Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

RETOMADA DA ECONOMIA E DOS NEGÓCIOS!

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Viotifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
RETOMADA DA ECONOMIA E DOS NEGÓCIOS!
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 18 MAR. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Caros Empreendedores, que trabalham na busca de criar ou transformar seus negócios; quero trazer uma segunda etapa da reflexão ARRUMANDO A CASA (post anterior) para potencializar ainda mais os esforços no sentido de retomar o negócio e atingir os melhores resultados.

Retomar a economia é retomar o bom de cada negócio!

Na mesma linha de raciocínio do post anterior (Arrumando a Casa), quero propor o(a) sr(a) empreendedor(a), a dar mais um passo no sentido de organizar o seu negócio, a sua equipe, a sua estrutura, mudar a maneira de pensar e fazer a gestão do negócio para aproveitar as muitas oportunidades que veem ocorrendo, justamente neste momento de volta das atividades em todos os setores para uma realidade quase normal, se é que podemos assim dizer; porém, com muita demanda diferente do que ocorria antes da pandemia, ou seja, há muita demanda reprimida a ser suprida. 

Segundo as organizações reguladoras, estamos finalizando o ciclo de pandemia, voltando a liberação de uso de máscaras em ambientes abertos e gradativamente outros cuidados dos protocolos estão sendo liberados, ou seja, é hora de retomar as atividades, retomar a produção, as vendas, os negócios; mas é importante pensar em retomar também com inovação em tudo o que a empresa já oferecia de produtos e serviços.

Mas, por que retomar com inovação em tudo o que a empresa fazia?

É visível e sabemos que houve mudanças no comportamento de todos os consumidores nos últimos dois anos de pandemia, independente de setor ou classe social, e que, impactaram em mudanças na maneira como se fabrica, vende e entregam qualquer mercadoria, ou seja, as necessidades e desejos dos consumidores mudou significativamente, as tecnologias mudaram!   

Por isso, é importante relembrar o que é inovar De acordo com o Manual de Oslo, Fazer algo novo ou significativamente melhorado, mas que seja útil a sociedade. E se inovar é criar algo novo para suprir as necessidades (utilidade) da sociedade (cliente), é fundamental e necessário nesta retomada, que cada empreendedor analise o que precisa ser mudado na sua empresa.

E para facilitar, começamos citando alguns aspectos dentro de um negócio que carecem de uma avaliação para inovar/mudar:

1. No produto/serviço que fabrica/vende O que os clientes compravam, o que eles querem comprar agora? Qual preço querem pagar, qual diferencial esperam obter? Qual serviço diferente nossa empresa pode oferecer?

2. Na entrega/transporte/logística - Qual a forma que o cliente quer que seja feita a entrega e tempo de entrega?

3. Nos clientes É o mesmo que comprava antes da pandemia? O setor que vendia é o mesmo que precisa comprar de você agora? Que novos clientes e setores a sua empresa pode começar atender? Onde estão (região geográfica) estes novos clientes?

4. Nos fornecedores Muitas empresas novas surgiram, novas matérias primas, novos métodos/maquinários de fabricação, novos sistemas de controles, logística e de produção surgiram. Por isso, é muito importante rever a carteira de fornecedores e analisar as mudanças necessárias de matéria prima, processos, estrutura, sistema e controles.

5. Na digitalização Em tudo o que sua empresa faz (produz, vende, transporta), quais controles estão digitalizados e possuem um sistema de gestão e controles? Onde é operacionalizado de forma manual e pode ser digitalizado? Quais processos digitais a sua empresa já utiliza?  Quais clientes a sua empresa ainda atende?

6. Na equipe Seus colaboradores, recebem algum treinamento, aperfeiçoamento em assuntos do seu trabalho? Como está a capacidade de conhecimento técnico necessário à empresa? Os colaboradores estão motivados e imbuídos do propósito de transformar o negócio, a missão e a visão do negócio são de conhecimento de todos? Existe uma descrição de funções de cada um? É oportunizado o melhor aproveitamento das habilidades de cada um?  

