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Reinvente-se AGORA ou feche as portas

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Reinvente-se AGORA ou feche as portas
Criado em 16 NOV. 2021
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Não preciso iniciar este conteúdo falando sobre o atual cenário, sobre impactos que a COVID-19 vem causando nos negócios, no mundo e nas pessoas. Já estamos cansados de saber e sentindo na pele! Diariamente atendemos aqui no Sebrae, pequenos empresários em desespero, por não saber que caminho seguir, como continuar atendendo seus clientes e trazer o sustento para sua família.

Ansiedade? Medo do futuro? É normal. 
Caminhos? Começar a trabalhar com estratégias de Marketing Digital. 
Falando parece fácil né? Mas eu sei que não é. 

Em uma live realizada no Sebrae semana passada, sobre VENDAS durante a pandemia do coronavírus, alguém fez um comentário no chat, sinalizando que a live inteira se baseava em VENDAS ONLINE. Fiquei pensativa, pesquisei, li, acompanhei notícias... cheguei a conclusão de que: os empresários agora devem focar e investir nas VENDAS ONLINE, no MARKETING DIGITAL, no RELACIONAMENTO pelo WhatsApp.

Por que? Porque se você não reinventar seu negócio AGORA e manter suas vendas ativas, seu faturamento irá cair (mais do que já é esperado), você não conseguirá cumprir com seus custos fixos e consequentemente fechará as portas. Considerando o isolamento social, sugerido pela Organização Mundial da Saúde, o Marketing Digital (vendas online) é sim, o único caminho a ser seguido neste momento. E é sobre este caminho, que iremos tratar ao longo deste conteúdo.

Mas o meu negócio não permite introduzir o Marketing Digital, eu presto serviço, o contato físico é uma premissa para que o meu trabalho aconteça. 

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Eu tenho lido e escutado muito esta frase quando falo sobre o DIGITAL. Por isso, elenquei algumas ações práticas, para você que presta serviço. 

Primeira alternativa: Atendimento remoto, à distância. Se não for possível... 

Segunda alternativa: reagendar os atendimentos para as próximas semanas. Criar voucher de descontos e promoções onde o cliente compra e paga agora e você presta o serviço depois. 

Terceira alternativa: Use o tempo ocioso para produzir conteúdo online. Grave um vídeo contando como vocês está lidando com a crise neste momento, quais soluções você encontrou e quais estratégias tem seguido. Escreva textos, publique nas redes sociais, publique aqui na Comunidade Sebrae. 

Quarta alternativa: Procure atender com hora marcada e tomando os devidos cuidados, muito álcool gel, máscara e luvas! Se o cliente estiver gripado ou com qualquer sintoma de mal estar, sugira a remarcação do atendimento. 

Antes de escolher alguma alternativa, é importante que você faça um mínimo planejamento financeiro, entendendo e organizando seus custos fixos e variáveis. Para saber mais, sobre gestão financeira em meio à crise, clique aqui.

Poor Money GIF - Poor Money Broke GIFs

Marketing Digital - faça agora e sobreviva!

Sim, faça agora e mantenha o coração da sua empresa batendo. 

Em resumo, o Marketing Digital é um conjunto de ações integradas a serem feitas através da internet, de forma online, para fortalecer uma marca, vender produtos e serviços, prospectar novos clientes e estreitar o relacionamento com aqueles que em algum momento já tiveram contato com a empresa.

   Ações práticas, você confere no vídeo a seguir, a resposta para as seguintes perguntas:

 Qualquer empresa, de qualquer segmento, pode fazer Marketing Digital? Conseguem implementar essa estratégia no seu negócio?

 Como os pequenos negócios, podem aproveitar esse atual cenário a seu favor? Como identificar a oportunidade para crescer?

 Como ficam, neste cenário atual, as empresas que prestam serviços?

 Quais são as estratégias que os pequenos empreendedores podem e devem implementar nesse momento?

