Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Entenda como o RH pode ajudar funcionário a produzir melhor

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Entenda como o RH pode ajudar funcionário a produzir melhor
Criado em 28 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Com um papel estratégico na qualidade e no desenvolvimento profissional da equipe de trabalho, bem como no alinhamento da missão e visão da empresa entre os gestores e colaboradores, o setor de Recursos Humanos (RH) é, sem dúvida, de suma importância em qualquer empreendimento, e a sua boa gestão é essencial no crescimento da empresa.


O RH é, ainda, responsável pela qualificação e pelo plano de carreira dos colaboradores, e age como ponte entre as diferentes hierarquias presentes no ambiente do trabalho. É por meio dele que é possível saber sobre a insatisfação dos funcionários ou as expectativas da chefia em relação às metas a serem alcançadas. Assim, um bom planejamento estratégico do RH pode incentivar o aumento da produtividade, do rendimento e do crescimento profissional da equipe.


Estratégias para estimular a produtividade da equipe 


Estimule o crescimento profissional: ter um bom plano de carreira na empresa é essencial para estimular o crescimento e a dedicação da equipe, mas tenha critérios isonômicos de crescimento e evite os favoritismos, para que todos sintam que podem ascender na empresa e se sintam capazes. 


Invista na qualificação dos funcionários: cursos, palestras, workshops e atualizações são importantes para manter um ritmo alto na rotina de trabalho. Um profissional que entende como os recursos da empresa funcionam é mais consciente de suas funções e, portanto, mais eficiente e produtivo. 


Estimule as reuniões de equipe: as reuniões devem ser momentos de ouvir a todos sobre as insatisfações e expectativas dentro da empresa. É importante que todos sintam que podem falar e ser ouvidos e acolhidos nas reuniões. É nesse momento, também, que os feedbacks devem ser analisados. 


Conheça a sua equipe: o papel estratégico do RH começa no recrutamento do profissional para compor o quadro de funcionários, selecionando aqueles que podem melhor se enquadrar a visão e missão da empresa. Além disso, é importante saber as expectativas de crescimento dos funcionários, para que as ações estimulem o desejo de crescer e participar ativamente da empresa. Uma equipe alinhada é uma empresa que caminha no mesmo ritmo.


Invista em tecnologia: a eficiência e produtividade dos funcionários também depende do que a empresa está oferecendo a eles em termos de instrumentos de trabalho. Tanto o RH quanto os demais funcionários precisam de ferramentas tecnológicas de qualidade para implantar os processos de gestão e de formação; assim, sempre que necessário, a empresa deve investir em equipamentos que ofereçam qualidade empresarial, como os notebooks Lenovo, por exemplo.



Ambiente saudável de trabalho: um ambiente saudável é aquele que incentiva a produtividade sem esgotar o seu funcionário. Uma estratégia para reduzir o assédio moral, por exemplo, é a formação de líderes, que pode ajudar na condução do setor de forma eficiente, mas respeitosa.


A sua empresa tem RH? Como são as ações com sua equipe?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 752 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?