Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Saiba o que deve ser considerado ao contratar uma recepcionista na área da saúde

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Saiba o que deve ser considerado ao contratar uma recepcionista na área da saúde
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 04 OUT. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Contratar uma recepcionista para o seu negócio não é uma tarefa tão simples quanto parece, principalmente na área da saúde, que lida diretamente com pacientes que necessitam de um atendimento diferenciado.


Assim, é importante considerar algumas questões específicas ao contratar uma pessoa que será a identidade de sua clínica. Entre essas questões, pode-se considerar boa comunicação, empatia e inteligência emocional, bom humor e organização.


Todavia, para contratar alguém com as qualidades desejadas, é importante ter noção que esse processo se inicia com a divulgação da vaga e continua após a assinatura do contrato, seguindo várias etapas.


Etapa 1 - Anunciando a vaga 


Uma das primeiras ações para contratar uma boa recepcionista é a divulgação clara e objetiva da vaga, com a descrição da clínica, horário de trabalho, formação mínima da candidata e conhecimentos e experiências desejados para o cargo.


Esse anúncio pode ser feito entre os seus colegas e pares de área, bem como em sites de recrutamento de candidatos para vagas de emprego. É importante lembrar que, de acordo com a legislação trabalhista, não se pode exigir mais de 6 meses de experiência na área, mas esse pode ser um critério de exclusão para desempate entre candidatas.


Etapa 2 - Analisando os currículos


Após receber os currículos, é importante analisá-los. Esse processo deve seguir requisitos diretos e objetivos para suprir a necessidade da vaga. Nesse caso, o primeiro requisito é verificar se todas cumprem os critérios mínimos exigidos na divulgação da vaga.


Em seguida, o recrutador pode criar uma planilha com dados referentes a cada candidato, com pontuações mínimas e máximas, por exemplo, de modo a classificar as informações que mais chamam a atenção e também que são necessárias à realização das atividades.


Aqui podem ser classificadas formações extras, como cursos específicos de secretariado executivo, línguas estrangeiras, como aulas de francês, inglês ou outro idioma que facilite o dia a dia na clínica, e as experiências anteriores na área.


Etapa 3 - Entrevista


Essa é uma etapa fundamental para recrutar uma boa profissional. Além de poder confirmar as informações contidas no currículo, é também aqui que podem ser verificados aqueles comportamentos subjetivos e que são essenciais no cotidiano da empresa como:

  • Empatia;
  • Paciência;
  • Proatividade;
  • Organização;
  • Boa comunicação e;
  • Escrita do idioma.


Não se esqueça de analisar se a candidata possui conhecimento em computação, visto que o trabalho provavelmente envolverá esse tipo de conhecimento. Selecione de 3 a 5 candidatos para entrevistar, caso seja apenas uma vaga para recepção. 


Etapa 4 - Contratação e acompanhamento


A última etapa, mas que não finaliza nela, é a contratação. Após todas as etapas anteriores, provavelmente, você escolheu a melhor candidata para o cargo, mas é importante formalizar toda a contratação, com as documentações corretas e o registro de ponto diário.


Além disso, é importante verificar com os seus clientes se eles foram bem atendidos e como foi a experiência na sala de recepção. Assim, você conseguirá dar feedback para a sua nova funcionária, bem como avaliar se os pacientes estão satisfeitos com o atendimento.


Como tem sido o seu processo de contratação? Deixe nos comentários!

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 760 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?