 Como o microempreendedor vai se destacar em meio a tanta informação, divulgação de vários segmentos e com concorrentes muito maiores que ele?

 Qual é o melhor canal para iniciar as vendas on-line?

É possível executar sozinho esses tipos de estratégias?

 Sobre conteúdo, como eu vou me relacionar com meu público? Que tipo de conteúdos produzir?

 Como as pessoas podem se programar e qual a periodicidade, a frequência com que devemos postar conteúdo?

 Tem muitos profissionais em Home Office hoje. Qual será a rede social que essas pessoas estão recebendo informações? Onde estão ativos?

 É conveniente postar o mesmo conteúdo do Storie no Feed do Instagram? Se não, como fazemos para relacionar esses dois conteúdos?

As perguntas e respostas no vídeo seguem a ordem sequencial citada acima.
 

Se a empresa hoje não tem presença digital, ela simplesmente não existe!

Já pensou? 
 

Além da pauta acima, demos dicas práticas de marketing digital por segmento, confira: 

  • Restaurantes
    É uma das categorias mais afetadas, o plano é ter um canal on-line (landing page, mini site), cardápio digital, forma de entrega on-line e Delivery para continuar atendendo seus consumidores. Um ponto importante é as pessoas se engajarem para consumir dos negócios locais.
     
  • PetShop
    A ideia do voucher é super aplicável, se você perceber que a demanda está caindo, flexibilize valores para fazer caixa. E o PetShop conversa muito com o Google.
     
  • Lojas de roupa/vestuário
    Uma das mais afetadas também, para esse segmento as redes sociais é o principal canal. Explore muito storie para falar dos produtos, dê a opção ao cliente para selecionar os produtos e levar até o mesmo para experimentar. Mesmo com o fluxo de vendas menor, continue on-line, pense em estratégias e mantenha-se ativo nas redes sociais. Esse período vai passar, então mantenha o relacionamento com seus clientes.
     
  • Materiais de construção
    Precisa entender em quais produtos podemos focar agora. Por exemplo; relacionado a construção (tijolo, cimento) não seria o momento. A categoria iluminação, pode direcionar sua comunicação para esses produtos, onde as pessoas estão mais casa. Dentro do seu Business são essenciais, e fazer alguma promoção, combinar estratégias especificas e focar em alguns produtos necessários.
     
  • Turismo
    Extremamente afetado. A opção é a venda antecipada, alguma promoção. Gerar o senso de urgência no consumidor e fazer caixa.
    E a plataforma principal é o Google, que conversa mais com o segmento, mas também, manter as redes sociais que conversam muito com o público, pois trabalha mais o visual.
     
  • Salão de beleza
    Esse é o tipo de business que é mais presencial, a ideia do voucher é a principal ou de alguma forma flexibilizar a opção de ir até o cliente. Tem a opção de plataforma de agendamento on-line, onde você consegue fazer o serviço ofertado com agendamento prévio.

Bom, minha mensagem principal com esse texto, é conscientizar os empresários de que é necessário ao menos TENTAR implementar algumas ações de marketing digital. É uma questão de sobrevivência! Pode parecer complicado mas, pequenas ações podem ser favoráveis. 

Se tiver alguma dúvida, se discordar de algo que escrevi acima, deixe um comentário aqui, que falaremos a respeito. 

Indicações de leitura complementares para que você entenda e possa fazer marketing digital, é só clicar em cima do título para ler:

Marketing Digital, ou você adere ou você fica para trás!

Conheça alguns termos do Marketing digital

Como escolher uma agência de Marketing Digital?

Stories do Instagram: o que postar?

Espero que este conteúdo tenha sido útil, de alguma forma, para você e sua empresa. Se precisar de algo, me aciona.

Paz Falou Tchau GIF - Peace PeaceOut Bye GIFs

Um abraço,
Bianca Becker.

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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