Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Se conhecer para explorar seu potencial

avatar IZAMARA VANESSA CARNIATTO
Izamara Vanessa Carniattofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Se conhecer para explorar seu potencial
Criado em 28 SET. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Ontem, 24/10, realizamos o segundo webinar da série: Pensando cenários e perspectivas para produtores criativos no turismo. Destinado a empreendedores que produzem souvenirs, artesanato e produtos típicos com foco no turista.

Neste encontro partimos do conceito de que é preciso se conhecer para explorar ao máximo o seu potencial, ampliando as formas de atuação e interação no mercado.

O momento atual nos colocou diante de muitos desafios e para planejarmos o futuro próximo precisamos compreender: por um lado, as tendências de consumo e as mudanças de comportamento das pessoas (tema do webinar da semana passada), e por outro,  aquilo que temos de especial, nossas habilidades, conhecimentos e experiências, que são as características que nos fazem únicos.

Unindo esses dois universos, o contexto externo e os recursos individuais,  conseguimos visualizar as oportunidades e traçar um plano de ação.

Os principais temas abordados, de forma resumida, foram:

  • Para artesãos e produtores criativos que atuam de forma individual a identidade do negócio, se confundo com a identidade do próprio profissional;
  • Para se comunicar de forma verdadeira com seus clientes é preciso antes compreender qual seu propósito, ou seja, porque você faz o que vc faz?
  • Definir seu propósito, além de te ajudar a planejar seu negócio te ajuda também a ter uma motivação clara para não desistir e superar qualquer crise;
  • Seu propósito, ou seu por quê, deve ser o ponto de partida da sua comunicação, pois como você faz e o que você faz, não te diferencia num mercado tão concorrido.
  • Definir um propósito exige um tempo e uma dedicação, enquanto isso não for claro pra você, tente ter ao menos objetivos bem definidos.
  • Para te ajudar a se entender você pode realizar testes de comportamento, perguntar sobre suas características para outras pessoa, entre outras ferramentas.
  • Saber sobre si mesmo também vai te ajudar a entender quais características suas, sãos as que te conectam com os seus clientes.
  • Tendo seus recursos pessoais mapeados você melhora sua comunicação com o cliente e também percebe que podem haver muitas formas de buscar seu propósito.

No próximo webinar, dia 01/10, o tema será a Criatividade!

avatar IZAMARA VANESSA CARNIATTO
Izamara Vanessa Carniatto
favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1275 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?