Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Restaurante: como a gestão financeira pode impactar o seu empreendimento

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Restaurante: como a gestão financeira pode impactar o seu empreendimento
Criado em 05 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Manter uma boa administração ao abrir um restaurante, assim como em qualquer negócio, exige alguns cuidados extras com o controle de gastos, área fundamental para que os outros setores do negócio funcionem bem, garantindo uma vida longa ao empreendimento. 


Esse cuidado é fundamental para o crescimento da empresa, afinal, a gestão financeira não trata apenas do cuidado com o dinheiro da empresa, mas também da remuneração dos trabalhadores, da manutenção do ambiente, da qualidade dos produtos e serviços oferecidos, garantindo que seu negócio seja sempre um destaque entre a concorrência. 

Pensando nas dificuldades que podem ser encontradas para fazer um plano de gerenciamento, reunimos algumas dicas de como administrar as finanças de um empreendimento nesta área, olhando com cuidado para os detalhes que acabam fazendo uma grande diferença no valor final do orçamento. 

Confira dicas para melhorar a gestão financeira do seu restaurante:

Plano de negócios

Antes de traçar uma meta para sua gestão financeira, é importante criar o plano de negócios do seu restaurante, caso não tenha um. O documento é responsável pelas metas e pelos objetivos da empresa, traçando os caminhos que vão guiar a tomada de decisões da equipe, para garantir o funcionamento e o sucesso do espaço. O plano geralmente é dividido em cinco partes, e pode ser ajustado de acordo com o desejado; elas são: análise de mercado e concorrência, plano de marketing, plano operacional, plano financeiro e análise de cenário. 

O planejamento deve condizer com a realidade do investimento e ser ajustado sempre que houver uma evolução no empreendimento, criando objetivos maiores de forma mais segura e, consequentemente, mais realista. 

Documentação

É fundamental manter sempre em dia as licenças e vistorias do negócio, evitando multas desnecessárias ou até mesmo o fechamento do restaurante, garantindo que sua equipe trabalhe de forma mais tranquila, sem receio de inspeções. 


O estabelecimento precisa garantir o alvará de funcionamento, vistoria do Corpo de Bombeiros e Cadastro Municipal de Vigilância Sanitária esteja em dia, assim como o CNPJ. É importante também  ter em mãos a cópia autenticada do contrato de locação ou compra do estabelecimento e o registro de compra dos alimentos.


Os documentos podem variar de acordo com o que é exigido pela prefeitura de cada cidade.


Fluxo de caixa


Ter um bom controle de caixa é indispensável para qualquer negócio. O fluxo de caixa indica a entrada e saída de dinheiro de um negócio, levando em consideração as vendas realizadas e contas fixas a pagar, como água, luz e gás


Monitorando a receita e as despesas se chega ao capital de giro valor mínimo necessário para manter o negócio ativo , deixando mais visível o saldo do restaurante, tornando o planejamento da empresa mais fácil e sem muitas surpresas. 


Hoje em dia, existem sistemas de caixa automatizados que fornecem relatórios e gráficos diários para facilitar a gestão financeira. 


Controle de estoque 


Um estoque bem organizado auxilia na economia do restaurante e evita desperdício. Mantendo a organização, é possível realizar compras mais assertivas de ingredientes e evitar a falta de opções de pratos no cardápio. 


Para isso, é fundamental conhecer as receitas, manter o estoque atualizado, dando atenção ao prazo de validade dos produtos, e ter um controle dos pratos mais pedidos do restaurante, para que não faltem nem sobrem ingredientes. 


Além de nomear um funcionário como responsável pelo estoque, é importante manter uma tabela atualizada com entrada e saída de produtos, e criar uma ficha técnica do cardápio com os ingredientes de cada prato.


E no seu restaurante, como está o gerenciamento?


avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 760 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?