Gestor, de forma mais simples, é quem faz acontecer. Portanto, se você faz coisas acontecerem em sua empresa ou no seu próprio negócio, saiba que você é um gestor. É a pessoa a quem se confia a responsabilidade sobre pessoas, materiais e equipamentos para que a partir da fusão destes três elementos tenhamos um produto ou um serviço.
Como muitas das situações em administração, na maior parte do tempo um bom gestor vai precisar de estar equilibrando estas três habilidades no decorrer de sua jornada. Estes três elementos que cito são as habilidades técnicas, interpessoais e decisórias.
A primeira habilidade que vamos tratar é a TÉCNICA. A habilidade técnica é aquela que adquirimos com o estudo e a observação sistemática da nossa empresa e formato produtivo. É você dominar a área de conhecimento em que seu negócio está inserido. Este conhecimento pode vir da experiência de se trabalhar muito tempo com determinada atividade ou ser adquirida nos bancos escolares. Como tudo em administração, um bom equilíbrio entre conhecimento formal e experiência traz muito bons resultados. Mergulhe fundo para conhecer sua área!!
Contudo, ser bom tecnicamente em uma atividade não é o suficiente para ser um bom gestor. Não raro nas empresas a promoção de um bom técnico a gerente faz com que ela perca um excelente técnico e ganhe um péssimo gestor. Neste ponto a segunda habilidade, INTERPESSOAL, faz a diferença. Muito tem se falado nela como inteligência emocional ou soft skills, em um sentido mais amplo. Temos que ter em mente que na administração sempre lidamos com pessoas, sejam nossos funcionários, chefes, consumidores, fornecedores, todos conectados por relações pessoais. Assim, o bom gestor deve desenvolver a habilidade de conduzir, motivar, liderar e trocar informações com aqueles à sua volta. Exercite sua simpatia e empatia!!
Por último e não menos importante, temos a habilidade DECISÓRIA. Invariavelmente um bom gestor toma várias decisões no decorrer do dia, das simples às mais complexas. Esta habilidade envolve o reconhecimento de questões complexas e dinâmicas. Decidir em gestão implica em observar numerosos acontecimentos, relacionados entre si, e de consequências nem sempre diretas. Busque conhecer o maior número de fatores possíveis que impactam nas suas decisões, reflita sobre eles, e por fim, decida!! E lembre-se, permanecer no mesmo lugar, também é um ato de decisão.
Deixo uma reflexão: como você tem desenvolvido estas três habilidades?