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Saiba como vender mais utilizando o Instagram

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Saiba como vender mais utilizando o Instagram
Criado em 19 JAN. 2024
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Muitas pessoas vêm tentando ingressar no mercado das vendas online nesses últimos anos, afinal, vender pela internet pode ser uma atividade muito rentável, e a cada dia, novos empreendedores passam a atuar com perfis nas redes sociais com o intuito de aumentar o número de clientes.

 

Um estudo recente realizado pela Opinion Box divulga que 46% dos brasileiros têm o Instagram instalado na primeira página de seu celular, e ainda, 30% dos brasileiros afirmam passar mais tempo nessa rede social do que em qualquer outra, excluindo o WhatsApp. O domínio do Instagram mostra de forma clara que, atualmente, quem não está utilizando o potencial da plataforma para divulgar produtos ou serviços está perdendo uma grande oportunidade, em outras palavras, perdendo dinheiro.

 

Neste artigo, vamos conhecer algumas estratégias para vender produtos ou serviços utilizando o Instagram como ferramenta e conferir exemplos práticos de como fazer isso. Vamos lá?




O perfil vitrine

 

É comum navegarmos por perfis de lojas que gostamos e visualizar um feed composto somente de fotos de roupas e acessórios. Esse é o famoso perfil vitrine, cujo objetivo é apenas mostrar os produtos disponíveis na loja e divulgá-los por meio de anúncios. Apesar de este tipo de perfil não gerar tanta conexão com o público por não conter outros conteúdos além das fotos dos produtos físicos ou dos serviços prestados, ele pode ser utilizado como uma boa ferramenta para atrair aqueles clientes que querem ir direto ao ponto, ou seja, que estão buscando produtos para comprar e não querem esbarrar em outras postagens pelo caminho.

 

Neste caso, é imprescindível que o dono da conta seja bem caprichoso e organizado, de modo a publicar fotos em alta resolução e que mostrem bem os detalhes dos produtos, pois os clientes interessados vão averiguar todas essas imagens. Se possível, contrate um profissional que possa te auxiliar a tirar essas fotografias e que aproveite os melhores ângulos, pois isso fará toda a diferença na percepção de valor dos clientes em relação ao seu produto.

 

Em conjunto com a fotografia, é necessário que você inclua uma descrição detalhada do seu produto, sempre colocando o preço, enfatizando a necessidade que ele irá suprir e outras informações, como por exemplo o tamanho, cor, modelo, material, coleção etc., e quanto mais informações a sua publicação tiver, menos dúvidas você terá de responder nas mensagens do direct, e mais confiável se torna o seu perfil.

 

Uma outra técnica que desperta muito interesse na maioria dos compradores é a publicação de imagens com kits de itens que se complementam ou looks, no caso de lojas de vestuário. Essas imagens podem fazer com que clientes optem por comprar ainda mais itens além dos que eles já querem, apenas porque são bons complementos. Veja o exemplo abaixo:




Caso sua loja online seja voltada para outros produtos, como alimentos, por exemplo, foque em oferecer combos e vantagens para quem comprar algo além do elemento principal, por exemplo, se o seu cliente deseja um hambúrguer, disponibilize uma batata e uma bebida como acompanhamento por um acréscimo justo no valor. No caso de um serviço, procure ofertar serviços extras que complementem o serviço principal, sempre agregando valor ao que foi ofertado inicialmente.

 

Conexão com o público

 

Além dos perfis de vitrine, existem os perfis que produzem conteúdo adicional, além das fotos dos produtos. Esse conteúdo varia de acordo com o nicho, mas vamos analisar um perfil que venda camisas de time de futebol. Vamos supor que este perfil não tenha tantas visitas orgânicas, logo, uma boa opção para que ele alcance mais pessoas seria passar a publicar reels com conteúdo voltado para futebol, análises do momento atual de algum clube específico ou campeonato, listas de top 10 com as camisas mais bonitas da época, entre milhares de possibilidades.

 

Esse tipo de conteúdo pode ser um enorme diferencial para sua página, pois fará com que você conquiste ainda mais os clientes que já têm e retenha as pessoas que chegam pela primeira vez, pois suas publicações vão de acordo com os gostos pessoais desse público que terá interesse em acompanhá-las todos os dias, gerando conexão entre seu perfil e quem o segue, aumentando o engajamento. Há também o fato de que os reels aparecem para pessoas que ainda não seguem sua página, atraindo possíveis novos clientes e seguidores que se interessam por determinado assunto.

