Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Saúde Mental: qual o dia da sua?

avatar EDINILSON JOSE SLABEI
Edinilson Jose Slabeifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Saúde Mental: qual o dia da sua?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 13 OUT. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Dia 10 de outubro é dia da Saúde Mental. E eu quero te perguntar, qual o dia da sua saúde mental? Talvez hoje no dia a dia, na correria, na agenda lotada, você nem tenha tempo para olhar e cuidar verdadeiramente de você mesmo e o seu dia seja somente quando tudo estourar. Eu sei que você pensa que é normal viver na sociedade acelerada, que até os áudios do WhatsApp podem ser acelerados na velocidade 2x, e eu te pergunto, para que? Para enriquecer mais? Conquistar mais? Ter mais tempo? Para que?

Talvez você me diga, se eu acelerar e fazer mais coisas eu conquisto mais, mas eu ouso te perguntar. Você tem conquistado mais o que? Talvez mais trabalho, mais estresse, mais ansiedade, mais ocupação de tempo, mais angústia, mais insatisfação, mais infelicidade, mais vazio e mais um monte de coisas. Nessa correria danada, eu tenho certeza de que além de todos esses mais citados anteriormente, você também tem conquistado menos. Menos tempo para você e para sua família, menos saúde, menos tempo de vida, menos energia, menos vitalidade, menos clareza e no final de tudo vai perceber que menos resultados realmente conectados com a sua essência.

Tenho ajudado muitas pessoas a saírem da síndrome da normalidade da ansiedade, estresse, depressão, burnout e outras disfunções mentais e vejo o quanto é impregnado pela sociedade que viver nesse estado é normal. Muitos trazem para sua identidade, - dizendo: Eu sou ansioso, eu sou ... - deformando a sua essência e acreditando que a fase que eles vivem é a definição ideal para carregarem consigo mesmo. Sabe, todas essas disfunções podem ser vistas nos seus colegas, amigos, cônjuges, desconhecidos e em você, porque é tomado como normalidade, mas no final das contas, isso tudo é somente algo comum atualmente, algo que é tolerado e aceito como possibilidade.

E como sair do excesso de pensamentos, prisão no passado, medo do futuro, excesso do agora, sobrecarga de execução etc.? Tudo começa pela tomada de consciência de que o que você está passando é somente um estado, somente uma fase e que toda fase pode ser alterada desde que você faça novos movimentos na sua vida.

Talvez você esteja se questionando sobre como fazer novos movimentos. É muito mais simples do que você imagina, por isso, quero trazer uma ferramenta para você refletir com profundidade sobre você e sobre sua vida. Vamos a ferramenta:

  1. Pega uma folha em branco e divida ela em 4 quadrantes iguais (faz um + no centro dela);
  2. Numere esses quadrantes de 1 a 4;
  3. No primeiro quadrante você vai escrever tudo o que você ganha se comportando da forma que você está (pensamentos acelerados, ansiedade, estresse, depressão, medos etc.). Quero que você traga clareza sobre todos os ganhos em ter todos os comportamentos negativos que tomam conta de você no dia a dia;
  4. No segundo quadrante você vai escrever tudo que você perde se comportando da forma que está. Novamente, traga clareza de quais são as perdas que você tem e terá se continuar com essas disfunções negativas;
  5. No terceiro quadrante você vai escrever o que você realmente quer da sua vida a partir de agora. O que você quer conquistar, como você quer se sentir, onde você quer morar, metas que quer alcançar, lugares que quer conhecer, conexões que quer estabelecer, sonhos que você tem para sua família, como quer agir, quais comportamentos pretende ter etc. Aqui é o lugar onde você vai definir a versão que você quer adotar e já é a sua essência.
  6. No quarto quadrante você vai escrever todos os motivos que te impulsionam a mudar. Liste todas as suas motivações, por ques e inspirações que te impulsionarão a transformar a sua forma de agir, pensar, falar, sentir, acreditar, se comportar e consequentemente os seus resultados;
  7. Por fim, em uma segunda folha escreva 10 ações que você vai fazer para transformar a sua situação atual a partir de hoje. Depois execute e acompanhe essas ações todos os dias.

Com esse exercício simples eu tenho certeza de que você começa a mudar a sua visão sobre você, sobre sua vida e sobre seus comportamentos neste momento. E para que isso se perpetue dentro de ti eu sempre sugiro para os meus clientes algumas coisas para intensificar esse processo de mudança: agradeça todos os momentos, medite, pratique exercício físico, coma bons alimentos, beba água, se relacione com pessoas positivas, faça parte de grupos de networking, faça mentorias, participe de treinamentos e imersões, mude sua ambiência, eleve a sua frequência e principalmente se autoconheça todos os dias da sua vida.

Se você ainda não me segue por aqui, te convido a seguir agora para acessar semanalmente artigos como esse e transformar seus resultados. 

Eu tenho certeza de que o seu processo de evolução não vai parar, e para potencializar ainda mais, envia esse artigo para uma pessoa próxima, que vai crescer junto com você.

avatar EDINILSON JOSE SLABEI
Edinilson Jose Slabei
Mentor de aceleração de crescimento profissional e liderança e especialista em performance sistêmica para construção de carreiras exponenciais. Meu propósito é construir e restaurar famílias e relacionamentos por meio do desenvolvimento de homens e mulheres como pais, cônjuges, profissionais e líderes de verdade para criar gerações mais fortes emocionalmente. Minha carreira profissional começou quando tinha 10 anos e comecei a aprender sobre liderança e pessoas trabalhando com meu pai na agricultura. Após a conclusão do curso técnico em logística e início da graduação em Engenharia de Produção, em 2017 comecei a atuar na indústria. Nessa jornada me apaixonei por mentalidade de crescimento, liderança, inteligência emocional e isso me fez em um ano na indústria, chegar ao cargo de supervisor e depois de 7 meses, assumir o cargo de gerente. Depois de 3 anos atuando na indústria, inconformado com muitas pessoas vivendo a insatisfação profissional e sem crescimento, decidi investir ainda mais em mim para ajudar profissionais e líderes quebrarem suas barreiras mentais. Certificações: Master Coaching Integral Sistêmico Practitioner em Programação Neurolinguística Analista de Perfil Comportamental Advanced Executive Coach Business Coach Coaching Financeiro Inteligência Emocional Mindfulnessfavorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4644 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis