Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Resolvi empreender, e agora?

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Resolvi empreender, e agora?
Criado em 21 FEV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Decidir empreender é uma tarefa extremamente difícil mas que pode ser muito recompensadora! No cenário atual, muitos tem visto o empreendedorismo como uma OPORTUNIDADE para gerar renda. O fato é que mudando o ponto de vista, momentos de crise são também momentos de novas oportunidades.
 

O seu sonho de negócio precisa existir no papel antes de partir para ação.


Então o primeiro passo é avaliar quais os motivos pelos quais você quer empreender. Você quer conquistar independência financeira? Ter mais flexibilidade de horários? Ou colocar em prática algo pelo qual é apaixonado? 


Todas estas respostas são motivadoras e são motivos de fato, mas você também precisa ter em mente que, provavelmente, você vai trabalhar muito mais do que quando tinha era um funcionário de uma outra empresa, afinal este novo negócio é seu e você é o maior interessado em fazer dele um sucesso!



Converse com outros empreendedores 

Esta é uma dica essencial tanto para o momento de abertura de um novo negócio, quanto para toda a sua vida de empreendedor. 


Nós empresários precisamos estar sempre em contato e conversar para dividir experiências, angústias e acima de tudo para aprendermos uns com os outros. 


Ou seja, estando aqui na comunidade Sebrae você já está dando o primeiro passo porque ela existe justamente para isso. 


Procure textos e artigos por aqui dos mais diversos temas para se aprofundar neste momento e aproveite para interagir com quem os escreve, tire as suas dúvidas! 


Neste processo você vai ver que em breve você também estará contribuindo com outros empresários. Vamos nos ajudar!
 

Planejamento 

A organização e o planejamento são fundamentais durante toda a vida de um negócio. Coloque absolutamente tudo no papel, enxergar de for vai deixar tudo mais claro. Analise os prós e os contras da sua ideia e das propostas de serviço que você vai oferecer e verifique o que daria mais prazer, aliado ao resultado que você espera ter.


Só assim você consegue ter certeza dos caminhos a seguir e até mesmo do valor necessário para abrir e fazer o seu negócio funcionar, bem como prospectar depois de quanto tempo o caixa deverá se tornar positivo. 


Capital é uma questão delicada, que pode variar muito de ramo para ramo. Considere o quanto ficará retido em estoque e não faça grandes estoques em um primeiro momento. Ter um caixa para as despesas iniciais oferece conforto para prosseguir.


Não se esqueça que, nos primeiros meses, suas metas precisam ser modestas, você ainda precisa ser conhecido e começar a fidelizar clientes


Imprevistos podem acontecer e, nem sempre o que está no plano de negócios pode ser seguido à risca, é claro que este tipo de informação pode e vai  mudar ao longo do momento em que você começa a colocar de fato as coisas em prática e é justamente por isso que é essencial manter a gestão financeira de um negócio sempre em dia, para que você possa ir se ajustando às realidades propostas para você.


Se você pular a fase do planejamento e sair fazendo, você terá problemas e irá pensar: porque eu não me planejei? 
 

Será que eu abro um MEI?

O MEI é o microempreendedor individual, uma modalidade burocrática para empresários que apresenta custos fixos muito atrativos! Porém, existem muitos outros fatores a se analisar antes de optar por isso.

Dentro desta categoria, você poderá ter apenas um único funcionário além de existir um limite de faturamento anual (R$ 81.000,00) - não apenas lucro, pois o giro da empresa e o fluxo de caixa aparecem nesse montante.


Dessa forma, é preciso ficar atento se o negócio escolhido está apto para se enquadrar como MEI, ou se é mais viável e seguro se enquadrar em outra modalidade. 
 

Defina o seu diferencial 

Sim, o mercado está bem saturado em vários setores de atuação mas mesmo assim os bons negócios sempre prosperam. Por isso, você precisa pensar e definir qual seria o motivo pelo qual um cliente vai deixar de adquirir determinado produto ou serviço com outra empresa que já estava no mercado para passar a consumir com você.


Neste quesito é importante também um planejamento para a experiência do seu consumidor. Estes são os pequenos detalhes que fazem cada vez mais diferença para fidelizar um cliente. O que você poderá fazer no momento de entrega do seu produto ou do seu serviço que vai encantar o seu cliente e fazer com que ele não tenha dúvidas de voltar ao seu negócio da próxima que vez que tiver uma necessidade que você possa suprir.
 

Use o seu Networking e interaja nas redes sociais

Ao começar um novo negócio as redes sociais podem ser extremamente úteis na divulgação. Além de terem um bom custo benefício em comparação com qualquer outro tipo de ação de marketing. 


Então aproveite e utilize o seu Networking. Se conecte com pessoas que você já conhecem e assim podem te ajudar na divulgação dos seus conteúdos e consequentemente do seu novo negócio.


Então aproveite essa visibilidade para interagir e mostrar ao seu cliente o seu diferencial, sobre o qual acabamos de mencionar, a interação é essencial sempre, mas especialmente nos primeiros seis meses, durante a elaboração do seu plano de negócios ou do protótipo de seu produto porque é isso que vai te ajudar a entender o seu cliente e criar uma base sólida com eles.
 

Crie metas que possam ser alcançadas 


É preciso sonhar com um futuro grandioso para o seu negócio sim e mais ainda saber aonde você quer chegar. Mas lembre-se de início a sua meta precisa ser modesta e possível de ser alcançada, já que você ainda precisa conhecer as necessidades do seu público e fidelizá-lo.


O ideal é trabalhar com metas que tenham prazos, ou seja, faça projeções financeiras, de estoque e funcionários para um certo período de tempo e quando este tempo acabar faça a análise do que foi ou não cumprido para poder aumentar as metas.


Não tenha medo de mudar e readaptar as suas propostas de negócio caso algo não sai exatamente como planejado. Isso é normal!

Lembre-se é preciso de coragem e determinação para empreender mas acredite, vai valer a pena! Muitas dúvidas ainda vão surgir e nós estamos sempre dispostos a esclarecer.


O Sebrae está à disposição para orientar você durante a abertura da sua empresa, conte conosco!


Faça parte da Comunidade Novos Negócios e tenha acesso aos melhores conteúdos!


Um abraço e sucesso no seu empreendimento! 


Bianca Becker / @biabeckerl

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5318 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?