Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Resiliência em tempos de crise

avatar DIANALU DE ALMEIDA CALDATO
Dianalu De Almeida Caldatofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Resiliência em tempos de crise
Criado em 27 ABR. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

 

O termo resiliência na física, define como a capacidade máxima de um material possui em absorver energia sem sofrer deformações permanentes.

Mas o que isso significa quando tratamos de pessoas?

Um indivíduo não pode sofrer uma situação adversa e voltar a ser como antes, pois ele aprende, cresce, desenvolve e amadurece.

Uma prova dessa afirmação é o que estamos todos vivendo neste momento de isolamento social. Passamos por uma experiência nunca vivida antes... nos afastamos de nossos amigos, de nossos clientes, de toda nossa rede de relacionamento de forma presencial. E tivemos que aprender, criar, inovar, buscar alternativas para continuar a nos relacionar.

Então podemos dizer que a Resiliência pressupõe, portanto, uma maneira de administrar as adversidades, reconhecendo seu potencial de risco, mas sem perder a capacidade de mobilizar os recursos, para enfrentar essas situações.

Como ativar a resiliência em tempos de crise?

O Ser Humano quando é submetido a algum tipo de crise, normalmente passa por um profundo estado de estresse. E para superar esse estado é necessário que tenhamos um equilíbrio emocional para administrar tais adversidades.

É nesse momento que a Resiliência é importante.

Resiliência é uma habilidade que pode ser aprendida, não é uma característica nata.

Para ativarmos nossa resiliência precisamos nos conhecer profundamente.

Somos criados num ambiente de muitas crenças limitantes, nossos pais nos educaram assim, e não fizeram por mal, apenas replicaram o que aprenderam de nossos avos, e assim vem sendo feito a muitos séculos, onde se replica uma cultura, principalmente na reprodução dos NÃO ... Não faz isso que não é coisa de menina.- Não pode ir Isso não é para você Você não consegue... , ou afirmações como - Tinha que ser coisa de mulher ...

Essas crenças nos limitam a pensar diferente, fora da caixa, e ofusca nossa capacidade de criar.

Quando nos conhecemos e entendemos quais são nossas crenças limitantes, nos permitimos a criar novas estratégias, novos caminhos, e ter novas atitudes e posicionamento diante da crise de forma mais flexível, e esse processo de aprendizagem nos torna mais resilientes.

Lidar com os obstáculos, adversidades ou resistir à pressão diante das situações problemáticas e rapidamente voltar ao seu estado natural diante dessas condições críticas e fora do comum é a capacidade de superação.

Um exemplo claro é quando muitas empresas tiveram que fechar suas portas de forma inesperada por conta de uma doença COVID 19 desconhecida e altamente letal. E todos viram suas vendas cessando de imediato. Procurando alternativas, atender os clientes nas próprias casas, fazer demonstração dos seus produtos para uma venda futura, incrementar ou lançar novos produtos, entre outros, foram atitudes de muitos empreendedores, enquanto outros choram e se lamentam por não vender quase nada. Esse caso exemplifica a resiliência: ambos são afetados pelos mesmos acontecimentos, mas o primeiro procura uma saída criativa e rápida para os problemas enquanto outros se abatem mais, têm dificuldades em enfrentar a adversidade e assumem um papel de vítima diante da situação.

Para ser resiliente diante de tantas adversidades neste período de crise mundial, por conta do Coronavírus, algumas práticas são essenciais:

Aprenda com as lições da vida não busque culpados, busque soluções.

Tenha sempre uma atitude positiva veja o lado bom de cada situação, seja otimista.

Mantenha seus relacionamentos mesmo que a distância e de forma criativa, busque falar com seus amigos, clientes, familiares, mantenha-se conectado Crie hábitos saudáveis cuide da sua saúde, do seu corpo, leia um livro, faça atividade física, dance, cante, ocupe seu tempo com coisas boas.

 Exercite sua autoconfiança e sua autoestima acredite no seu potencial.

E acima de tudo, seja flexível e aceite que muitas mudanças virão no período pós crise, e sua atitudes e comportamentos serão essenciais para com resiliência você possa garantir seu lugar nesse novo mundo.

 

 

Dianalu de Almeida Caldato

avatar DIANALU DE ALMEIDA CALDATO
Dianalu De Almeida Caldato
Empreendedora e Consultora de Negcios - SEBRAE-PRfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1713 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?