Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Saúde mental durante home office: dicas para manter a mente sã

avatar LUCAS WIDMAR PELISARI
Lucas Widmar Pelisarifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Saúde mental durante home office: dicas para manter a mente sã
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 18 JAN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Desde que a pandemia de Covid-19 começou a se espalhar pelo mundo no início de 2020, as empresas começaram a implementar políticas de trabalho em casa. Porém, como manter a saúde mental durante home office? 


Pode ser que você ainda não tenha parado para pensar sobre isso, mas trabalhar em casa pode afetar a saúde mental de diferentes maneiras. 


Depois de tantos meses trabalhando em casa e mantendo o isolamento social, muitas pessoas estão começando a sentir os efeitos do home office e estão preocupadas com a saúde. 


Isso faz com que a população procure por atendimento médico para verificar a saúde física e mental, seja através de um plano de saúde individual - ou empresarial - ou pelo atendimento público de saúde. 


Vale dizer que os funcionários que esperam retornar ao escritório em breve, ficarão desapontados com o que temos a dizer: muitas empresas estão migrando definitivamente ou, pelo menos, expandindo as suas políticas de trabalho remoto. 


Certamente, há muitos pontos positivos em trabalhar em casa: sem deslocamento, mais liberdade durante a jornada de trabalho e almoços saudáveis em casa, sem estresse no trânsito e muito mais. 


Mas o impacto sobre a saúde mental pode ser exaustivo: quem trabalha em casa tende a passar mais horas trabalhando, e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal pode diminuir rapidamente. 


Se você está trabalhando em casa, continue a leitura e confira algumas dicas que separamos para manter a saúde mental durante home office! 


Dicas para cuidar da saúde mental ao trabalhar em casa


Por mais que algumas empresas não tenham implementado políticas de home office, não tem como negar que a tendência é que cada vez mais empresas migrem para esta opção.


Afinal de contas, estamos vendo grandes empresas oferecendo a opção de trabalho remoto para os seus funcionários. Inclusive, 84% das empresas no Brasil acreditam que o home office será definitivo


Com isso, mais do que nunca precisamos cuidar da nossa saúde mental. Para te ajudar, aqui está uma lista com algumas dicas importantes para te ajudar a se manter sã, e a criatividade e a inovação em alta durante o home office. 


1. Estruture o seu dia


Criar uma estrutura para o dia de trabalho é o passo mais básico para uma boa saúde mental ao trabalhar em casa. 


Quando alguém trabalha em um escritório, estabelece uma rotina: tomar banho antes do trabalho, se vestir, onde parar para tomar um café ou mesmo o trajeto que dirige até o escritório. 


Agora que sua casa se tornou seu escritório, também é importante definir o seu dia. Identifique os horários de início e término e quando você almoçará. 


Trocar de roupa todos os dias após o trabalho, ou mesmo garantir que você tome banho todas as manhãs antes de começar a trabalhar, pode ajudar a definir limites claros para o dia e ajudá-lo a se soltar e recarregar quando não estiver trabalhando.


2. Defina o seu espaço de trabalho


Mesmo se você estiver trabalhando em casa, ainda é importante ir para o escritório todos os dias. 


Configure um espaço dedicado em sua casa para o trabalho e limite seus esforços a esse espaço a cada dia. 


Você estará mais focado quando estiver trabalhando e será mais fácil estar em casa no final do trabalho - mesmo no menor dos apartamentos ou casas.


3. Faça exercícios físicos


Uma corrida, caminhada ou ida à academia traz benefícios físicos óbvios, mas os exercícios diários também podem ter um impacto significativo em sua saúde mental.


O exercício reduz o estresse, alivia os sintomas de depressão e melhora seu raciocínio e aprendizado. Encontre uma maneira de se exercitar todos os dias - principalmente se for ao ar livre.


4. Crie interação social


É fácil dar por garantidas as pequenas interações diárias que você tem com colegas de trabalho - até que você não as tenha mais. 


Os relacionamentos que você tem com outras pessoas aumentam seu senso de pertencimento, aumentam a felicidade e o ajudam a enfrentar as adversidades. 


As amizades que se formam naturalmente no local de trabalho físico podem exigir mais esforço quando se trabalha em casa. 


Certifique-se de investir tempo em ficar conectado com amigos ou colegas de trabalho, tanto quanto possível, para se manter no espaço certo mentalmente.


5. Limite o tempo em frente a tela


A maioria dos trabalhos caseiros exige muito tempo na frente da tela do computador. O preço que um estilo de vida sedentário e um longo tempo de tela cobram em seu corpo é mais do que apenas físico. 


Pesquisadores de Harvard relacionaram muito tempo de tela com sono insatisfatório, diminuição da criatividade e dificuldade para dormir. 


Encontre maneiras de reduzir o seu tempo na frente do computador, especialmente nas horas vagas, se você passa o dia todo grudado na tela para trabalhar.


Conclusão

Trabalhar em casa pode ter muitas vantagens, promove estratégias inovadoras, mas ignorar os desafios que isso cria para a saúde mental pode definitivamente te prejudicar. 


Adotar um acordo de trabalho em casa como uma forma não apenas de ser produtivo com segurança, mas de melhorar sua própria saúde mental, pode te ajudar a obter o máximo de cada dia de trabalho.


Além das dicas que citamos acima, também procure pela ajuda de um profissional. Dessa forma, você terá certeza de que está fazendo o possível para manter a sua saúde mental durante o home office. 

avatar LUCAS WIDMAR PELISARI
Lucas Widmar Pelisari
favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1318 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios