Na semana passada eu participei de um evento intitulado Fórum Inova Sampa, onde diversos profissionais do mercado da beleza se encontraram, juntamente com autoridades, na Assembleia Legislativa de São Paulo para discutir pontos importantes no mercado da beleza, como a formação dos profissionais.
Um dos pontos mais importantes foi a fala do Prof. Carlos Oristanio, coordenador do curso de estética e cosmética da Universidade Cruzeiro do Sul, quando falou sobre a urgente necessidade de uma regulamentação das profissões do mercado.
Para uma pessoa se tornar um médico, ele precisa fazer a faculdade de medicina, fazer residência médica e ainda ter o CRM registro no Conselho Regional de Medicina. Se um médico errar em um diagnóstico ou em uma cirurgia, ele é responsabilizado e pode até perder a autorização de atuar profissionalmente.
Um cabeleireiro para atuar no Brasil não precisa de curso nenhum! E se errar em um corte, uma química não é responsabilizado por ninguém!
Você pode até questionar essa comparação, dizendo que as consequências dos erros são diferentes. Eu posso lhe afirmar não é bem assim! Uma mulher com problemas em sua autoestima, se sofrer algum dano em sua imagem por um cabeleireiro poderá ter sérias consequências sim! Eu já vi mulheres entrarem em depressão por problemas gerados por uma química mal feita.
E por que estou falando tudo isso com você aqui, nessa coluna?
Porque você gestor precisa começar a mudar o seu mindset, mudar a sua mentalidade, a sua forma de ver o seu negócio.
Salão de Beleza é uma empresa! Eu já falo essa frase há mais de 10 anos e sempre vou afirmar. Precisamos, como gestores, assumir essa responsabilidade e olhar realmente para nossos negócios, como empresas, com toda a seriedade que isso necessita.
Mesmo que seja com apenas um ou dois profissionais, você precisa estruturar sua empresa da melhor forma possível.
Você vai precisar fazer planejamento para poder crescer, precisa sim ter uma legalização de sua empresa, cumprindo todas as normas previstas e registrando sua empresa.
Um dos documentos que sempre chamo a atenção dos gestores por sua necessidade é o Manual de Rotinas e Procedimentos. A ANVISA já indica que todo Salão de Beleza precisa de um. Nesse documento deverão estar descritos como devem ser todos os processos dentro da sua empresa.
Para ser respeitado, você precisa respeitar! Para ser levado à sério, você precisa levar a sério também! Para ser uma empresa, você precisa ter regras e respeitar as regras. Mude agora mesmo a sua forma de pensar se quiser realmente crescer nesse mercado!
Eu estou aqui pra te ajudar!
Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Educadora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Empresas no Mercado da Beleza
Apaixonada pelo mundo da beleza