Contratar uma recepcionista para o seu negócio não é uma tarefa tão simples quanto parece, principalmente na área da saúde, que lida diretamente com pacientes que necessitam de um atendimento diferenciado. Assim, é importante considerar algumas questões específicas ao contratar uma pessoa que será a identidade de sua clínica. Entre essas questões, pode-se considerar boa comunicação, empatia e inteligência emocional, bom humor e organização. Todavia, para contratar alguém com as qualidades desejadas, é importante ter noção que esse processo se inicia com a divulgação da vaga e continua após a assinatura do contrato, seguindo várias etapas. Etapa 1 - Anunciando a vaga Uma das primeiras ações para contratar uma boa recepcionista é a divulgação clara e objetiva da vaga, com a descrição da clínica, horário de trabalho, formação mínima da candidata e conhecimentos e experiências desejados para o cargo. Esse anúncio pode ser feito entre os seus colegas e pares de área, bem como em sites de recrutamento de candidatos para vagas de emprego. É importante lembrar que, de acordo com a legislação trabalhista, não se pode exigir mais de 6 meses de experiência na área, mas esse pode ser um critério de exclusão para desempate entre candidatas. Etapa 2 - Analisando os currículos Após receber os currículos, é importante analisá-los. Esse processo deve seguir requisitos diretos e objetivos para suprir a necessidade da vaga. Nesse caso, o primeiro requisito é verificar se todas cumprem os critérios mínimos exigidos na divulgação da vaga. Em seguida, o recrutador pode criar uma planilha com dados referentes a cada candidato, com pontuações mínimas e máximas, por exemplo, de modo a classificar as informações que mais chamam a atenção e também que são necessárias à realização das atividades. Aqui podem ser classificadas formações extras, como cursos específicos de secretariado executivo, línguas estrangeiras, como aulas de francês, inglês ou outro idioma que facilite o dia a dia na clínica, e as experiências anteriores na área. Etapa 3 - Entrevista Essa é uma etapa fundamental para recrutar uma boa profissional. Além de poder confirmar as informações contidas no currículo, é também aqui que podem ser verificados aqueles comportamentos subjetivos e que são essenciais no cotidiano da empresa como: Não se esqueça de analisar se a candidata possui conhecimento em computação, visto que o trabalho provavelmente envolverá esse tipo de conhecimento. Selecione de 3 a 5 candidatos para entrevistar, caso seja apenas uma vaga para recepção. Etapa 4 - Contratação e acompanhamento A última etapa, mas que não finaliza nela, é a contratação. Após todas as etapas anteriores, provavelmente, você escolheu a melhor candidata para o cargo, mas é importante formalizar toda a contratação, com as documentações corretas e o registro de ponto diário. Além disso, é importante verificar com os seus clientes se eles foram bem atendidos e como foi a experiência na sala de recepção. Assim, você conseguirá dar feedback para a sua nova funcionária, bem como avaliar se os pacientes estão satisfeitos com o atendimento. Como tem sido o seu processo de contratação? Deixe nos comentários!