Todo o seu trabalho em vendas está resumido em uma única ação: conquistar o sim do seu cliente, é com essa movimentação que conseguimos alcançar bons resultados para as nossas empresas. O termo gatilhos mentais é muito utilizado por profissionais do ramo de vendas ou do marketing, essa ferramenta trabalha com estímulos criados com base naquilo que é importante para o cliente na hora de realizar uma compra, por exemplo. Assim, quando o cérebro do comprador recebe estímulos, estes que são capazes de influenciar toda a sua escolha de compra, é considerado como gatilho mental. Alguma vez na sua vida já comprou algo por impulso? Se sim, é muito provável que isso tenha acontecido por influência de algum gatilho mental. Para além das vendas, esse método é também muito utilizado em palestras ou em conteúdos de autoajuda, com isso, o autor espera uma resposta rápida do público, para que ele absorva as informações e aplique-as no mesmo instante.
Os gatilhos mentais são usados para gerar sensações, lembranças, desejos e dentre outras emoções, ao despertar essa gama de sentimentos, o consumidor é altamente influenciado na hora de tomar a decisão de compra. Como aplicar os gatilhos na hora de vender? Quando o assunto é vendas, é imprescindível entender o modo com o qual o seu consumidor pensa e reage a determinados estímulos, e por mais que cada indivíduo seja único, eles ainda possuem um padrão de gatilhos que os afetam. Para que seja possível ilustrar com mais clareza, vou apresentar alguns dos gatilhos mentais mais utilizados pelo marketing na hora de elaborar técnicas de persuasão. Quando o empreendedor possui um produto que está acabando ou tem estoque limitado, pode sugerir ao seu cliente que se ele não adquirir os seus produtos pode perder uma grande oportunidade. No geral, nós como consumidores, nos sentimos bem quando podemos aproveitar uma oferta, afinal, quem não gosta de pagar mais barato por um produto ou serviço, não é mesmo? Com essa estratégia o público se sente tentado para realizar a compra o mais rápido possível, pois tem medo dos estoques acabarem e, caso isso aconteça, ficarem sem os produtos. Sem dúvidas o gatilho mental da exclusividade é um dos que mais funciona na atual sociedade de consumo, pois ele transforma a compra em uma experiência única para o público, este que se sente especial, uma espécie de cliente VIP. Essa ferramenta busca mostrar para o consumidor que apenas ele possui uma vantagem sobre qualquer outro cliente, uma boa representação é uma linha de produtos exclusivos para compradores com assinatura. Os consumidores de peças de luxo estão inseridos nessa estratégia diariamente, afinal, sabemos que esses produtos não são acessíveis para todo tipo de público, ou seja, quando realizada a compra além dos produtos você possui o status que ele carrega perante a sociedade. Esse gatilho é de uso exclusivo das equipes de marketing, pois é esse time que precisa dizer o óbvio para os consumidores, é preciso que os clientes vejam os benefícios dos produtos de forma explícita. Quais vantagens o seu produto oferece para o cliente? Mostre para o público que ao comprar determinado serviço ou produto a sua vida pode ficar mais dinâmica e eficaz. Um exemplo claro são as famosas TAGs de pedágio, ao adquirir esse produto o comprador entende que não precisa mais ficar horas e horas em filas, pois o produto oferece agilidade para aqueles consumidores que não tem tempo para esperar nas filas ou que somente procuram rapidez em seu cotidiano. Agora que você já tem o conhecimento de alguns dos principais gatilhos mentais do mercado, te convido a colocá-los em prática.
A Motion Publicidade pode te oferecer ótimos serviços relacionados ao marketing que impulsionam o crescimento do seu empreendimento. Quer ajuda para implementar os gatilhos mentais na sua empresa? Entre em contato comigo! Fernando CastellonAfinal, o que são gatilhos mentais?
1- Escassez
2- Exclusividade
3 - Benefícios