A indicação de hoje é para que conheçam o best-seller: Noise: A Flaw in Human Judgment (Ruído: Uma falha no julgamento humano, em tradução livre).
Indicado para líderes e gestores que desejam eliminar os ruídos e vieses que interferem no julgamento humano, otimizando assim a tomada de decisões de forma justa e eficaz.
No best-seller Rápido e Devagar, o psicólogo e vencedor do Nobel de Economia Daniel Kahneman explica como os seres humanos não tomam decisões racionais o tempo todo - por causa de Vieses, atalhos que nosso cérebro usa e que acabam nos colocando em armadilhas mentais.
Agora, Kahneman está de volta com um novo conceito, que também ajuda a explicar os erros de julgamento da nossa mente: o "ruído" - que dá nome ao seu novo livro, escrito com os colegas Oliver Sibony e Cass R. Sustein.
Talvez você esteja se perguntando o que é o ruído e como ele pode afetar sua empresa. Bem, os autores definem ruído, como:
[...] uma variabilidade indesejada no julgamento que pode causar grandes perdas econômicas e potenciais injustiças.
No livro, julgamento é uma conclusão que pode ser resumida em apenas uma palavra ou uma frase.
Julgamento é o resultado final de nossas deliberações.
Dessa forma, é importante saber que qualquer decisão que você toma em sua empresa, mesmo as excepcionais, são apenas uma resolução no meio de tantas outras possibilidades. Logo, Kahneman, Sibony e Sunstein afirmam que em uma empresa cujas diretrizes estão bem embasadas não deveria haver ruído e nem viés.
O Viés, nesta obra, é definido como uma média dos erros cometidos em um julgamento. Os autores também salientam que, ainda que mencionem os ruídos em contraposição aos vieses, o foco desta obra está voltado para os ruídos.
Pense numa balança com defeito: se ela adiciona 10 quilos ao peso real de quem sobe nela, temos uma balança enviesada.
Se, para cada medição o valor é completamente diferente, a balança é ruidosa. E, se ela sempre engorda a pessoa, mas cada vez com um adicional diferente, ela é ruidosa e enviesada.
Baseado em extensa pesquisa e repleto de ideias inovadoras, este livro explica como e por que os seres humanos são tão suscetíveis ao ruído e aos vieses ao fazer escolhas. Revela também que, com algumas soluções simples, podemos reduzir ambos e, assim, tomar decisões muito melhores.
Para que tenhamos ambientes inovadores, precisamos abrir mão de poluições geradas pelos ruídos e vieses na avaliação de julgamento, tratamento e encaminhamento de sugestões que possamos receber de nossos colaboradores.
Afinal, eles como o nome bem diz, são "colaboradores" e conhecem cada etapa do processo de criação, produção e gestão de nosso empreendimento, de onde podem vir as melhores e maiores inovações.
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