestante a se sentir mais confortável, proporcionando técnicas de relaxamento, massagem e encorajamento.
Já as parteiras são profissionais de saúde capacitadas para realizar assistência ao parto, inclusive em casos de parto domiciliar. Elas podem avaliar a gestante, monitorar o progresso do trabalho de parto e realizar procedimentos médicos, como suturas após o parto, caso seja necessário.
Atualmente no Brasil existem 8.496 estabelecimentos registrados como atividade principal no CNAE: 8690-9/99 Outras atividades de atenção à saúde humana não especificadas anteriormente, onde os profissionais doula e parteira atuam na assistência ao parto e ao pós-parto. Sendo 1.042 filiais.
Fonte: Sebrae
A atividade está presente em 1.631 municípios registrados no Brasil.
Municípios com maior número de doulas:
São Paulo, SP 1.210
Salvador, BA 149
Curitiba, PR 118
Os municípios que possuem maior e menor número de empresas por Km² são:
São Caetano do Sul, SP 27 empresas, 1,75 por km²
Pinhais, PR 04 empresas, 0,07 por km²
Os municípios que possuem maior e menor número de habitantes por empresa:
Maracanaú, CE 230.986
Jenipapo de Minas, MG: 229
Porte das empresas
As micro e pequenas empresas representam 55% das empresas de serviço de parteira do país.
Fonte: Sebrae
Microempresa (ME): 46%
Sem fins lucrativos (SFL): 17%
Média e grande empresa (MGE): 17%
Empresas de pequeno porte (EPP): 09%
Governamentais (GOV): 09%
Abertura
No Brasil, tanto as doulas como as parteiras enfrentam desafios em relação à sua regulamentação e aceitação no sistema de saúde. No entanto, existem organizações que trabalham para promover e proteger os direitos dessas profissionais, além de oferecer treinamentos e apoio às mulheres que desejam utilizar seus serviços.
Hoje em dia contamos com parteiras formadas através de cursos universitários, através de uma graduação que dura 4 anos e meio, ela aprende sobre a saúde da mulher, com ênfase na gestação, parto e puerpério.
A profissão de parteira é regulamentada pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e pela Lei do Exercício Profissional da Enfermagem. As parteiras devem possuir formação técnica em enfermagem ou em obstetrícia, além de registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) de sua região.
A doula não precisa, necessariamente, ser enfermeira. A maioria delas possui uma formação profissional anterior, como enfermagem ou fisioterapia, mas a ausência de uma formação na área da saúde não impede que uma mulher exerça essa profissão, desde que tenha feito o curso específico para doulas.
Existem algumas organizações que oferecem formação para doulas e estabelecem padrões de atuação para a profissão. A Associação Nacional de Doulas (ANDO) é uma dessas organizações e estabeleceu um código de ética e conduta para suas associadas.
No ano de 2022 foram abertas 260 empresas especializadas em partos humanizados no Brasil, o maior número dos últimos 09 anos.
Fonte: Sebrae
Muitas mulheres brasileiras optam por partos naturais, que podem ser realizados com o acompanhamento de uma parteira, em vez de uma intervenção médica, como uma cesariana.
Encerramento de empresas
No Brasil, apesar da demanda crescente, a atuação das doulas e parteiras ainda não é clara em suas atribuições e responsabilidades, o que pode gerar dúvidas e inseguranças em alguns casos.
Além disso, o acesso a esses serviços ainda é limitado para muitas mulheres devido a questões financeiras, uma vez que nem sempre é possível arcar com os custos das consultas e acompanhamentos privados.
A taxa de mortalidade é de 12,37%. Em 2022 foram encerradas 156 empresas o menor número dos últimos 05 anos. Confira a taxa dos últimos 5 anos, de acordo com o porte da empresa.
Fonte: Sebrae
Municípios com maior taxa de mortalidade:
Ouro Preto, MG: 300%
Campina Grande do Sul, PR: 150%
Novo Hamburgo, RS: 44,44%
Maturidade
A idade média das empresas é de 20 anos.
Fonte: Sebrae
O setor é considerado estabelecido no país, a maturidade é de 88,47%. Esses empreendimentos representam 60% que possuem mais de 3,5 anos de empresa. 07% são Empresas Iniciais (Entre 04 meses e 3,5 anos), 3% são Empresas Nascentes (0 a 03 meses)
Estados com maior e menor número de empresas estabelecidas:
Maior: Acre 100%
Menor: Rio Grande do Norte 33,10%
Municípios com maior número de empresas estabelecidas:
São Paulo, SP 753
Salvador, BA 71
Manaus, AM 21
Empregos
O mercado de trabalho para doulas e parteiras no Brasil vem crescendo nos últimos anos, em parte devido ao aumento da conscientização das mulheres sobre a importância do parto humanizado e do acompanhamento personalizado durante a gestação, parto e pós-parto.
O saldo de contratações em 2022 foi de 1.619 (saldo) novas vagas.
Contratações: 18.919
Demissões: 17.300
Desse saldo total, as Micro e Pequenas Empresas foram responsáveis por 14,1% das novas contratações, enquanto as Médio e Grande Empresas de 10,6%.
Fonte: Sebrae
Os maiores índices de contratações aconteceram nos meses de mês julho (1.869), junho (1.767) e maio (1.746). E para os números de demissões: junho (2.013), julho (1.523) e agosto (1.504). de 2022 apresentaram os maiores.
Saldo empregos
Fonte: Sebrae
Dados das contratações:
Mulheres: 79,80%
Homens: 20,20%
Trabalhadores portadores de deficiência: -0,56%
Trabalhadores em tempo parcial: 31,38%
Trabalhadores intermitentes (temporários): 1,24%
Escolaridade dos trabalhadores:
Ensino médio completo: 52%
Superior completo: 36%
Superior incompleto: 04%
Média salarial
Fontes: Sebrae
Gostou do texto? Está pensando em empreender?
Clique aqui! e fique por dentro de todos os dados.
Ao participar da comunidade você pode publique também seus conteúdos e suas ideias!
Sugira nos comentários uma atividade para podermos ajudá-lo!
Fontes: Sebrae