Não existe um momento 'perfeito' para iniciar um negócio. Em vários setores, as empresas tiveram que adaptar suas operações para cumprir os protocolos de distanciamento social e permanecer à tona durante uma crise econômica. Essas condições dificultaram a sobrevivência de muitas empresas existentes e ainda mais a abertura de novas.
No entanto, o velho ditado de que crise também é sinal de oportunidade foi levado em consideração por muitos empreendedores, que em plena pandemia viram uma possibilidade de oferecer novos serviços ou ajustar suas rotinas ao novo normal.
Se você está pensando em empreendedorismo agora, aqui estão algumas coisas para ter em mente:
Pense no que os consumidores precisam agora
Os hábitos do consumidor mudaram significativamente em meio à pandemia, portanto, considere como suas ofertas se encaixam no estilo de vida atual de seus clientes.
Por exemplo, as adoções de animais de estimação aumentaram consideravelmente desde o ano passado, pois as pessoas procuram companhia de animais de estimação enquanto passam mais tempo em casa. Essa pode ser uma boa oportunidade de se lançar no mercado pet.
Desenvolva uma boa estratégia de marketing digital
A crise tem gerado novas demandas de mercado, em todas as áreas, obrigando as empresas e seus gestores a acelerarem o processo de digitalização dos negócios.
Uma boa estratégia de marketing digital pode ajudar a fortalecer seu novo negócio em tempos de incerteza. A comunicação transparente e a fidelidade à sua marca online são duas principais maneiras de fidelizar o cliente durante a pandemia, e além dela.
Quando falamos em transformação digital, precisamos, de fato, acelerar soluções conhecidas, mas que estavam distantes de serem implementadas. Por exemplo, professores com dificuldade com o ambiente digital precisaram se adaptar rapidamente ao longo deste ano.
Isso mostra que a pandemia migrou o desenvolvimento de negócios (em todas as áreas) para o ambiente virtual. Com isso, a demanda por profissionais especializados em tecnologia ficou mais evidente no Brasil.
Conecte-se com os consumidores nas redes sociais
As mídias sociais são uma ótima maneira de atrair novos clientes e compartilhar atualizações com os atuais. Claro que você deseja promover o seu negócio e quaisquer eventos (virtuais) que esteja realizando, mas não deve apenas vender, vender e vender. Use suas contas sociais para se envolver genuinamente com seus clientes e deixá-los entusiasmados com sua marca.
Crie um plano de negócios a longo prazo e à prova de recessão
O cenário dos negócios parece muito diferente agora do que no início do ano, e pode muito bem mudar novamente. O desenvolvimento de um plano de negócios a longo prazo e à prova de recessão, com um bom planejamento financeiro, ajudará a garantir que sua empresa resista a qualquer tempestade.
Ofereça altos níveis de segurança
Muitas pessoas estão cientes da proteção e segurança devido à pandemia. É essencial abordar essas questões, tanto pessoalmente quanto online. Seu site deve oferecer excelente segurança cibernética, especialmente, quando se trata de proteção de dados pessoais e informações de pagamento.
Se você planeja abrir uma loja física, certifique-se de que seus protocolos estejam atualizados com base nas orientações mais recentes da Anvisa e do governo local. Quando você oferece proteção e segurança adequadas, os consumidores se sentem mais confiantes ao comprar com você, mesmo em um mercado desafiador.
Seja flexível e positivo
Acima de tudo, seja positivo. Embora lançar um negócio agora tenha seus desafios únicos, está longe de ser impossível.
Adaptabilidade é a chave do sucesso para qualquer empresário e seu negócio. Tenha um plano, mas seja flexível diante das mudanças.
Se você tem o impulso, não espere mais um segundo! Existem milhões de recursos ao nosso alcance, incluindo YouTube, seminários online, artigos e livros. E o mais importante, não tenha medo de pedir ajuda. Você pode se surpreender com quantas pessoas estendem a mão quando você simplesmente pede.
Lembre-se de que nunca existe um momento perfeito para começar um negócio...
Um abraço e até a próxima!
Franciele Dulla