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Saiba por que vale a pena ter um e-commerce

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Saiba por que vale a pena ter um e-commerce
Criado em 30 ABR. 2021
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E-commerce entrou ainda maior em 2021

A pandemia trouxe diversos desafios, mas também escancarou um universo de possibilidades: a internet. Independentemente do segmento e do tamanho da loja, é possível encontrar um grande público na internet e vender - mesmo com distanciamento social e estabelecimentos fechados. 

Diante disso, será que vale a pena ter presença digital? Neste artigo, você verá que sim e dicas de como fazer essa transição. Confira!

 

Motivos para ter uma loja virtual

A presença digital pode ser considerada por qualquer negócio. Isso não significa que ela irá substituir as lojas físicas. Na verdade, o e-commerce pode servir como um complemento do faturamento. Veja quais são as vantagens de abrir uma loja virtual:

 

Cresce o número de vendas on-line

Já fazia algum tempo que as vendas on-line cresciam aqui e em outros países. Porém, a pandemia acelerou esse crescimento. De acordo com pesquisa da Ebit/Nielsen, publicada no E-commerce Brasil, o 1º semestre de 2020 registrou um aumento de 47% nas compras pela internet. É a maior alta em 20 anos. 

Então, se a realidade está mudando, por que não acompanhá-la? Estar onde o público está é o mínimo para obter o sucesso que almeja. 


 

Imagem:  Pexels

 

Seus concorrentes estão lá 

Outro motivo para ter uma loja virtual é que os seus concorrentes podem estar lá. Então, você pode estar perdendo um espaço importante, sendo que poderia estar vendendo muito mais. 

Até mesmo comércios mais tradicionais estão se adequando para ter presença na internet. Esse é o caso das Lojas Cem que, até o momento, só vendem os produtos presencialmente. No entanto, já faz algum tempo que a rede varejista anuncia as promoções no Portal Folhetos - site referência na divulgação de ofertas - além de manter uma página institucional. 

No ano passado, a empresa comprou um sistema de gestão tecnológica. Segundo dados da própria Lojas Cem, a expectativa é que em breve ela entre para o mercado digital - assim como Magazine Luiza, Via Varejo e outros concorrentes. 


É fácil montar uma loja on-line?

Engana-se quem acredita que montar uma loja on-line é tão ou mais difícil do que abrir um estabelecimento físico. Atualmente, existem plataformas pré-montadas, em que basta adicionar as informações e produtos. 

Mesmo quando é necessário contratar um desenvolvedor para o site, não é algo complicado como parece. Sem contar que o custo de um e-commerce é baixo, e pode ser logo compensado com as primeiras vendas. 


Como migrar o negócio para a internet?

Existem alguns passos que você pode seguir se desejar migrar seu negócio para a internet. Confira quais são eles: 

  • leia o Decreto nº 7.962 que é a lei refere aos comércios eletrônicos. Entre as regras estão as informações que precisam estar claras no site, incluindo o resumo da compra antes da realização do pagamento;

  • registre o seu domínio, ou seja, o endereço da sua loja virtual. Isso pode ser o nome da marca mais uma palavra-chave, como: LojaFantini;

  • escolha um bom servidor, isso é, uma plataforma para hospedar o seu negócio. O sistema deve ser fácil de usar, seguro e, se possível, não ter limite de tráfego;

  • configure a sua loja virtual: esta é a fase em que você precisa colocar a mão na massa para tornar o seu negócio digital real. Observe quais são os recursos disponíveis e tudo o que você pode fazer para melhorar a experiência dos visitantes, incluindo oferecer várias opções de pagamento;

  • considere a logística: como você pretende entregar os produtos? A logística é determinante para garantir que um e-commerce terá ou não sucesso. Por isso, é importante avaliar com cuidado fornecedores, estoque, etc;

  • divulgue: depois que tudo estiver pronto, é hora de pensar na divulgação. Afinal, o seu público precisa saber o que você está oferecendo. Nesse sentido, vale contratar mídia paga, postar nas redes sociais e adotar outras técnicas de marketing digital. 

Neste artigo, você viu que o mercado digital possui muitas oportunidades para vender. Mesmo quem já tem um negócio pode se beneficiar desse cenário para aumentar o público e lucrar ainda mais. Até porque, as compras digitais estão batendo recordes. 

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