Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightEmpresas Inovadoraskeyboard_arrow_rightArtigos

Revolução pós-digital é o futuro ou o novo presente?

avatar MARCELA MILANO CENTA RIGO PASSARIN
Marcela Milano Centa Rigo Passarinfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Revolução pós-digital é o futuro ou o novo presente?
Criado em 07 JUN. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A humanidade vive de ciclos produtivos e organizacionais desde que temos conhecimento das relações sociais existentes. Cada uma das eras, da agrícola à digital nos serviram de base para o desenvolvimento das novas tecnologias e novos hábitos da sociedade das eras subsequentes. Ou seja, todas as revoluções ao longo da história da humanidade, são caracterizadas por um conjunto de elementos que, com distanciamento histórico, podemos avaliar os impactos e consequências mais profundas e permanentes.

Segundo alguns estudiosos, estamos às portas de entrar na Era Pós-Digital, para outros, já estamos vivendo essa nova revolução, que foi significativamente acelerada pela pandemia do Covid-19. Para Ray Kurzweil, influente futurista norte-americano, a revolução pós-digital poderá ser denominada pela sigla GNR - genética, nanotecnologia e robótica. 


MIT Technology Review todo ano lança uma lista das tecnologias mais inovadoras que acreditam que poderão ajudar a solucionar os grandes desafios da nossa sociedade. Para o início da década, algumas das tecnologias listadas foram:

  • Internet 'unhackable'
  • Medicina hiper-personalizada
  • Dinheiro digital
  • Medicamentos anti-envelhecimento
  • Mega-constelações de satélites
  • IA Minúscula
  • Atribuição de mudanças climáticas

Você conhece alguma dessas tecnologias? Vamos falar rapidamente sobre elas pra você ficar de olho nas tendências tecnológicas que poderão moldar a nova década. 

Internet 'unhackable' - inatacável.

Uma internet baseada em física quântica e que consegue garantir segurança na transmissão de dados, evitando o alcance de hackers. Uma equipe de cientistas da Universidade de Delft está construindo essa rede quântica em que conecta quatro cidades da Holanda e permite com que as mensagens transmitidas sejam totalmente inalteradas. A primeira rede deve estar concluída nos próximos cinco anos, com uma rede quântica global até o 2030.

Medicina hiper personalizada


Pessoas constantemente morrendo por doenças raras, pois não há recursos - e interesses - disponíveis para estudos no desenvolvimento de remédios e tratamentos para tão poucas pessoas acometidas por aquela doença. Porém, se essa doença for de origem genética, já existem experimentos para correção genética que poderão dar ao menos, melhores condições de vida a esses pacientes. Digital biology, origami de DNA e nanorobôs se mais alguns exemplos que poderão ser utilizados. O grande desafio é alinhar isso à lógica de mercado da indústria farmacêutica.

Dinheiro digital 


Em 2019, o Facebook anunciou o desenvolvimento da sua moeda digital, a Libra. Dias depois, o Banco Popular da China anunciou que iriam acelerar o desenvolvimento das moedas digitais e estão cada vez mais perto de se tornarem não só a primeira grande - como a maior - economia mundial a emitir uma versão digital da sua moeda, que pretende substituir o dinheiro físico.

Na Jordânia, um campo de refugiados está utilizando criptomoedas para realizar as transações comerciais entre as pessoas, já que muitas delas não conseguem ter acesso às suas antigas contas e bancos - se é que ainda existam. Dessa forma, além de assegurar a segurança pública do campo, também garante trocar comerciais legítimas e desenvolvimento econômico mesmo em situações extremas.


Medicamento Anti-envelhecimento


Os primeiros medicamentos antienvelhecimento estão sendo testados em humanos. Esses medicamentos não permitem que você viva mais, mas tratam doenças específicas, como osteoartrite, doenças pulmonares e oculares muitas vezes relacionadas à idade. Os medicamentos são chamados senolíticos e funcionam removendo células que se acumulam à medida que envelhecemos.

Mega constelações de satélites 


Satélites que podem transmitir uma conexão de banda larga de alta velocidade para qualquer dispositivo próximo. Essas mega-constelações são viáveis porque aprendemos a construir satélites menores e lançá-los mais baratos. A SpaceX de Elon Musk, lançou os primeiros 120 satélites Starlink no ano passado e segue lançando outros lotes de satélites de baixo custo. O OneWeb lançará mais de 30 satélites ainda este ano. A grande revolução de fornecer internet de alta qualidade para todas as regiões do planeta - até as mais pobres e isoladas - já está acontecendo. 


Inteligência Artificial Minúscula 


Buscando criar algoritmos mais poderosos, é utilizada uma quantidade cada vez maior de dados, poder de computação e serviços de nuvem centralizados, que gera grandes quantidades de emissões de carbono. Com a IA minúscula, serviços  como assistentes de voz, correção automática e câmeras digitais, ficarão melhores e mais rápidos. A IA minúscula também tornará possíveis novos aplicativos, como análise de imagens médicas baseada em dispositivos móveis ou carros autônomos com tempos de reação mais rápidos. Porém, à medida que os benefícios da IA forem distribuídos, todos os seus desafios também serão. 


Atribuição de Mudanças Climáticas


O grupo World Weather Attribution realizou uma série de simulações em computador de alta resolução criando diferentes cenários de condições meteorológicas extremas, utilizando dados detalhados por satélites que está nos ajudando a entender os sistemas naturais e fazendo com que as previsões se tornem cada vez mais confiáveis. Além disso, o aumento do poder computacional permitiu com que os cientistas possam criar simulações de alta resolução e realizar muito mais experimentos virtuais. Essas e outras melhorias, permite aos cientistas afirmar estatisticamente, que o aquecimento global está frequentemente proporcionando condições climáticas mais perigosas. Porém, os dados não nos permite identificar a quais riscos devemos nos preparar, como inundações ou ondas de calor, por exemplo. 




Está claro o impacto que essas tecnologias podem ter, ou que já estão tendo em nossas vidas enquanto indivíduos e enquanto humanidade? Será que a pandemia e outros eventos econômicos, tecnológicos e sociais estão acelerando essa grande transformação?


Nossa geração talvez não consiga responder a todas essas perguntas, mas uma coisa nós sabemos, a Revolução Pós-Digital já começou!  

avatar MARCELA MILANO CENTA RIGO PASSARIN
Marcela Milano Centa Rigo Passarin
favorite_outline Seguir Perfil
capa Empresas Inovadoras
Empresas Inovadoras
people 1479 participantes
Esse grupo busca apresentar, por meio da inovação, assuntos ligados ao crescimento das micro e pequenas empresas. Fortalecendo assim os ecossistemas de inovação do Brasil. Participe com a gente!
fixo
Em alta
Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
22 nov. 2023Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
Determine o futuro da sua empresa
27 jan. 2022Determine o futuro da sua empresa