Simone Biles, ginasta norte-americana, decidiu não disputar a prova individual geral e a prova por equipes da Ginástica Artística nas Olimpíadas, deixando para traz o sonho olímpico para se colocar à frente de qualquer conquista, não subiu ao pódio em Tóquio, mas reinou no pódio da vida e nos ensinou que nenhum esforço é válido quando gera desgastes à sua saúde mental.
Bárbara, goleira da seleção brasileira de futebol, tem sido duramente atacada por seu tipo físico, gerando comentários de que isso pode afetar o desempenho da equipe e tem retrucado as críticas nas redes sociais.
Duas situações, duas pessoas autogerenciando suas emoções, duas posturas diferentes e você deve estar se perguntando, qual a relação entre as atletas e os profissionais em uma empresa? Eu afirmo ter total relação.
Enquanto Simone renunciou a uma medalha olímpica e tudo que ela poderia conquistar por tabela, você nesse exato momento está assumindo mais uma tarefa em meio a tantas que já possui provavelmente por não saber dizer não, desejar aprovação, ter dificuldade de reconhecer seus limites ou mesmo está pilotando a sua própria vida no modo automático. E certamente experimenta momentos de angústia, cansaço, estresse, dúvidas, medo de não dar conta, ansiedade ou mesmo estar adoecendo emocionalmente.
Pare e reflita, muitas vezes o excesso de trabalho não é fruto de imposição, mas de escolhas pouco assertivas. Se priorize, nenhum esforço é válido quando gera desgastes à sua saúde mental.
Em momentos decisivos, Bárbaras se tornam perceptíveis, é o profissional que prepara seus relatórios, uma apresentação, que tem prazo para analisar um documento ou que está executando um processo importante e que em meio a isso recebe cobranças, críticas ou mesmo ironias no trabalho e acaba retrucando.
Não dê ouvidos, invista energia e foco nos seus objetivos, é a tal da inteligência emocional em ação e da capacidade de distinguir o que e quem nos agrega ou não. Chegar todos os dias no seu local de trabalho é como ir as Olimpíadas, você está nele por mérito pessoal, consequência do seu esforço e profissionalismo, então não deixe que os outros afetem o seu trabalho e o seu emocional.