Ontem, 24/10, realizamos o segundo webinar da série: Pensando cenários e perspectivas para produtores criativos no turismo. Destinado a empreendedores que produzem souvenirs, artesanato e produtos típicos com foco no turista.
Neste encontro partimos do conceito de que é preciso se conhecer para explorar ao máximo o seu potencial, ampliando as formas de atuação e interação no mercado.
O momento atual nos colocou diante de muitos desafios e para planejarmos o futuro próximo precisamos compreender: por um lado, as tendências de consumo e as mudanças de comportamento das pessoas (tema do webinar da semana passada), e por outro, aquilo que temos de especial, nossas habilidades, conhecimentos e experiências, que são as características que nos fazem únicos.
Unindo esses dois universos, o contexto externo e os recursos individuais, conseguimos visualizar as oportunidades e traçar um plano de ação.
Os principais temas abordados, de forma resumida, foram:
- Para artesãos e produtores criativos que atuam de forma individual a identidade do negócio, se confundo com a identidade do próprio profissional;
- Para se comunicar de forma verdadeira com seus clientes é preciso antes compreender qual seu propósito, ou seja, porque você faz o que vc faz?
- Definir seu propósito, além de te ajudar a planejar seu negócio te ajuda também a ter uma motivação clara para não desistir e superar qualquer crise;
- Seu propósito, ou seu por quê, deve ser o ponto de partida da sua comunicação, pois como você faz e o que você faz, não te diferencia num mercado tão concorrido.
- Definir um propósito exige um tempo e uma dedicação, enquanto isso não for claro pra você, tente ter ao menos objetivos bem definidos.
- Para te ajudar a se entender você pode realizar testes de comportamento, perguntar sobre suas características para outras pessoa, entre outras ferramentas.
- Saber sobre si mesmo também vai te ajudar a entender quais características suas, sãos as que te conectam com os seus clientes.
- Tendo seus recursos pessoais mapeados você melhora sua comunicação com o cliente e também percebe que podem haver muitas formas de buscar seu propósito.
No próximo webinar, dia 01/10, o tema será a Criatividade!