Caros Empreendedores, que trabalham na busca de criar ou transformar seus negócios; quero trazer uma segunda etapa da reflexão ARRUMANDO A CASA (post anterior) para potencializar ainda mais os esforços no sentido de retomar o negócio e atingir os melhores resultados.
Retomar a economia é retomar o bom de cada negócio!
Na mesma linha de raciocínio do post anterior (Arrumando a Casa), quero propor o(a) sr(a) empreendedor(a), a dar mais um passo no sentido de organizar o seu negócio, a sua equipe, a sua estrutura, mudar a maneira de pensar e fazer a gestão do negócio para aproveitar as muitas oportunidades que veem ocorrendo, justamente neste momento de volta das atividades em todos os setores para uma realidade quase normal, se é que podemos assim dizer; porém, com muita demanda diferente do que ocorria antes da pandemia, ou seja, há muita demanda reprimida a ser suprida.
Segundo as organizações reguladoras, estamos finalizando o ciclo de pandemia, voltando a liberação de uso de máscaras em ambientes abertos e gradativamente outros cuidados dos protocolos estão sendo liberados, ou seja, é hora de retomar as atividades, retomar a produção, as vendas, os negócios; mas é importante pensar em retomar também com inovação em tudo o que a empresa já oferecia de produtos e serviços.
Mas, por que retomar com inovação em tudo o que a empresa fazia?
É visível e sabemos que houve mudanças no comportamento de todos os consumidores nos últimos dois anos de pandemia, independente de setor ou classe social, e que, impactaram em mudanças na maneira como se fabrica, vende e entregam qualquer mercadoria, ou seja, as necessidades e desejos dos consumidores mudou significativamente, as tecnologias mudaram!
Por isso, é importante relembrar o que é inovar De acordo com o Manual de Oslo, Fazer algo novo ou significativamente melhorado, mas que seja útil a sociedade. E se inovar é criar algo novo para suprir as necessidades (utilidade) da sociedade (cliente), é fundamental e necessário nesta retomada, que cada empreendedor analise o que precisa ser mudado na sua empresa.
E para facilitar, começamos citando alguns aspectos dentro de um negócio que carecem de uma avaliação para inovar/mudar:
1. No produto/serviço que fabrica/vende O que os clientes compravam, o que eles querem comprar agora? Qual preço querem pagar, qual diferencial esperam obter? Qual serviço diferente nossa empresa pode oferecer?
2. Na entrega/transporte/logística - Qual a forma que o cliente quer que seja feita a entrega e tempo de entrega?
3. Nos clientes É o mesmo que comprava antes da pandemia? O setor que vendia é o mesmo que precisa comprar de você agora? Que novos clientes e setores a sua empresa pode começar atender? Onde estão (região geográfica) estes novos clientes?
4. Nos fornecedores Muitas empresas novas surgiram, novas matérias primas, novos métodos/maquinários de fabricação, novos sistemas de controles, logística e de produção surgiram. Por isso, é muito importante rever a carteira de fornecedores e analisar as mudanças necessárias de matéria prima, processos, estrutura, sistema e controles.
5. Na digitalização Em tudo o que sua empresa faz (produz, vende, transporta), quais controles estão digitalizados e possuem um sistema de gestão e controles? Onde é operacionalizado de forma manual e pode ser digitalizado? Quais processos digitais a sua empresa já utiliza? Quais clientes a sua empresa ainda atende?
6. Na equipe Seus colaboradores, recebem algum treinamento, aperfeiçoamento em assuntos do seu trabalho? Como está a capacidade de conhecimento técnico necessário à empresa? Os colaboradores estão motivados e imbuídos do propósito de transformar o negócio, a missão e a visão do negócio são de conhecimento de todos? Existe uma descrição de funções de cada um? É oportunizado o melhor aproveitamento das habilidades de cada um?
7. Na estratégia e na gestão Já revisou a missão, a visão, os pontos fortes e fracos da empresa após a pandemia? Qual o plano de ações pensado para 2022/2023 (Objetivos, metas, estratégias, ações, prazo de execução, valor a investir e monitoramento). Quais mudanças na gestão são necessárias para torná-la mais ágil, participativa, humanizada e rentável? Qual é a estratégia diferenciada a ser adotada para você se diferenciar dos concorrentes?
8. Na gestão financeira - Quais recursos e estrutura se fazem necessário para a evolução da gestão para obter resultados melhores? Rever custos e rentabilidade, fazer uma análise financeira sobre os resultados anteriores e os resultados almejados, criar metas a serem alcançadas - quais metas? E, também para estes assuntos, você pode e deve contar com o apoio do Sebrae.
Mas, o que fazer com todas as perguntas listadas?
Reúna sua equipe, analise cada um destes aspectos e, quais mais devem ser apontados como necessário para a empresa. A cada pergunta, uma avaliação e uma tomada de decisão do que fazer. É assim que começamos a mudar nosso Mindset (nossa mentalidade). É preciso enxergar além do que todos vemos, assim começamos a observar as oportunidades de bons negócios que aparecem a todo momento e principalmente em 2022 quando o mercado e a sociedade estão sedentos de novidades e soluções (produtos e serviços) melhores.
Após esta primeira etapa de avaliação e estudo, é preciso ordenar quais as ações serão executadas, como, quem, quando e, tudo o que a equipe responsável precisa saber antes de entrar em ação, sem esquecer de buscar as capacitações e orientações junto aos Especialistas do Sebrae que poderão orientar e apoiar nas inovações e mudanças a serem implantadas.
É fundamental também obter disciplina, determinação, foco nas etapas do trabalho e mudanças a serem realizadas para não desistir no meio do caminho. E nesta etapa, reforço a importância de procurar o apoio do Sebrae Paraná.
Mas, com que recurso financeiro posso implantar as inovações e melhorias que precisam?
Existem muitas instituições financeiras com recursos financeiros para capital de giro, novos projetos, inovações e outros; porém com juros na maioria das vezes nada interessante.
Mas, se acaso sua empresa ou projeto precisa de recursos para realizar o plano estratégico da retomada DO SEU NEGÓCIO nesta retomada da economia - OLHA A OPORTUNIDADE - existem formas muito interessantes de crédito através de Instituições que fomentam a inovação para pequenos negócios e uma delas é a Fomento Paraná com oferta de juros bem mais atrativos.
Ou seja, não há desculpa para inovar, promover melhorias e aproveitar as oportunidades disponíveis nesta retomada da economia e dos negócios no ano de 2022. É um ano para transformar os negócios e trazer novos serviços e produtos para as novas necessidades da sociedade.
E, além de transformar os negócios, é uma boa maneira de atingir melhores resultados, equipe mais satisfeita, maior geração de empregos e negócios mais promissores e longínquos.
Conte sempre com o apoio do Sebrae Paraná para novos conhecimentos de gestão, bem como informações de acesso ao crédito, quando seu negócio necessitar.
Siga a Comunidade Crédito, estamos sempre divulgando orientações sobre a gestão empreendedora, acesso à crédito e oportunidades de recursos disponíveis para fomentar e inovar em seus projetos e negócios.
Acesse a comunidade e compartilhe os posts.
Desejo muito sucesso nos seus empreendimentos.
Irene Hoffelder Vioti
Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.