Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightEmpresas Inovadoraskeyboard_arrow_rightArtigos

Saúde mental e carreira: como diminuir a ansiedade no trabalho?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Saúde mental e carreira: como diminuir a ansiedade no trabalho?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 07 JUL. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Transtornos de ansiedade e depressão já são considerados epidemias em diversos lugares do mundo. Cidades grandes, como São Paulo, já possuem mais casos de depressão do que regiões em guerra, mostrando que o estresse e a pressão do dia a dia são prejudiciais para a saúde e a produtividade.


Afinal, cada vez mais, os RHs das empresas notam o afastamento de funcionários com burnout, um conjunto de sintomas causados pelo esgotamento mental.



Mas qual é a melhor forma de lidar com a ansiedade e outros problemas, em  meio ao mundo acelerado que enfrentamos hoje?


O estresse, as demandas incessantes e a alta exigência por resultados podem afetar a saúde mental de qualquer pessoa e interferir no desempenho profissional. Descubra aqui algumas dicas para diminuir a ansiedade.


Organize-se bem


  • Um dos principais motivos para a ansiedade no trabalho aparecer é por conta da sensação de estar sempre sobrecarregado de tarefas. Por isso, é muito importante buscar formas para se organizar melhor e estabelecer suas prioridades.

  • A principal dica para isso é usar uma lista de tarefas, com os prazos e o planejamento de quando cada coisa deve ser feita. Um plano mais claro e objetivo ajuda a se concentrar em uma coisa de cada vez, ajudando a reduzir a ansiedade que está relacionada às tarefas no trabalho.


Saiba como impor limites


  • Muitas vezes, a sobrecarga acontece porque as demandas aparecem constantemente. Nesses casos, utilize a sua organização para negociar melhores prazos ou reorganizar suas prioridades. Em algumas situações, algo que é anunciado como prioridade acaba ganhando um outro status, quando em comparação a outras tarefas.

  • Uma maneira de chegar a esse ponto é estabelecer os horários para o seu trabalho e respeitá-los. Especialmente no home office, não deixe que as suas tarefas invadam seu espaço de lazer, afinal essas atividades são muito importantes para o relaxamento e para conseguir recuperar as energias e o vigor da mente.


Cuide da sua saúde


  • Não deixe de, acima de tudo, priorizar a sua saúde. Busque por momentos de relaxamento, técnicas de respiração e meditação. Quando possível, pratique atividades físicas que ajudem a descarregar seu estresse e a focar mais em si mesmo.

  • A ansiedade no trabalho pode ser bastante nociva e gerar efeitos em longo prazo. Por isso, não deixe de se cuidar.


avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Empresas Inovadoras
Empresas Inovadoras
people 1491 participantes
Esse grupo busca apresentar, por meio da inovação, assuntos ligados ao crescimento das micro e pequenas empresas. Fortalecendo assim os ecossistemas de inovação do Brasil. Participe com a gente!
fixo
Em alta
Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
22 nov. 2023Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
Determine o futuro da sua empresa
27 jan. 2022Determine o futuro da sua empresa
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?