Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Saiba como escolher bons fornecedores

avatar RENATA HELLY JACON
Renata Helly Jaconfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Saiba como escolher bons fornecedores
Criado em 26 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Depois de planejar sua empresa, vem uma das partes mais importantes para o sucesso do seu negócio: a seleção de fornecedores. Antes de começar a procurar os fornecedores mais adequados para sua empresa, há alguns fatores a serem considerados.

O primeiro ponto é entender que existem dois tipos de modelos entre fornecedores e clientes, o primeiro modelo é o tradicional, você compra mercadorias do fornecedor e as mantém em seu estoque.

A segunda opção é o dropshipping (sem preocupações com frete), um modelo de trabalho onde o vendedor recebe o pedido do cliente de sua loja virtual e transfere essa compra para o fornecedor.

Para entender seu modelo, vamos ao que interessa. As formas de busca de fornecedores ficaram mais fáceis com a internet, mas vale ressaltar a importância dos empresários participarem de feiras, congressos e eventos empresariais em geral e em seu setor.

Networking é a receita básica para abrir muitos caminhos e oportunidades. Não há como construir um negócio, você só se limita a procurar fornecedores na internet, o negócio é feito na vida real e a comunicação pode gerar grandes trocas e discussões.

Separamos, 6 fatores que vão te auxiliar na seleção dos fornecedores mais adequados para o seu negócio, vamos analisar, separadamente, cada um deles para você entender a importância, veja abaixo quais são:

Produtos fornecidos

Você sabe o que quer vender? O primeiro passo é definir qual produto você quer vender.

Feito isso, pense em como você venderá esse produto online? Isso é importante para encontrar o fornecedor certo para esse relacionamento.

Por exemplo: se você vai vender roupas, mais específico: camisas do time. Faça uma lista com base em sua pesquisa de nicho de opções de fornecedores em potencial.

Qualidade do produto

A qualidade é uma das principais qualidades que os clientes consideram, as expectativas dos clientes são altas, podemos dizer que fornecer um produto de qualidade é o mínimo.

Escolher fornecedores com produtos de qualidade é importante, pois um cliente insatisfeito não voltará a comprar de você.

Seguindo essa linha de pensamento, fornecedores abaixo do padrão podem ser removidos da lista, certo?

Ah, mas como saber se tem qualidade ou não? Avalie os comentários desse fornecedor, seja no seu site, reclame aqui ou nas redes sociais, outra forma é pedir o produto para testar você mesmo, antes de investir o dinheiro mais procurado.

Prazos, preços e taxas

O tempo e o pagamento dependem e envolvem vários fatores. Por exemplo: se você tiver estoque, se as mercadorias estiverem inativas por muito tempo, levará muito tempo para pagar seus fornecedores.

Portanto, considere o tempo que você tem para vender as mercadorias que te levarão ao seu lucro e, ao pagamento ao seu fornecedor.

Além disso, antes de fechar qualquer negociação, analise sua situação financeira para descobrir possíveis constrangimentos (atrasos e juros, por exemplo). Eles devem estar dentro do seu orçamento e não comprometerão o valor final do seu produto.

Distância e localização

A logística tem uma grande influência no seu estoque, por isso é importante analisar a distância do seu fornecedor, dependendo da região, por exemplo, às vezes a mercadoria pode ser cara, e não compensa o seu planejamento.

Fique sempre atento aos prazos de entrega, pois de nada adianta ter produtos de qualidade e bons preços, mas não entregar a mercadoria no prazo.

Embora isso nem sempre seja possível, tente trabalhar com fornecedores mais próximos de casa para simplificar os processos de distribuição e reduzir a possibilidade de erros de planejamento e entrega.

Confiança

Pesquise tudo sobre o seu fornecedor. Verifique se você tem o site dele, as redes sociais, quem são seus clientes e todas as informações importantes que tornam seguro fechar o negócio com ele. Tenha cuidado nesta etapa para evitar golpes.

É muito importante verificar se o seu fornecedor tem capacidade para lhe atender, principalmente em períodos críticos (no final do ano, quando a demanda por mercadorias de todos os tipos aumenta).

Alinhar expectativas

Ter um bom relacionamento com os fornecedores é importante, pois pode conduzir todo o processo, entender qual fornecedor faz parte da sua equipe e quer atingir os mesmos objetivos que você.

Construir esse relacionamento com seu fornecedor pode produzir resultados como: Melhoria dos níveis de serviço e uma fonte segura para manter suas vendas atualizadas.

Seu fornecedor deve cumprir os valores, metas, ideias e objetivos de sua empresa, trabalhando em conjunto com uma comunicação contínua e direta.

Agora que você já sabe como escolher os melhores fornecedores para sua loja, vamos dar uma Dica Bônus:

Você pode ter mais de um fornecedor, certo? Tudo depende do que você quer e do que escolheu vender, o próximo passo é gerenciar o seu negócio. Te indico o sistema vhsys ele te ajuda!

Em nosso sistema de gestão temos gestão de estoque, cadastro de fornecedores e clientes, além disso, você pode emitir notas fiscais e ter gestão financeira, que também é uma das coisas mais importantes para garantir o sucesso do seu negócio.


 


avatar RENATA HELLY JACON
Renata Helly Jacon
Empreendedora, formada em Marketing, Redatora e Analista de SEO Jr. Escrever sempre foi uma parte importante da sua personalidade, encontrei na redação a possibilidade de levar conhecimento para empreendedores, como eu.favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5313 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?