 

Outro exemplo é o de restaurantes, seja os tradicionais, hamburguerias, pizzarias etc. Uma boa estratégia é gravar vídeos bem-produzidos e com boa qualidade de imagem no mesmo estilo que vemos nos anúncios de grandes empresas do ramo alimentício. Esses vídeos tendem a chamar atenção da maioria das pessoas, ainda mais se forem publicados em horários em que elas se preparam para alguma refeição, despertando desejo e as impulsionando para a compra. Ainda em páginas de restaurantes e fast-food, é possível publicar conteúdo voltado para esse mercado, como dicas de gastronomia, promoções sazonais, enquetes para verificar quais itens os clientes gostam mais, itens que possam ser incluídos no menu, entre outros.

 

Agora, se o seu empreendimento for voltado para a prestação de serviços, você pode publicar uma variedade de conteúdos que ensinem seu público-alvo a respeito de determinado assunto. Veja o exemplo de agências de marketing digital, que estão muito em alta atualmente. Essas agências não apenas divulgam seus serviços, mas também publicam diariamente uma série de postagens em diversos formatos, seja pelo feed, os stories e os reels, ensinando aos seus clientes e seguidores sobre conceitos de marketing, dicas de posicionamento online, como cuidar de suas redes sociais, entre outras informações úteis que retém a atenção de quem passa por esses perfis.

 

Anúncios e tráfego pago

 

O Instagram possui um grande volume de acessos diários no mundo todo, afinal, só no Brasil são mais de 113 milhões de usuários, de acordo com levantamento realizado pela We Are Social e da Meltwater. Isso significa que aproveitar o potencial de alcance da plataforma pode aumentar de forma significativa o número de clientes de sua empresa, e isso pode ser feito por meio dos anúncios online. A ferramenta de impulsionamento do Instagram (que faz com que suas publicações se tornem anúncios por meio do botão Turbinar Publicação) pode ser ativada quando o seu perfil se torna uma conta profissional, opção que pode ser encontrada e ativada facilmente acessando as configurações da sua conta na rede social.

 

A audiência do Instagram é extremamente vasta e diversificada, portanto, são inúmeras as combinações de público que você pode escolher no momento da divulgação de um produto. Definir o público com cautela será extremamente importante para que seu anúncio alcance somente as pessoas certas e que de fato terão interesse na sua oferta.

 

Por exemplo, uma loja de roupas esportivas pode direcionar seus anúncios para o público masculino, na faixa etária de 19-35 anos, que consome conteúdo esportivo, logo, terá preferência por esse tipo de vestimenta, e que mora em determinada região, como o centro do Paraná. Inicialmente, muitos testes deverão ser feitos de modo a encontrar a combinação que converterá mais, porém, com o tempo você vai ser capaz de entender e identificar qual é o seu público ideal.

 

Lembre-se que o Instagram é uma rede social muito visual, e nela as pessoas priorizam anúncios que despertem interesse por meio de imagens e vídeos impactantes, então seja criativo e fuja do convencional, procure utilizar elementos que possam causar impacto em quem vê, e utilize um anúncio que cure uma dor que o seu potencial cliente possa ter. Um exemplo é um restaurante direcionar anúncios para a região em que ele está localizado, fazendo isso em horários estratégicos, como próximo do horário de janta e em dias que as pessoas estão mais dispostas a comer fora de casa. Assim, ele atrairá essas pessoas que estão com fome (que é a dor) para o seu estabelecimento. Explore todos os formatos disponíveis na plataforma, como stories, carrosséis no feed, vídeos rápidos no reels etc., e veja o que se encaixa melhor na proposta de seu empreendimento.

 

A prática de persuadir outras pessoas a adquirir o que você está vendendo por meio da ativação de gatilhos em suas mentes se chama Copywriting. E aí, ficou interessado em aprender sobre este assunto? Comenta aí embaixo e fique ligado nas próximas postagens, pois vamos descobrir quais são os gatilhos mais importantes para fazer com que as pessoas se interessem mais pelas suas ofertas. Até logo!

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Felipe Faganelli E Silva
Tenho 24 anos, sou formado em marketing e tenho grande paixão pelo mundo digital e novas tecnologias. Faço parte do time da Comunidade Sebrae e dedico meu tempo a produzir conteúdo e ajudar outros empreendedores a impulsionarem os seus negócios por meio de estratégias validadas!favorite_outline Seguir Perfil
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