Olá, no Sebrae em dados dessa semana falaremos sobre o cultivo de frutas de lavouras.
Temos muitas novidades programadas para esse ano que se inicia! Que tal se inscrever gratuitamente na comunidade novos negócios para não perder nenhuma novidade?
No Brasil, a cultura de frutas de lavoura é ampla e variada, incluindo uma grande variedade de frutas tropicais e subtropicais. O país é o maior exportador de frutas tropicais do mundo, as variedades de frutas cultivadas incluem manga, laranja, acerola, goiaba, abacaxi, entre outras.
A diversidade climática e geográfica do país, favorece e permite a produção de frutas durante todo o ano.
Atualmente existem 6.145 empresas registrada no CNAE: 0133-4/99 Cultivo de frutas de lavoura permanente não especificadas anteriormente como atividade principal, e 16.421 empresas registradas como atividades complementar (CNAE secundário) sendo 765 filiais.
Fontes: Sebrae
A atividade está presente em 860 municípios como atividade principal registrados no Brasil.
Municípios com maior número de empresas de cultivo de frutas:
Valinhos, SP 671
Campinas, SP 358
Mogi das Cruzes, SP 191
Os municípios que possuem maior e menor número de empresas por Km² são:
Valinhos, SP 671 empresas, 4,53 por km²
Monte Claro, SC 01 empresas, 0,01 por km²
Os municípios que possuem maior e menor número de habitantes por empresa:
Uberlândia, MG 706.597
Irapuru, SP 152
Porte das empresas
As micro e pequenas empresas representam 07%
cultivo de frutas de lavouras do país.
Fontes: Sebrae
Média e grande empresa (MGE): 92%
Microempresa (ME): 06%
Empresas de pequeno porte (EPP): 01%
Sem fins lucrativos (SFL): 01%
Abertura
O cultivo de frutas no Brasil tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos. O aumento da demanda por alimentos saudáveis e o crescimento da população também contribuíram para o aumento da produção de frutas.
No ano de 2022 foram abertas 267 empresas de cultivo de frutas no país, em 2021 foram abertas 292.
Fontes: Sebrae
A indústria de frutas também está se desenvolvendo rapidamente, com a introdução de novas tecnologias de cultivo e logística que aumentam a eficiência e a qualidade da produção.
A demanda por frutas frescas e congeladas para exportação tem crescido ao longo dos anos, atraindo muitos agricultores para a produção de frutas. As frutas produzidas no Brasil são exportadas para muitos países, incluindo Europa, América do Norte e Ásia.
Encerramento de empresas
Nos últimos anos o cultivo de frutas enfrentou algumas dificuldades, devido a uma combinação de fatores, incluindo a variação climática, a falta de investimento em tecnologia, a baixa qualidade de sementes e mudas, a falta de assistência técnica e o aumento dos custos de produção.
A taxa de mortalidade é de 7,70%. Em 2022 foram encerradas 59 empresas. Confira a taxa dos últimos 5 anos, de acordo com o porte da empresa.
Fontes: Sebrae
A exportação de frutas também enfrenta desafios, como a competição de preços de outros países produtores, as barreiras técnicas e sanitárias dos países importadores, a variação da qualidade da produção e a sazonalidade da produção. Muitos produtores estão buscando soluções para melhorar sua produção e se tornarem mais competitivos. A tecnologia, a educação e o apoio governamental estão jogando um papel importante na superação dessas dificuldades.
Municípios com maior taxa de mortalidade:
Caxias do Sul, RS 125%
Petrolina, PE 44,83%
Elias Fausto, SP 26,09%
Maturidade
A idade média das empresas é de 11 anos.
Fontes: Sebrae
O setor é considerado estabelecido no país, a maturidade é de 84,61%. Esses empreendimentos representam 81% que possuem mais de 3,5 anos de empresa. 14% são Empresas Iniciais (Entre 04 meses e 3,5 anos), 03% são Empresas Nascentes (0 a 03 meses)
Estados com maior e menor número de empresas estabelecidas:
Maiores: SE, PB, MA e DF: 100%
Menor: MG 45,10%
Empregos
A produção de frutas de lavoura pode oferecer uma série de empregos, tanto na fase de cultivo quanto na pós-colheita.
Agricultor, técnico agrícola, engenheiro agrícola, gerente de fazenda, trabalhador agrícola, encarregado de pós-colheita e embalador são trabalhos comuns relacionados à produção de frutas.
Estes são apenas alguns exemplos dos empregos que podem estar disponíveis na produção de frutas de lavoura. É importante lembrar que as exigências e os requisitos para cada trabalho podem variar de acordo com a região e a escala da produção.
O saldo de contratações em 2022 foi de 88 (saldo) novas vagas.
Contratações: 9.835
Demissões: 9.747
Desse saldo total, as Micro e Pequenas Empresas foram responsáveis por 52% das novas contratações, enquanto as Médio e Grande Empresas de 47%.
Os maiores índices de contratações aconteceram nos meses de janeiro 2022 (1.214), agosto 2022 (1.060) e fevereiro 2022 (1.059). E para os números de demissões: março (1.147), dezembro (904) e junho (885). de 2022 apresentaram os maiores.
Dados das contratações:
Homens: 77,3%
Mulheres: 22,7%
Trabalhadores portadores de deficiência: 0,87%
Trabalhadores em tempo parcial: 0,23%
Trabalhadores intermitentes (temporários): 0,30%
Escolaridade dos trabalhadores:
Ensino médio completo: 47%
Ensino fundamental: 16%
Ensino fundamental completo: 13%
Média salarial
Fontes: Sebrae
A produção de frutas no Brasil tem sido uma importante fonte de renda econômica para muitas regiões do país, especialmente em relação à exportação.
Para garantir a qualidade e a continuidade da exportação de frutas, é importante para os agricultores investir em tecnologias de produção avançadas, bem como em programas de treinamento para melhorar as práticas agrícolas. Além disso, é importante desenvolver parcerias comerciais fortes com países importadores e estabelecer acordos de comércio justos para garantir que os agricultores brasileiros possam competir com sucesso no mercado internacional.
Gostou do texto? Está pensando em empreender?
Clique aqui! e fique por dentro de todos os dados.
Ao participar da comunidade você pode publique também seus conteúdos e suas ideias!
Sugira nos comentários uma atividade para podermos ajudá-lo!
Fontes: Sebrae