7. Na estratégia e na gestão Já revisou a missão, a visão, os pontos fortes e fracos da empresa após a pandemia? Qual o plano de ações pensado para 2022/2023 (Objetivos, metas, estratégias, ações, prazo de execução, valor a investir e monitoramento).  Quais mudanças na gestão são necessárias para torná-la mais ágil, participativa, humanizada e rentável? Qual é a estratégia diferenciada a ser adotada para você se diferenciar dos concorrentes?

8. Na gestão financeira - Quais recursos e estrutura se fazem necessário para a evolução da gestão para obter resultados melhores? Rever custos e rentabilidade, fazer uma análise financeira sobre os resultados anteriores e os resultados almejados, criar metas a serem alcançadas - quais metas? E, também para estes assuntos, você pode e deve contar com o apoio do Sebrae.   

Mas, o que fazer com todas as perguntas listadas?

Reúna sua equipe, analise cada um destes aspectos e, quais mais devem ser apontados como necessário para a empresa. A cada pergunta, uma avaliação e uma tomada de decisão do que fazer. É assim que começamos a mudar nosso Mindset (nossa mentalidade). É preciso enxergar além do que todos vemos, assim começamos a observar as oportunidades de bons negócios que aparecem a todo momento e principalmente em 2022 quando o mercado e a sociedade estão sedentos de novidades e soluções (produtos e serviços) melhores.

Após esta primeira etapa de avaliação e estudo, é preciso ordenar quais as ações serão executadas, como, quem, quando e, tudo o que a equipe responsável precisa saber antes de entrar em ação, sem esquecer de buscar as capacitações e orientações junto aos Especialistas do Sebrae que poderão orientar e apoiar nas inovações e mudanças a serem implantadas.

É fundamental também obter disciplina, determinação, foco nas etapas do trabalho e mudanças a serem realizadas para não desistir no meio do caminho. E nesta etapa, reforço a importância de procurar o apoio do Sebrae Paraná.   

Mas, com que recurso financeiro posso implantar as inovações e melhorias que precisam?  

Existem muitas instituições financeiras com recursos financeiros para capital de giro, novos projetos, inovações e outros; porém com juros na maioria das vezes nada interessante.

Mas, se acaso sua empresa ou projeto precisa de recursos para realizar o plano estratégico da retomada DO SEU NEGÓCIO nesta retomada da economia - OLHA A OPORTUNIDADE - existem formas muito interessantes de crédito através de Instituições que fomentam a inovação para pequenos negócios e uma delas é a Fomento Paraná com oferta de juros bem mais atrativos.

Ou seja, não há desculpa para inovar, promover melhorias e aproveitar as oportunidades disponíveis nesta retomada da economia e dos negócios no ano de 2022. É um ano para transformar os negócios e trazer novos serviços e produtos para as novas necessidades da sociedade.

E, além de transformar os negócios, é uma boa maneira de atingir melhores resultados, equipe mais satisfeita, maior geração de empregos e negócios mais promissores e longínquos. 

Conte sempre com o apoio do Sebrae Paraná para novos conhecimentos de gestão, bem como informações de acesso ao crédito, quando seu negócio necessitar.

Siga a Comunidade Crédito, estamos sempre divulgando orientações sobre a gestão empreendedora, acesso à crédito e oportunidades de recursos disponíveis para fomentar e inovar em seus projetos e negócios.

Acesse a comunidade e compartilhe os posts.

Desejo muito sucesso nos seus empreendimentos.


Irene Hoffelder Vioti

Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

 

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Vioti
Mestranda em Administrao Estratgica de Negcios pela UNAM - Universidad Nacional de Misiones - Argentina. Consultora, palestrante, instrutora e escritora nas reas: Estratgia empresarial, sustentabilidade, inovao e storytelling empresarial.favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4566 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.