Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Robôs milionários

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Robôs milionários
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 30 AGO. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Robôs milionários? Como assim? Você está me dizendo que o C-3PO ou até mesmo o R2-D2 poderiam investir e tomariam as melhores decisões?

Bom, não é tão simples assim. Eugene Fama apresentou a teoria dos mercados eficientes, segundo a qual o preço dos ativos no mercado dos capitais seria um reflexo exato das informações disponíveis em dado momento.

Fama, publicou seu artigo em 1970 muito antes do Big Data surgir e de utilizarem o Data Science de forma efetiva. Com o avanço tecnológico e a utilização de inteligência artificial (IA) em muitas áreas da indústria, foi questão de tempo até que isso se tornasse assunto no mercado financeiro, afinal de contas a IA é totalmente capaz de processar esses dados e extrair o melhor desempenho possível.

Ironicamente, Fama compartilhou seu Nobel com Robert Shiller, um dos expoentes da behavioral economics (economia comportamental). Em detrimento à hipótese dos mercados perfeitos, a economia comportamental recorre à psicologia para reconhecer a racionalidade limitada dos seres humanos e apontar suas falhas, afinal o mercado de capitais é composto por pessoas, sejam os investidores pessoa física ou os indivíduos por trás de investidores institucionais, tais como agentes de investimento, analistas e traders.

O ser humano é fator determinante para o funcionamento de tal estrutura de aproximação dos agentes deficitários e superavitários. 

Entretanto, o uso de IA por instituições financeiras promete mudar, ao menos em parte, esse cenário ao criar novas formas de tomada de decisão para alocação de recursos, focadas no uso de dados e que permitam identificar o perfil do investidor através de uma análise de seu histórico e voltadas, principalmente, para os investidores-consumidores.

A Fintech Hub divulgou um relatório sobre novas tecnologias no mercado, a prática de consultoria financeira automatizada, conhecida como Robo-advisors é uma das mais utilizadas pelos 80 empreendimentos de inovação financeira entrevistados.

Então pera ai!!! Você está me dizendo que a receita para ficar milionário é contratar o serviço de consultoria dos nossos ícones da cultura pop?

Não! Mas esse é um questionamento muito comum quando o assunto é robo-advisors. Quando nós falamos de investimento, nada é garantido, mas a IA é capaz de tomar as melhores decisões baseadas em dados que foram disponibilizados para ela, isso já é um salto e tanto.

De fato, os robozinhos trazem vantagens para os investidores pessoa física e podem servir como uma importante ferramenta para promover a democratização do mercado de capitais.          

A utilização dos robo-advisors reduz os custos de administração para os clientes, permitindo que investidores com menos capital ingressem no mercado financeiro. Muitos defensores de tal inovação entendem que a escolha por robôs de investimentos também minimizaria eventuais conflitos de interesses, decorrente das relações humanas. 

Contudo, trata-se de tecnologia ainda incipiente, que ainda precisa ser efetivamente testada e exige recursos para seu desenvolvimento. É crucial ter em mente que tais plataformas não estarão livres de riscos cibernéticos e bugs, que podem complicar seu uso.

A inteligência artificial no mercado financeiro ainda é algo muito recente, mas apresenta resultados incríveis e é nosso dever nos manter atualizados.

Não existe uma formula mágica para atuar com eficiência no mundo das finanças, a vida do investidor é uma busca interminável por inovação, estratégias e formas de aumentar o desempenho.


Curte o artigo e deixe nos comentários a sua opinião sobre!



avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereira
Olá, sou Renato, inquieto e totalmente viciado em transmitir conhecimento, buscando sempre comunicar de forma simples e descontraída. Sou business designer na Nectus, um laboratório de inovação aberta que constrói soluções estratégicas para o desenvolvimento sustentável de comunidades à negócios. favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1366 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?