Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Saiba o que é marketplace e quais são suas características.

avatar LUCAS FERNANDO DA SILVA
Lucas Fernando Da Silvafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Saiba o que é marketplace e quais são suas características.
Criado em 09 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Os marketplaces funcionam como se fossem Shopping Centers virtuais. No qual diversas marcas e lojas podem ser encontradas dentro de um único site na internet. Esse modelo de negócios surgiu no Brasil em 2012 e vem crescendo a cada ano. Seu conceito facilita a procura pelo melhor produto e melhores condições de preços.

Essa é uma ótima forma de aumentar os canais de venda de uma empresa. O que consequentemente acaba aumentando sua receita. Leia este artigo até o final para entender exatamente como os marketplaces funcionam e se a sua empresa deve ou não fazer parte de um.

Como funcionam?

Para o consumidor as compras são feitas de maneira muito semelhante a um e-commerce tradicional. A diferença está no processamento do pedido e a entrega do produto, que fica sob responsabilidade da empresa que de fato está ofertando. 

Se para o consumidor a diferença é mínima, para o lojista existem diversos procedimentos que devem ser feitos antes de iniciar as vendas dentro de um marketplace. Primeiramente é necessário fazer o cadastramento da empresa e de seus produtos dentro da plataforma.

Todo o processo de venda é feito dentro do marketplace, até mesmo o pagamento do cliente. Assim que a compra estiver efetivada o lojista recebe o pedido e deve despachar os produtos vendidos.

Quais são os principais marketplaces no Brasil?

Veja agora quais são os principais marketplaces do Brasil e suas características.

- B2W: Este é um grupo que possui 3 marketplaces (Americanas.com, Shoptime e Submarino). A taxa cobrada por cada venda é a partir de 16%. Esse valor varia de acordo com a categoria do produto. O pagamento do cliente só é liberado ao lojista após 15 dias do envio da mercadoria.

Importante ressaltar que o grupo possui mais de 60 milhões de busca por mês, ou seja, milhões de pessoas transitando todos os dias dentro de um site com diversas lojas.

- Mercado Livre: O Mercado Livre também é um marktplace, porém cada produto cadastrado é chamado de anúncio. Existem três tipos de anúncio:

1. Anúncio Gratuito: Fica no ar por 60 dias.

2. Anúncio Clássico: Fica permanentemente no ar, tem o alcance um pouco maior do que o anúncio gratuito e possui uma taxa de 10% sobre o valor do produto.

3. Anúncio Premium: permanece disponível por tempo indeterminado, possui maior visibilidade e uma taxa de 16% sobre cada venda. Esse anúncio também permite que o comprador parcele o pagamento.

O pagamento é feito dois dias após o recebimento do produto na casa do comprador.

- GFG (Global Fashion Group): Este grupo é propriotário de três grandes marketplaces (Dafiti, Kanui e Tricae). Estão presentes em 24 países e possuem 9.000 colaboradores. Trata-se de uma gigante mundial em marketplace. É possível criar e customizar sua própria loja dentro do site, existem diversas formas de pagamento, etc.

Principais vantagens de estar em um marktplace?

Após saber como funcionam e quais são os principais marketplaces do Brasil, vamos listar algumas das principais vantagens em vender dentro desses Shopping Centers.

Baixo investimento: Toda a estrutura já está criada, basta cadastrar seus produtos e começar a vender, sem grandes investimentos financeiros.

Um novo canal de vendas: Estando dentro de um marktplace sua empresa passará a atender diversas pessoas que antes não conheciam o seu negócio.

Credibilidade: Você confia mais em comprar dentro de sitequalquer.com ou dentro de Americanas.com? Essas empresas possuem muitos anos de mercado e investem milhões de reais todos os anos na criação de suas marcas. Vender utilizando a credibilidade dessas empresas acaba se tornando uma ótima estratégia.

OBS: Importante ressaltar que a criação de um site próprio também é relevante, pois somente assim sua empresa estará dentro do seu próprio terreno.

E aí, você já conhecia sobre marketplaces? Conta pra gente nos comentários!

Se você ainda não faz parte da Comunidade Vida de MEI, não perca tempo e vem participar com a gente!

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você com relação a sua empresa.

Nos acione através dos seguintes canais:

WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail

 

avatar LUCAS FERNANDO DA SILVA
Lucas Fernando Da Silva
Empreendedor digital com mais de 5 mil vendas online.favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7201 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
Mudanças que beneficiam MEI passaram a valer em 2023
12 dez. 2022Mudanças que beneficiam MEI passaram a valer em 2023
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?