Mas provavelmente deve estar se perguntando: o que são esses dados? Que tipo de dados preciso para minha empresa?
Neste vídeo, eu, Gabriel Bogo, analista de dados da unidade de atendimento e relacionamento do Sebrae, aprenderemos que dados por si só não falam muito. O segredo está em processá-los e transformá-los em informações valiosas para seu negócio.
Dessa forma, há dois dados relevantes para a maioria dos negócios: os dados de CRM (dados dos hábitos dos clientes) e dados operacionais (dados sobre a operação do negócio).
Os dados de CRM buscam entender o perfil dos clientes para direcionar ofertas e oferecer o melhor serviço e produto para cada tipo de público. Ou seja, são capazes de garantir que está entregando para a pessoa certa no momento certo e de gerar a sensação de proximidade.
Já os dados operacionais estão focados nas informações a respeito da operação do seu negócio. É possível mensurar o volume de vendas de cada filial, analisar a performance dos funcionários e as performances das lojas! Assim é possível identificar gargalos, oportunidades de melhorias de processos e fazer benchmarking.
E aí, gostaria de melhorar o rendimento do seu negócio através de dados?