Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDo Campo à Mesakeyboard_arrow_rightArtigos

Rótulo Limpo - transparência na comunicação como diferencial de mercado

avatar ANDREIA CLAUDINO
Andreia Claudinofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Rótulo Limpo - transparência na comunicação como diferencial de mercado
Criado em 24 JUN. 2019
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Clean Label traduzido como rótulo limpo é um movimento que está ocorrendo em todo o mundo, não se trata de novidade ou tendência para o futuro do segmento agroalimentar, sendo assim, produtores e empresários que se adaptaram ou estão se preparando para atender a necessidade do consumidor nesse sentido, serão mais competitivos nos próximos anos.

O movimento envolve uso de ingredientes conhecidos do consumidor, com indicações claras e objetivas sobre insumos utilizados. 

O Brasil é o 4º colocado em consumo de alimentos saudáveis no ranking global e movimenta US$ 35 bilhões por ano, de acordo com uma pesquisa realizada pela Euromonitor. Nos últimos cinco anos, o crescimento do setor de alimentos e bebidas saudáveis foi, em média, de 12,3% ao ano e em 2019, a previsão é que o segmento cresça ainda mais e atinja 50%, movimentando R$ 110 milhões.

Alimentos plant based, ou seja, com matéria prima de origem vegetal clean label e free from que significa sem adição de algum ingrediente, como glúten, açúcar, aditivos químicos e leite de vaca são destaque nesse crescimento. O mercado nacional nessa segmentação cresceu 58,3% entre 2012 e 2017.


Para a Heinz o rótulo 'descomplicado' se tornou estratégico para conexão com o consumidor, essa propaganda é o exemplo disso.

 


Como se preparar para atender esse consumidor:

  • Revisar a composição química e conhecer novos ingredientes possíveis para substituição;
  • Testar novas receitas e a aceitação sensorial junto a consumidores;
  • Realizar testes referente a vida de prateleira;
  • Por último, não menos importante, avaliar a viabilidade para lançamento de novos produtos.

O Sebraetec apoia micro e pequenas empresas com esses e outros serviços tecnológicos (subsidia até 70%), para saber entre em contato com a nossa central de relacionamento 0800 5700800 ou via whatsApp (41) 997878003. 

avatar ANDREIA CLAUDINO
Andreia Claudino
Engenheira qumica atualmente coordenadora de agronegcios, alimentos e bebidas do Sebrae Pr.favorite_outline Seguir Perfil
capa Do Campo à Mesa
Do Campo à Mesa
people 1637 participantes
Você produtor, empresário, técnico e curioso do setor de agronegócios, alimentos e bebidas é nosso convidado especial para fazer parte desse espaço para quem busca conhecimentos sobre tecnologias, inovações, tendências, legislações, ou seja, novidades para o setor/segmento de agronegócios/alimentos e bebidas. Participe! Acesse, escreva e compartilhe artigos, entrevistas, vídeos e orientações.
fixo
Em alta
Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural
07 fev. 2024Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural
Como o ERP pode ajudar no setor de alimentos
29 mar. 2023Como o ERP pode ajudar no setor de alimentos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?