Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Salão de Beleza é uma empresa!

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganellifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Salão de Beleza é uma empresa!
Criado em 24 FEV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Essa frase mexe com muitos proprietários e gestores de salão e às vezes é difícil de entender. Mas vamos lá, eu não canso de afirmar que “Salão de Beleza é uma empresa sim e precisa ser administrada como tal”.

Historicamente, observamos no decorrer dos anos que Salões de Beleza nasceram no fundo do quintal de casa, na garagem, em um cantinho da sala e está tudo bem começar assim. Conheço lindas histórias de profissionais que começaram a atender assim, de forma simples e muitas vezes precárias e que cresceram muito!

O problema não é começar assim, mas achar que pode continuar assim, de forma precária, informal, sem uma estrutura para o crescimento.

Em mais de 15 anos em sala de aula, eu sempre brinquei que – se a mãe do gerente do banco, chegar na agência às 18h30 e exigir que abram a agência para ela, ninguém vai abrir! Ela não faz o que ela quer no banco, só porque é mãe do gerente! Então porque a mãe do dono do salão, ou a mãe do cabeleireiro faz o que quer no salão? Ou por que a sua cliente ou até mesmo o seu profissional fazem o que querem?

Uma empresa tem regras que precisam ser claras e serem seguidas. Assim também é sua empresa – seu salão! Você precisa definir as regras e todos precisam segui-las para o bom funcionamento.

Se você não tiver em seu Salão a mesma gestão de uma empresa, irá enfrentar sérios problemas e poderá até ir à falência. Por exemplo: Organização – Se você esquecer de pagar a conta de luz da sua casa, ela será cortada. Aí você vai lá, paga e ela é religada. Quais são as consequências – no máximo você pode perder alguma comida que esteja na geladeira.

Mas, e se você esquecer de pagar a conta de luz do seu salão simplesmente porque não se organizou e esqueceu? Terá também que pagar e pedir para religar, mas as consequências são bem piores – a imagem da sua empresa ficará manchada perante os profissionais e principalmente – perante seus clientes. Já pensou em não poder atender ou até perder cliente simplesmente porque foi desorganizada e esqueceu de pagar uma conta?

Pois isso, infelizmente, acontece com mais frequência do que você imagina!

Uma mais maiores reclamações que ouço dos gestores e donos de salão de beleza é que os profissionais não levam o trabalho a sério. 

E você, leva a sério o seu negócio? A equipe é um reflexo do gestor, do líder.

E como começar então?

O primeiro passo é mudar essa mentalidade, é olhar para o seu salão como uma empresa. Gestor e profissional, vocês tem nas mãos, um negócio!

O segundo passo é fazer o planejamento, arrumar a casa e dedicar tempo na gestão desse negócio. Trabalhando de forma séria e objetiva, te trará sucesso! E me seguindo, você terá todos os dias, dicas práticas para essa gestão.

 

Profa. Ms. Giovana Quini

Consultora, Coach e Palestrante.

Especialista e Apaixonada pelo mundo da beleza

Professora Universitária na área de Gestão Empresarial

www.giovanaquini.com.br

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganelli
Com mais de 30 anos de experiência em gestão empresarial, me especializei nos últimos 15 anos na área da saúde, beleza e bem-estar. Atuo como palestrante e mentora, ajudando profissionais a se transformarem em Empresárias da Beleza.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3845 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?