Já se perguntou como abrir uma loja de roupas, mas não sabia por onde começar? Existem muitas oportunidades para vender empresas de roupas online. As pessoas estão sempre precisando de roupas e as tendências da moda estão sempre mudando, então sempre há algo para vender e um público interessado em comprar.
Num espaço tão lucrativo e cheio de possibilidades como o e-commerce, é claro que haverá concorrência. Portanto, se você está pensando em abrir uma loja de roupas, esmalte para unhas, joias e outras coisas, é importante encontrar uma maneira de se destacar no mercado.
É por isso que aqui você encontrará um guia prático completo com todos os passos que você deve seguir para iniciar um negócio de roupas e ter sucesso.
Talvez você esteja pensando em como abrir uma loja de roupas, mas ainda não decidiu se deve apostar em uma loja física ou focar no comércio eletrônico. Montar uma loja virtual é muito mais fácil do que você imagina e oferece muitas vantagens para os empreendedores.
Com uma loja virtual de roupas, você pode usar diversas estratégias para atingir um público maior, e nem precisa de um espaço físico para fazer vendas, expor roupas ou até mesmo fazer estoque.
Nossa primeira dica é sobre como abrir uma loja de roupas e o que há de mais importante na sua loja: o cliente. Pensar nos seus consumidores desde o início do seu negócio vai te ajudar a definir o que você vende, a identidade visual da sua loja e até onde você vai vender esses produtos.
Quando pensamos em fazer negócios, já pensamos em nossos clientes, não é mesmo? Mas é importante documentar esta etapa. Fique atento a todos os detalhes:
Quais marcas esse público está consumindo? Veja como eles se comunicam, onde vendem e qual a probabilidade de revender.
· Qual é o formato de loja que o público gosta? Ele prefere que você atenda o telefone em casa ou faça compras no shopping? Ou uma loja online é o seu formato preferido? Ele compraria à vista ou preferiria pagar em 10 vezes sem juros?
· Onde o público aprendeu sobre isso? Ele é ativo nas redes sociais? Assim, o espaço para sua empresa está garantido nesses locais.
Uma dúvida super comum é: onde montar minha loja? Quer você escolha uma loja física ou uma loja digital (ou ambas), é preciso ficar atento às características de cada loja.
Veja também: Portal Zoe
Você sabia que em apenas oito meses em 2020, o e-commerce aumentou sua participação no varejo de moda global de 16% para 29%? Por outro lado, as lojas físicas são o principal canal de venda de roupas no Brasil, segundo o Sebrae. No ano da pesquisa, 74% das vendas foram feitas no balcão.
A seguir, abordaremos dois tópicos que variam de acordo com o formato da sua loja: investimento e custo. Considere sempre o formato e a localização da empresa na hora de calcular esses valores.
O investimento na abertura de uma loja de roupas pode variar de acordo com o segmento e tamanho da estrutura desejada. Entre outras variáveis, como possuir seu próprio espaço ou comprar/alugar um espaço.
Ao calcular seu investimento para abrir uma loja, você deve incluir o valor de todas as compras de estoque, bem como o capital de giro dos meses anteriores.
Segundo o Sebrae, os valores de investimento variam de R$ 68.000,00 para uma loja de 30 m2 a R$ 90.000,00 para uma loja de 50 m2. Esses valores podem variar de acordo com a sua região, o que é adequado para o seu público e o tamanho do seu espaço.
Para aquelas com estoques maiores, como lojas de calçados e bolsas, o Sebrae estima um investimento da ordem de R$ 120.000,00 para uma vitrine de 60 metros quadrados.