Essa
frase mexe com muitos proprietários e gestores de salão e às vezes é difícil de
entender. Mas vamos lá, eu não canso de afirmar que “Salão de Beleza é uma
empresa sim e precisa ser administrada como tal”.
Historicamente, observamos no decorrer dos anos que Salões de Beleza nasceram no fundo do quintal de casa, na garagem, em um cantinho da sala e está tudo bem começar assim. Conheço lindas histórias de profissionais que começaram a atender assim, de forma simples e muitas vezes precárias e que cresceram muito!
O problema não é começar assim, mas achar que pode continuar assim, de forma precária, informal, sem uma estrutura para o crescimento.
Em mais de 15 anos em sala de aula, eu sempre brinquei que – se a mãe do gerente do banco, chegar na agência às 18h30 e exigir que abram a agência para ela, ninguém vai abrir! Ela não faz o que ela quer no banco, só porque é mãe do gerente! Então porque a mãe do dono do salão, ou a mãe do cabeleireiro faz o que quer no salão? Ou por que a sua cliente ou até mesmo o seu profissional fazem o que querem?
Uma empresa tem regras que precisam ser claras e serem seguidas. Assim também é sua empresa – seu salão! Você precisa definir as regras e todos precisam segui-las para o bom funcionamento.
Se você não tiver em seu Salão a mesma gestão de uma empresa, irá enfrentar sérios problemas e poderá até ir à falência. Por exemplo: Organização – Se você esquecer de pagar a conta de luz da sua casa, ela será cortada. Aí você vai lá, paga e ela é religada. Quais são as consequências – no máximo você pode perder alguma comida que esteja na geladeira.
Mas, e se você esquecer de pagar a conta de luz do seu salão simplesmente porque não se organizou e esqueceu? Terá também que pagar e pedir para religar, mas as consequências são bem piores – a imagem da sua empresa ficará manchada perante os profissionais e principalmente – perante seus clientes. Já pensou em não poder atender ou até perder cliente simplesmente porque foi desorganizada e esqueceu de pagar uma conta?
Pois isso, infelizmente, acontece com mais frequência do que você imagina!
Uma mais maiores reclamações que ouço dos gestores e donos de salão de beleza é que os profissionais não levam o trabalho a sério.
E você, leva a sério o seu negócio? A equipe é um reflexo do gestor, do líder.
E como começar então?
O primeiro passo é mudar essa mentalidade, é olhar para o seu salão como uma empresa. Gestor e profissional, vocês tem nas mãos, um negócio!
O segundo passo é fazer o planejamento, arrumar a casa e dedicar tempo na gestão desse negócio. Trabalhando de forma séria e objetiva, te trará sucesso! E me seguindo, você terá todos os dias, dicas práticas para essa gestão.
Profa. Ms. Giovana Quini
Consultora, Coach e Palestrante.
Especialista e Apaixonada pelo mundo da beleza
Professora Universitária na área de Gestão Empresarial