Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Saúde mental no ambiente de trabalho

avatar JULIANA SOUZA PEREIRA
Juliana Souza Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt3
Saúde mental no ambiente de trabalho
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 19 ABR. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Nesse bate papo, que fez parte do evento Líderes em Movimento 2023, a Dra. Camila Magalhães e a Rosângela Angonese abordaram um assunto super relevante para todos os líderes: saúde mental no ambiente de trabalho.

É claro que buscar ambientes saudáveis para se trabalhar não é uma responsabilidade somente do líder, todos são parte fundamental na construção de ambientes favoráveis para o desenvolvimento do trabalho e dos profissionais envolvidos. Porém, nesse bate papo, trouxemos para esse viés do líder: como os líderes podem contribuir?

A Dra. Camila é médica psiquiatra, com doutorado pela FMUSP e pesquisadora no Núcleo de Epidemiologia. A Rosângela  é coordenadora estadual de liderança e cultura empreendedora do Sebrae PR e coautora do livro: O Fim da Liderança Tóxica nas Organizações. E essas duas profissionais inspiradoras compartilharam conosco suas diferentes experiências e trouxeram insights incríveis sobre essa questão, cada dia mais importante.

Nesse trecho exclusivo, que trouxemos aqui na comunidade, elas abordaram contexto social e dos números alarmantes que o Brasil atingiu em relação a problemas como: ansiedade, burnout e depressão e algumas das inúmeras causas para esse fenômeno, que é mundial.

Um dos destaques da conversa foi a importância do diálogo! Ter espaços de escuta ativa é uma das principais ferramentas para identificar na sua equipe ou organização possíveis problemas e também para oferecer ajuda, segundo a Dra. Camila. Parece algo simples, mas quanto do seu tempo você dedica para abrir esses espaços de conversa e acolhimento com a sua equipe?


Outra reflexão importante sobre o papel do líder na promoção de ambientes mais agradáveis passa pelo seu próprio comportamento, afinal a equipe é um reflexo do seu líder. O líder que se coloca no papel de invencível, vai demandar uma equipe invencível o que, muitas vezes, pode trazer diversos problemas e adoecer a equipe, como alerta a Rosângela.

Todos passam por ambientes de trabalho que transformam sua vida e a forma como se relacionam com suas funções. Queremos ouvir de você, conte pra nós aqui nos comentários, qual sua experiência com ambientes que geraram transformações positivas para as pessoas?


avatar JULIANA SOUZA PEREIRA
Juliana Souza Pereira
Gestão dos canais digital do Polo de Liderança Sebrae: Site Polo de Liderança Sebrae, Comunidade Polo de Liderança Sebrae, Comunidade Gestão de Pessoas e Liderançafavorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4618 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis